terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Lombinho de Porco com molho de Pera e Queijo azul

Ora aqui está uma receita que me preenche as medidas no palato. Adoro a junção de fruta em pratos salgados. Adoro queijo. E quando se junta a bela carne de porco com a doçura e textura da pera e claro a cremosidade e sabor forte do queijo Azul. Temos uma combinação bombástica, para um prato delicioso, uma refeição para um almoço de domingo. Porque não pode ter pressa tanto a fazer como a comer. É um prato para degustar, na companhia de um bom vinho.

 Do Douro de preferência. Este lombinho de porco com  molho de pera e queijo azul, Receita do Luís Miguel costa. Uma delicia, acreditem um prato simples mas que reúne tudo para ser um sucesso na mesa. Uma refeição de grande conforto agora no Inverno. Um prato a repetir mais vezes na minha cozinha, isso é garantido. 

Ajustei a receita um pouco ao meu palato e gosto pessoal.
Mas a inspiração vem daqui↠ Luis Miguel Costa



Ingredientes
1 pera por pessoa 
1 lombinho de porco
200 ml de natas
Azeite q/b
80 gr de queijo Azul (usei Roquefort)
1 cebola 
2 dentes de alho
1 malagueta
Agua q/b 
Vinho branco q/b
Sal q/b

Preparação 
Pique a cebola, o alho e a malagueta bem miudinho, leve ao lume com azeite até ficar macio sempre a mexer. Refresque com vinho branco. 
Corte a carne às fatias e coloque na sertã a cozinhar, corte  as peras a meio (não retirei caroço) junte as natas e o queijo e deixe cozinhar em lume brando. Pode juntar um pouco de agua ou vinho branco, cozinhar com mais molho. Para carne não secar tanto. Ajuste o sal, mas lembre que queijo já é um pouco salgado.
Retire a carne e as peras para uma travessa e passe a varinha mágica no molho, até ficar bem cremoso regue a carne e sirva. Acompanhei com arroz branco de amêndoa.







terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Pera com Presunto, Nozes e raspas de Roquefort em cama de Rúcula e vinagrete de Mel e Mostard

Uma entrada simples e sazonal é a receita que trago hoje...
Adoro estas peras assim de entrada, são rápidas de fazer e são um conforto a comer, pelo facto de serem servidas morninhas. Gosto! Uma entrada perfeita para os dias de Inverno. 
O sabor ligeiro e doce da pera combina muito bem com qualquer tipo de queijo azul. Assim como com as nozes e o presunto . E de uma simplicidade enorme de fazer. E ficam sempre muito bonitas à mesa, gosto de as servir numa cama de rúcula. O verde faz contraste com o amarelo pálido da pera rocha, a que usei. Regadas com uma deliciosa vinagrete de mel, mostarda e vinagre balsâmico. 


Ingredientes
1 pera por pessoa
Nozes a gosro 
Presunto picado bem miudinho a gosto 
Queijo Roquefort a gosto
Rúcula q/b

Ingredientes Vinagrete
Azeite q/b
Binagre balsamico q/b
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de mostarda 
Sal q/b

Preparação
Lave, corte as peras a meio, retire o caroço  e leve a cozer em agua durante 20 minutos, reserve.
Pique o presunto bem miudinho, usei do fatiado, reserve. pique tambem as nozes.
Numa travessa espalhe generosamente folhas de rucula, coloque as peras em cima e na cavidade de onde retirou o caroço da pera encha com presunto e nozes.
Prepare o vinagrete juntando num frasco Azeite q/b binagre balsamico q/b
1 colher de sopa de mel 1 colher de chá de mostarda e o sal q/b. Agitando muito bem  até ficar bem cremoso, regue as peras e a rúcula, por fim raspe o queijo roquefort a gosto por cima e sirva de emdiato.























sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Tarte de Pera com Creme de Pasteleiro e Praliné de Noz


E assim de repente sem avisar o frio instalou-se, veio fazer companhia à chuva. E quando assim acontece, cai neve  em algumas zonas do país. Nos pontos mais altos nas serras. E dá-nos paisagens lindíssimas, frias mas lindas. 
Não, não fui ver a neve mas ia gostar muito.  Não é fácil, pois são fenômenos    relativamente rápidos um, dois, três dias no máximo. E quando eu tivesse tempo e condições para ir ao encontro da neve, já não teria neve. Para grande tristeza minha. Então para compensar um pouco ligo o forno faço um bolo e entrego-me ao conforto da gula. E hoje trago uma tarte de pera sobre uma deliciosa camada de creme de pasteleiro, que acompanha com um gelado de noz e como não podia ficar por aqui, tinha pouco doce ainda lhe junto um crocante praliné de noz. 
Pois, posso não ter neve mas tenho uma deliciosa e reconfortante  fatia de tarte de pera. Com gelado para me compensar da falta de neve 😇


