Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Setembro é Mês de... Marmelo!



 

Setembro, um mês de mudança, mudança de estação. Começa o meu adorado Outono. É em Setembro que  começam a chegar os primeiros  marmelos.  
Um fruto que anuncia subtilmente a mudança que se segue.
Um fruto muito usado por nós os portuguese. Fazemos doce(marmelada) e geleia que depois consumimos durante o inverno. Mas o marmelo pode confecionar e ingerir de muitas outras formas. 
E é isso que eu a Martinha queremos muitas receitas com marmelo. juntem-se a nós nesta deliciosa viagem com o marmelo. Que é um fruto de excelência.

Vocês sabiam que: Na última década, o marmelo tem sido objeto de inúmeros estudos científicos, revelando-se uma ótima fonte de antioxidantes, como compostos flavonoides, caroteno e vitamina C. Estes compostos previnem os danos provocados pelos radicais livres, tendo um papel protetor contra doenças crónicas de elevada incidência em Portugal, como o cancro ou as doenças cardiovasculares.

De salientar que estes componentes se mantêm em grande quantidade, mesmo após a transformação do marmelo em marmelada. Devido ao seu elevado teor em pectinas, taninos e mucilagens, o marmelo, preferencialmente cozinhado, possui uma eficaz ação antidiarreica. O sumo e os derivados do marmelo apresentam propriedades antimicrobianas, inibindo o desenvolvimento de esporos de bactérias. As suas utilizações terapêuticas podem ter um papel importante em patologias como: 

  • Inflamações gastrointestinais;
  • Síndrome do intestino irritável;
  • Hemorroidas;
  • Asma;
  • Tosse;
  • Constipações;
  • Bronquites.

O marmelo possui em sua composição:

Pectina -reduz colesterol ruim (LDL)Taninos – que atuam na mucosa e são antiinflamatórios e cicatrizantes naturais. 
Ácido málico – bom estimulante para o fígado, antiespasmódico, combate a retenção de líquido, elimina o ácido úrico e impede a formação de gota.
 Potássio – é bom para tratar hipertensão arterial, doenças nos vasos sanguíneos ou problemas do coração.
 Fibras – é um laxante natural, tem poucas calorias, pode auxiliar em dietas de emagrecimento.
Vitamina C – presente no marmelo trata constipações, gripes e resfriados.
O marmelo é muito eficaz como fortificante e estimulante do organismo, contribui para melhora física e mental de quem o consome.
Podem saber mais aqui➡Marmelo
Espero que gostem e que se sintam muito inspirados a participar e a elaborarem receitas com este ingrediente!
E assim, deixo o convite: juntem-se a este desafio e até ao último dia do mês de Setembro, inclusive, elaborem uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem todos os anos nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha Marmelo e o valorize enquanto ingrediente!



Como participar:
Deixem o link da publicação da vossa receita como comentário neste post. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos. 

Nas redes sociais:
Mencionem a rubrica, utilizem a hashtag #oingredientedomes e identifiquem a mim @florderosmaninho e a Marta @intrusanacozinha (mhdionisio no instagram).




Camarão Panado!










E num piscar de olhos chegamos ao final de Agosto.  Confesso que não é o meu mês preferido, alias deve ser mesmo o que menos gosto. E para minha alegria chegou ao fim. Vem ai o Setembro o mês onde começa Outono. A minha estação preferida o Outono♡ 

Mas o tema hoje é Agosto, a ultima receita de Agosto. E a escolhida foi um delicioso Camarão panado com Panko. Receita esta inspirada no blog  
Muito fácil de fazer super delicioso e perfeito para um petico com amigos ou família. Em agosto parece que nos direcionamos mais para mariscos... Sabor a mar. Pelo menos aqui  com a minha pessoa, isso acontece... 😃
Mas não deixem de testar esta forma de comer camarão, é super delicioso.


















