Coração de chocolate, Coco & Amêndoa .



Bombom de chocolate nunca fiz nem sequer tinha curiosidade em fazer, mas sendo ultima edição Dia um... Na Cozinha! Não podia faltar, gostei muito de participar neste grupo fantastico. Onde se vê partilhas fantásticas, receitas maravilhosas 
E tinha que estar aqui presente também, nesta ultima edição.
Por isso deixo aqui meus meus bombons...
São muito simples nada mesmo nada elaborados pois não tenho conhecimento nenhum sobre bombons e não fiz nenhuma pesquisa, nem estudei a matéria.
Usei apenas meu gosto pessoal, minha intuição e também o mais simples possível para não falhar.
Ficaram bons e bonitos a meu gosto, branco que fazer adoro branco tudo que seja assim branquela eu gosto.❤️
Vamos a receita então...


Ingredientes 
200 gr de chocolate branco
Coco ralado Q/B
Amêndoa laminada Q/B

Preparação
1-Comece por torrar a amêndoa numa certa e reserve.

2-Coloque o chocolate partido aos pedaços numa taça de vidro e a derreter em banho Maria mas tenha cuidado para a taça não tocar na água a ferver e vá mexendo até estar bem cremoso e derretido, junte uma colher de sopa de coco ralado e mexa muito bem. 

3-Num tabuleiro forrado com papel vegetal coloque uma colherada de chá do chocolate derretido, faça um circulo, espalhe e alise a superfície.
4-Polvilhe alguns com coco outro com amêndoa torrada.

5-Leve ao frio apenas uns minutos e com ajude de cortador de bolachas eu usei forma de coração.

6-Corte os corações, volte a colocar no frio e deixe por la umas boas horas.
Depois para oferecer alguém especial, para saborear com um cafezinho comer sozinho, como muito bem apetecer...

Eu acho que fica um presente muito bonito, muito especial e Amoroso.
Para surpreender alguém especial com um miminho um carinho.
Porque cozinhar é uma linda forma de Amar♥️
E bem simples de se fazer...









Risotto A lá Mar! // Risotto de gambas e salmão fumado.




Tem coisa que acalme mais que o barulho do Mar, o vento o cheiro a  Mar?
Até pode ter... não para mim.
O Mar é Magico especialmente em épocas fora de Verão sem montanhas de gente barulho, confusões transito barulhento em busca de um estacionamento e outras coisas mais que época balnear nos trás. O cheiro maravilhoso de mar, o barulho das gaivotas trazido pelo vento, o rebentar das ondas é mágico. Sentir o vento no rosto com a humidade do mar que o vento consegue arrastar até  nós. Ficar ali sentada a ver as nuvens a correr muito lentamente a mudar formas a tapar e destapar o sol. 
Acumular uma boa dose de vitamina D 
E estes passeios junto ao mar o cheiro de mar deixa me cheia de vontade dos sabores de peixe ou mariscos, pronto ok é mais marisco viciada, confesso.
Então hoje minha proposta é um Risotto de gambas e salmão fumado. Uma delicia surpreendeu muito pela positiva. Já tinha visto aqui numa pagina Les gourmandises de Sara Da querida Sara Silva. E assim que me foi possível fiz minha versão do Risotto de Salmão, da Sara.




Bem vamos la a receita deste risotto fantastico, acreditem me vale mesmo a pena fazer este  Risotto.



Ingredientes
1 embalagem de salmão fumado + - 200 gramas
600 gr de camarão(fresco, congelado inteiro com casca)
Coentros frescos (Aromáticas Vivas )
Arroz de risotto
2 dentes de alho
1/2 cebola
2 caldos de peixe (fiz em casa)
Vinho branco q/b
1 malagueta
Flor de sal q/b
sumo de meio limão
Oregãos
Azeite q/b
Uns fios de açafrão
1 colher de sopa de manteiga
Queijo q/b(usei mozarella)