Ingredientes: Massa 
150 gr de farinha
75 gr de manteiga
35 gr de agua
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar

Preparação Robot de cozinha
Colocar no copo a farinha, agua, o sal e o açúcar e bater 20 seg/ vel.6.
Estenda a massa com ajuda de um rolo, forre a tarteira e leve ao forno, pré aquecido a 170ºC durante 10 minutos.  

Ingredientes: Creme de pasteleiro
500 gr de leite
4 gemas
40 gr de farinha maizena
20 gr de manteiga
casca de 1 limão

Preparação: Creme de pasteleiro
Colocar a borboleta no copo.
Adicionar o leite, as gemas, o açúcar e a Maizena e programar 15seg/vel.4.
Adicionar a casquinha de limão e o pau de canela/essência de baunilha e programar 10min/90°/vel.2 colher inversa.
Retirar a casquinha de limão e o pau de canela.
Adicionar a manteiga e programar 20seg/vel.3.
Transferir o creme para uma taça, tapar com película aderente e depois de frio guardar no frigorífico.

Ingredientes: Praliné de Noz 
150 gr de açúcar
40 de manteiga um bom punhado de nozes, picadas grosseiramente

Preparação: Praliné
Num tacho leve o açúcar ao lume e deixe derreter até obter uma cor âmbar, junte a manteiga e envolva ate derreter completamente, é rápido. Logo de seguida junte as nozes e envolva muito bem no caramelo.  Vire sobre uma folha de papel vegetal e espalhe o maximo que puder. Deixe arrefecer. Parta em pedaços e triture com ajuda de um robot de cozinha, ou com pequenas pancadas com o rolo da massa. 
Com ajuda de uma mandolina lamine 2 peras (não tirei caroço)
Coloque o creme de pasteleiro por cima da base de massa quebrada, tape com as fatias de pera sobrepostas umas nas outras. espalhes nozes por cima e leve ao forno pré aquecido a 170ºC cerca de 25 minutos. Sirva ainda morna com gelado de noz e polvilhado generosamente com o praliné de noz. Ah e para os mais gulosos um pouco de chantili também, afinal esta perdido e esta logo na primeira dentada. 











quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Pizza de Pera e queijo Azul e Bacon

 


Pizza! 
Toda a gente gosta, não é? Não conheço ninguém que não aprecie um bom pedaço de Pizza. 
Hoje trago uma das minha favoritas. Pizza de Pera e queijo azul. O sabor intenso, salgado  e forte do queijo assenta quem nem uma luva da suavidade  e doçura da Pera.
Super simples de fazer, poucos ingredientes. Perfeita onde os sabores se distinguem. E se gostarem deste tipo de queijo, vão adorar a junção de sabores. 




Ingredientes para massa 
200 gr de agua
50 gr de azeite
400gr de farinha
5 gr de fermento de padeiro seco

Ingredientes Pizza
3 peras laminada 
200gr de queijo mozarela
Queijo azul  q/b (usei gorgonzola)
Molho de tomate e manjericão (fiz)
2 fatias de Bacon
Rúcula 

Preparação da massa Robot de cozinha
Coloque no copo a água, o azeite, o sal e aqueça 1 min/37°C/vel 2.
Adicione a farinha, o fermento e amasse 2 min/vel Espiga. Retire e deixe a massa levedar num local morno até dobrar de volume.

Preparação massa método tradicional
Numa taça grande coloque a farinha com o fermento e o sal, junte a agua morna com e o azeite e misture com as mãos até obter uma massa elastica. Passe para uma superfície e amasse durante uns 10 minutos. É bom para tonificar braços. Volte a colocar dentro da taça e e deixe levedar num local morno até dobrar o tamnho.

(Por norma uso esta base de pizza gosto muito e não falha também perfeita para uns pães com chouriço.)

