Setembro, um mês de mudança, mudança de estação. Começa o meu adorado Outono. É em Setembro que começam a chegar os primeiros marmelos.
Um fruto que anuncia subtilmente a mudança que se segue.
Um fruto muito usado por nós os portuguese. Fazemos doce(marmelada) e geleia que depois consumimos durante o inverno. Mas o marmelo pode confecionar e ingerir de muitas outras formas.
E é isso que eu a Martinha queremos muitas receitas com marmelo. juntem-se a nós nesta deliciosa viagem com o marmelo. Que é um fruto de excelência.
Vocês sabiam que: Na última década, o marmelo tem sido objeto de inúmeros estudos científicos, revelando-se uma ótima fonte de antioxidantes, como compostos flavonoides, caroteno e vitamina C. Estes compostos previnem os danos provocados pelos radicais livres, tendo um papel protetor contra doenças crónicas de elevada incidência em Portugal, como o cancro ou as doenças cardiovasculares.
De salientar que estes componentes se mantêm em grande quantidade, mesmo após a transformação do marmelo em marmelada. Devido ao seu elevado teor em pectinas, taninos e mucilagens, o marmelo, preferencialmente cozinhado, possui uma eficaz ação antidiarreica. O sumo e os derivados do marmelo apresentam propriedades antimicrobianas, inibindo o desenvolvimento de esporos de bactérias. As suas utilizações terapêuticas podem ter um papel importante em patologias como:
- Inflamações gastrointestinais;
- Síndrome do intestino irritável;
- Hemorroidas;
- Asma;
- Tosse;
- Constipações;
- Bronquites.
O marmelo possui em sua composição:
Ácido málico – bom estimulante para o fígado, antiespasmódico, combate a retenção de líquido, elimina o ácido úrico e impede a formação de gota.
Potássio – é bom para tratar hipertensão arterial, doenças nos vasos sanguíneos ou problemas do coração.
Fibras – é um laxante natural, tem poucas calorias, pode auxiliar em dietas de emagrecimento.
Vitamina C – presente no marmelo trata constipações, gripes e resfriados.
O marmelo é muito eficaz como fortificante e estimulante do organismo, contribui para melhora física e mental de quem o consome.
E assim, deixo o convite: juntem-se a este desafio e até ao último dia do mês de Setembro, inclusive, elaborem uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem todos os anos nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha Marmelo e o valorize enquanto ingrediente!