Ingredientes 4 pessoas
12 Camarões grandes (ou q.b)
Farinha q.b.
1 Ovo grande, batido *
Panko q.b. *
Flor de Sal
Pimenta da Terra, ou outro picante a gosto

 

* pode ser necessário ajustar a quantidade do ingrediente ao tamanho e quantidade dos camarões;

** Se não tiver Panko pode usar Pão Ralado em sua substituição. Existe no mercado alguns tipos de pão ralado mais granulados, e que oferecem ao resultado final uma maior crocância.

A minha querida socia a Martinha fez com : Pão Ralado Crocante da Espiga

 

Preparação
Remova as cabeças e cascas do camarão, tendo o cuidado de deixar a cauda - fica com uma apresentação mais bonita, mas pode optar por tirar tudo.

Faça um corte nas "costas" e retire a fina tripa preta. Tempere com flor de sal, um pouco de pimenta da terra e reserve uns minutos.

Espete um palito de forma a manter os camarões esticados (opcional, não o fiz)

Passe-os por farinha, em seguida pelo ovo bem batido e finalmente pelo Panko.

Frite em óleo quente (não demasiado) e coloque-os em papel absorvente uns minutos.

Sirva de seguida, acompanhado de mais pimenta da terra, maionese, molho tártaro ou outro à escolha.

 

Nota: Aproveite as cabeças e cascas para fazer um Fumet: coza as cascas e as cabeças do camarão. Depois de cozido, triture grosseiramente com a varinha mágica, e de seguida coe o líquido, de preferência com um coador de pano.   Aproveita este caldo para outras receitas tipo massadas, risotos ou sopas.



















segunda-feira, 15 de agosto de 2022

O meu arroz de peixe...




Arroz de peixe, um prato de conforto. Um prato que cheira a ferias, pelo menos aquelas que são passadas a beira mar. Mar puxa peixe e marisco, não concordam?
Pessoalmente gosto muito. E estando nós numa época de abundancia de tomate e pimentos é a época perfeita para fazer este tipo de arroz caldoso. De peixe, de marisco com tomate fresco ganham outra vida. 
Um prato que se faz muito rápido 
E assim este arroz de peixe com camarão vai direitinho, para a rubrica o #ingredientedomes. 
Agosto mês de Peixe e Marisco














Ingredientes
4 a 6 postas de pescada
500 a 800gr de camarão 
1 cebola media picada 
2 tomates bem maduros
coentros frescos q/b
1 malagueta
3 dentes de alho
!/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
Arroz carolino q/b

Preparação 
Num tacho com agua , sal e a malagueta coza a pescada e o camarão, retire e reserve agua.
Retire a pele e as espinhas a pescada, a casca do camarão deixando a cabeça e rabo. Reserve.
No mesmo tacho coloque a cebola, os pimentos, os dentes de alho, alguns coentros e a malagueta bem picadinhos com azeite e deixe refogar ate cebola ficar translucida. refresque com vinho branco. Deixe o álcool evaporar junte o tomate também picado e deixe apurar um pouco. 
Aos pouco vá juntando a agua onde coser camarão e pescada, coada. E deixe cozinhar apurar... 
Com ajuda da varinha magica reduza a   puré  e vá adicionando a calda.
Junte o arroz e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Assim que estiver cozido o arroz junte o peixe e os camarões polvilhe com coentros frescos e sirva de imediato.
Acompanhe com um vinho verde branco bem fresco e bom  apetite! 







quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Mês de Julho! Mês do Ovo.

 

E assim terminou mais um mês, Julho. O mês dedicado ao ovo. Um ingrediente super versátil na culinária. 
Dá para doces, salgados, sobremesas, pratos principais, entradas, sopas. Encaixa e quase tudo. isto sem falar no seu valor proteico. É mesmo fantastico o ovo.
Um super ingrediente. 
E hoje venho deixar-vos o desfile maravilhoso que foi o mês de julho. 
O que aproveito desde já para agradecer todas as participações. Muito obrigada! 
É de coração cheio que eu e a Martinha ficamos com vossas deliciosas receitas.💛


💛Muito Obrigada.💛