Preparação
Comece por cozer o camarão em água e sal e uma malagueta, reserve a água de cozer camarão. 
Retire cascas e cabeças do mesmo e com um pouco de água onde o cozeu num robot de cozinha ou mesmo com varinha mágica  triture muito bem cascas e cabeças dai vai retirar sucos cheios de sabor, com ajuda de um coador para não passar cascas separe os sucos dai retirados, reserve também.
Retire o salmão da embalagem e tempere com um fio de azeite sumo de limão e oregãos, reserve.
Passe agora para o risotto, este eu gosto de o fazer no tacho, pique a cebola e os alhos muito miudinho a mão ou com ajuda de um robot de cozinha , junte o azeite e leve ao lume a refogar ate cebola e alho ficarem bem translucidas, refresque com vinho branco deixe cozinhar por mais uns minutos para álcool evaporar junte os caldos de peixe se tiver, pode usar um Knorr eu prefiro fazer
deixe cozinhar um minuto e junte o arroz sempre a mexer deixe cozinhar também uns minutos sem calda, junte agora os fios de açafrão e umas folhas de coentros e mexa bem e finalmente comece a juntar os caldos do cozer o camarão 1º o que foi das cabeças e cascas de camarão mais sabor neste. Mas cuidado acrescente uma concha de cada vez o caldo é para introduzir aos poucos, sempre a mexer, depois de colocar o arroz demora mais ao menos 20 minutos até estar pronto.
Os caldos a introduzir no arroz devem estar quentes  se não atrasa a cozedura do risotto. Quando arroz tiver no ponto de cozedura coloque o camarão descascado assim com o salmão junto com azeite,oregãos e limão  onde ele se encontrava, junte uma colher se sopa de manteiga e  mexa tudo muito bem mas com delicadeza, a manteiga da mais cremosidade ao risotto.
 E por fim junto o queijo a gosto. 
Eu usei mozarella não é o queijo recomendado para risotto mas confesso que é o que mais gosto, por isso... Decore com uma folhas de coentros frescos e sirva de imediato.
Aqui a frescura do coentro faz magia.








Bom Apetite!


Bolo Picada de Abelha! // Bienenstich Bee Sting Cake

              


Bienenstich Bee Stig Cake // Bolo picada de Abelha! 
Este bolo leva me imediatamente para a natureza abelhas flores, caminhadas no campo no Bosque e depois chegar a casa e ter uma delicia destas para o lanche, pede ser melhor? Difícil acreditem. Parece que é um bolo Alemão, confesso que não fiz uma pesquisa intensa sobre  este bolo caricato. Que foi confeccionado para 28ª edição do Sweet World Challenge, tema mensal dos Blogs Basta Cheio e Lemon & Vanilla 
É um bolo muito bonito, fica muito lindo a nível de apresentação com uma crosta fantástica bem douradinho, as amêndoas dão lhe uma textura bem crocante.
A nível de sabor confesso que não me deslumbrou, mas também sou suspeita eu sou mais de doce de colher. Mas lá por casa gostaram muito.
E gostei muito de o fazer, que para mim é 80% do objectivo de um doce que faça, gosto mais de fazer...
Mas como disse este bolo leva me directo para Natureza para uma passeio pelo campo, flores, abelhas, tenho o habito de associar sabores a momentos, memorias que nos ficam registadas por alguma razão. E este bolinho leva me para aqui... 


                                                            
  




Ingredientes para Massa de bolo (Brioche)
150 gr de farinha de trigo
100 gr de açúcar mascavado
3 ovos
4 colheres de sopa de leite norno
1 colher de chá de fermento de seco
25 gr de manteiga sem sal amolecida 


Ingredientes para recheio (Creme Pasteleiro)
500g de leite (1/2 litro)
4 ovos
125g de açúcar mascavado
40 gr  de amido de milho 

15g de farinha Custard)

Ingredientes para Topping 
50 gr de açúcar mascavado
1 colher de sopa de mel
1 pitada de flor de sal

1 colher de sopa de leite 
100gr de amêndoa laminada  


Comece pelo Toping a seguir creme pasteleiro e por fim o bolo

Preparação do Topping

Colocar todos os ingredientes  num tacho excepto a amêndoa que se coloca mais tarde assim que tiver uma calda ligeiramente expeça para não partir amêndoa.

Preparação Creme de Pasteleiro Robot de Cozinha
Colocar todos os ingredientes no copo e bater alguns segundos na velocidade 5-7-9. 
Colocar a borboleta e programar 8 minutos, temp. 90, vel 3.
Retirar de imediato para uma taça depois de pronto, reserve deixe arrefecer.


Preparação Creme Pasteleiro Método  Tradicional
Colocar todos os ingredientes num tacho e com uma batedeira ou varinha magica dissolver bem a farinha, levar ao lume até engrossar sempre a mexer.  
Assim que estiver pronto passe para uma taça e deixe arrefecer, reserve.


Preparação  bolo método robot de cozinha 
Colocar a borboleta e bater as claras em castelo 4 mint/ vel.3,5 reservar.
Sem limpar o copo e ainda com borboleta colocar as gemas com o açúcar ,manteiga e o leite 4 mint/vel.3, retirar a borboleta  e colocar a farinha e o fermento peneirados mais 3 mint/ vel.5 juntar as claras batidas em castelo e com uma espatula envolver delicadamente,coloqu novamente a borboleta e programe mais 3 mint/ vel.3, coloque numa forma de fundo amovível forrada com papel vegetal, fundo e laterais. 
E por cima coloque o toping do bolo , leve ao forno a 180ºC cerca de 30 minutos ou ate ficar bem douradinho e cozido claro (teste do palito)

Preparação bolo Método Tradicional
Comece por bater as claras em castelo, reserve 
A seguir bater as gemas com o leite,manteiga, açúcar e a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Junte a farinha peneirada junto com o fermento e por fim envolva as claras delicadamente, coloque numa forma de fundo amovível forrada com papel vegetal, fundo e laterais. 

E por cima coloque o toping do bolo , leve ao forno a 180ºC cerca de 30 minutos ou ate ficar bem douradinho e cozido claro (teste do palito)

 Montar o bolo 
Depois do bolo frio corte a meio e recheie generosamente com o creme de pasteleiro sem chegar muito as bordas, coloque a parte de cima do bolo com cuidado em cima da parte de baixo com o creme leve ao frio e sirva, quando muito bem apetecer...   





Bom Apetite!



Pão de Espelta e Sultanas!


Pão ...
Tem tantas variedades tantos sabores e mesmo cores.
Sempre presente nas nossas mesas a todas as refeições. Até simples sem nada apenas o seu sabor e sua simplicidade de... pão. Este que trago hoje é de farinha de espelta. Foi 1º vez que fiz gostei, mas eu adoro fazer pão só o cheirinho que deixa pela casa Meu Deus que maravilha e comer ainda quentinho a crocancia da crosta bem, isto a hora do lanche escusado será dizer que pouco sobra para o jantar. Este é o meu pão de espelta, fiz com passas ficou otimo. 


Benefícios Da Farinha De Espelta: Texto retirado Aqui se quiser saber mais sobre farinha espelta

Este cereal milenar fornece uma série de benefícios para a saúde que não podemos ignorar.
Fornece energia: a espelta possui múltiplas vitaminas e minerais que para nosso organismo são indispensáveis como, por exemplo, as vitaminas do grupo B, que são aquelas que se encarregam de manter o sistema nervoso em ótimas condições. Também trabalham para favorecer o metabolismo, gerando energia. Por isso o consumo de espelta está especialmente indicado para aquelas pessoas que praticam esporte de forma habitual e com certa intensidade.
  • Favorece a digestão: consumir produtos preparados com farinha integral de espelta ou grão integral de espelta, ajudará a ter boas digestões devido a sua fácil digestão e seu elevado teor de fibra. Por outro lado, o glúten que este cereal é muito mais solúvel em água que o do trigo comum, e isso é o que faz com que resulte mais leve para o estômago. Assim, a espelta também é apropriada para eliminar a constipação e controlar o peso nas dietas de emagrecimento, já que a sua contribuição de gorduras poli-insaturadas ajuda a combater a obesidade. Tampouco devemos esquecer que a fibra desempenha um papel importante nos níveis de pressão arterial.
  • Melhora da pele: introduzir a espelta na alimentação, junto com uma dieta equilibrada, ajuda a reduzir a acne e ter uma pele mais saudável. Graças ao seu conteúdo em vitaminas do grupo B, ajuda a prevenir o estresse e evitar as incômodas dores de cabeça. 
  • Reparar os tecidos: a espelta contém magnésio e ácido silícico, que resultam ser nutrientes básicos para o organismo humano e ajudam a reparar os tecidos e fortalecer o nosso sistema imunológico.
Diz-se que a espelta pode ajudar a prevenir doenças relacionadas com o sistema cardiovascular, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer de mama. Assim, por todas essas contribuições que nos oferece este antigo cereal, podemos afirmar que estamos falando, sem dúvida, de um verdadeiro superalimento, que convém deixar entrar em nossas vidas.


Ingredientes
300 gr farinha de espelta
200 gr de farinha de trigo 
1 colher de chá de flor de sal
25 gr de fermento de padeiro fresco
2 colheres de sopa de azeite 
330 gr de agua
100 gr de sultanas 

Preparação robot de cozinha 
Coloque a agua,sal, fermento,e o azeite no copo programe 2 mint/vel.1/37ºC
Junte as farinhas e as sultanas e amasse em velocidades espiga 4 minutos.Retire para cima da banca com farinha e dê a forma ao pão que quiser passe para um tabuleiro forrado com papel vegetal e de uns cortes por cima da massa e deixe levedar por 30 a 40 minutos ou ate dobrar o tamanho num local onde seja protegido de correntes de ar frio costumo colocar dentro do forno.
Leve a cozer no forno a 180ºC 30 a 40 minutos. Ou até o pão estar douradinho e o cheiro a pão se impuser pela casa  .
Retire do forno e deixe arrefecer... Se conseguir.

Preparação Tradicional
Desfaça o fermento em um pouco de agua morna coloque as farinhas numa bancada abra um buraco no meio e vá colocando a agua, va amassndo misturando bem ate ter toda a agua e farinha junte por fim os resstantes ingredientes sal, azeite e as sultanas amasse muito bem sobar mesmos a massa sempre de fora para dentro até obter uma massa bem homogénea e elástica.
Dê a forma ao pão que quiser passe para um tabuleiro forrado com papel vegetal e de uns cortes por cima da massa e deixe levedar por 30 a 40 minutos ou ate dobrar o tamanho num local onde seja protegido de correntes de ar frio costumo colocar dentro do forno.
Leve a cozer no forno a 180ºC 30 a 40 minutos. Ou até o pão estar douradinho e o cheiro a pão se impuser pela casa  .
Retire do forno e deixe arrefecer... Se conseguir.




Bom Apetite!


Caracóis ... Um Petisco!


Caracois! Ou se Ama ou se odeia ... Dificilmente tem meio termo.
Eu adoro confesso! Faz lembrar o verão os finais de tarde quentes depois de um dia de praia sentar numa esplanada descontraída a encontrar forças para vir embora. Um monte Alentejano! Ou até o sitio mais improvável para petiscar um prato de caracóis, um cafezinho de aldeia bem no coração do verde Minho.
Sou do Norte mas dês de muito cedo que esbarro com este verdadeiro petisco mais do Sul.
E quando vi que era o tema do mês de Maio no Dia Um...Na Cozinha!
Pronto lá terá que ser...
As vezes um pouco de batota na cozinha sabe bem, não acham?
Comer algo que gostamos sem termos que passar horas na cozinha, se bem que (nós) gostamos, adoramos cozinhar é sempre um prazer sem duvida alguma.
Mas hoje não foi o caso ...
E num feriado lindo destes bem quentinho ahhh vamos é dar um longo passeio a beira Mar, subir uma montanha, caminhar no Parque não importa dês de que se carreguem baterias apanhe um pouco de vitamina D. Sem pressas, sem horas só apreciar o que nos rodeia sentir o vento o cheiro do mês de Maio.





 Ver as flores desabrochar!
Sentir o doce Aroma da Primavera.




Ingredientes 

Pão tipo alentejano do dia anterior de preferência
Azeite q/b
Alho em pó q/b
Oregãos secos q/b
1 embalagem de caracóis de uma boa marca de compra (encontra facilmente no super mercado perto de si) já cozinhados claro ;)

Preparação

Corte o pão as fatias regue com azeite, polvilhe com alho em pó e oregãos, leve ao forno até sentir o cheiro de pão torradinho com aromas de azeite e alho, tem melhor? NÃO!!
Coloque os caracóis com o molho que trás num tacho e leve ao lume médio aquecer até ferver.
Passe para uma travessa ou prato, retire as tostas do forno e sirva com uma cerveja estupidamente gelada.
De preferência num terraço, numa varanda onde possa continuar a sentir o sol na pele.





    E assim trago uma receita ou melhor uma maravilhosa batota na cozinha... 
    Mas também merecemos um pouco de descanso neste feriado, não??