Ingredientes para molho de tomate
Azeite q/b
2 tomates médios bem maduros 
1/2 cebola
2 dentes de alho 
Sal q/b
10 folhas de manjericão 
1 malagueta
1 colher rasa de chá de açúcar

Preparação Robot de Cozinha
Coloque todos os ingredientes exceto açúcar dentro copo, os tomates e a cebola partida em pedaços. Programe 10 mint/vel colher/100ºC.
Triture alguns segundos veloc. 5.
Retifique temperos, ajuste acidez do tomate com açúcar.
Reserve e deixe arrefecer.

Preparação tradicional
Parta os tomates em pedaços pique grosseiramente a cebola,  alhos, malagueta, manjericão e sal para dentro de um tacho com azeite deixe cozinhar uns 10 a 15 minutos. Retifique temperos, ajuste acidez do tomate com açúcar. Triture com ajuda da varinha magica. Reserve e deixe arrefecer.

Preparar a pizza 
Numa superfície polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo estenda a massa de modo a que fique fina e uniforme. Á medida do tabuleiro escolhido.
Passe o molho de tomate pela base da piza deixando um rebordo de 5 cm a toda a volta. Nesse rebordo coloque queijo mozarela e feche o rebordo. Para ficar com uma borda de queijo exta a toda volta da pizza. Acreditem que vão gostar...
Espalhar mozarela por cima do molho, dispor faria de pera laminadas, não tiro caroço. E por fim pedacinhos de queijo azul e o bacon picado  grosseiramente.
Polvilhe com oregãos.
Leve ao forno pré aquecido a 180ºC 20 a 30 minutos ate a massa estar cozida.
Coloque umas folhas de rúcula por cima e sirva ainda quente.🍕








domingo, 15 de janeiro de 2023

Papas de Aveia com Pera e Chocolate



Papas de aveia  fazem sempre um delicioso e saudável pequeno almoço.
Dá trabalho só um bocadinho, mas acho que justifica bem. Porque vai saciar por mais tempo e porque também merecemos um pouco de mimo. 
Mesmo que sejamos nós a prepara-lo.
E num domingo poder desfrutar calmamente de um prato assim, sem estar a olhar para o relógio, porque se tem horários a cumprir. Ahh vale bem o tempo de as fazer.
Tenham um bom domingo! 




















Ingredientes
100 gr de flocos de aveia 
1 colher de sopa de sementes de Chia
1 boa colherada de mel
200 ml de uma bebida vegetal a gosto ou leite ou agua (a gosto)
Amêndoas q/b
1 pera e meia
1 colher de chá de canela em pó
Chocolate para raspar q/b (opcional)

Preparação
Coloque num tacho a aveia, a bebida vegetal, a chia, o mel, a canela  e raspe uma pera para dentro do tacho também. Leve a cozinhar ate a aveia esta cremosa.

Coloque as papas no prato de servir, lamine a meia pera bem fininho e coloque por cima das papas. Amêndoa com pele grosseiramente partida e por raspa de chocolate a gosto.
E delicie-se!

Preparação Robot de cozinha
Coloque no copo  pera lavada com pele e  sem caroço, triture 10seg/vel. 4, junte a aveia, a bebida vegetal, a chia, o mel, a canela. Programe 90Cº/vel.colher/12 minut.

Coloque as papas no prato de servir, lamine a meia pera bem fininho e coloque por cima das papas. Amêndoa com pele grosseiramente partida e por raspa de chocolate a gosto.
E delicie-se! 
















 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Pera Bêbada

 

Pera Bêbada, não sei muito bem porque mas é uma sobremesa que associo a Inverno. Talvez pelo vinho  tinto. Mas o certo é que faço sempre de Inverno. Talvez porque  gosto muito de a comer assim morninha.
E claro que não podia faltar, aqui na rubrica #oingredientedomes a minha Pera bêbada. Tão simples, deliciosa e bem transmontana. Esta receita veio de Mogadouro. 
Da casa de uma querida amiga, diria mesmo uma irmã de coração 💛
A Fátima. Alias esta e outras mais , bem transmontanas, maravilhosas. E a minha pera bêbada passou a a ser assim, sempre com FIOLHO.
E agora o que é fiolho... Nada mais do que funcho em flor seco. Que se apanha no final do Verão seca-se e deixa uma aroma e sabor fantastico nesta peras. 
Mais simples é quase impossível. 
E assim deixo aqui a uma amiga e a uma receita bem tradicional portuguesa. 


































































Ingredientes
12 peras (usei pera rocha)
Vinho  maduro tinto de boa qualidade q/b
1 cálice de vinho do Porto
4 paus de canela 
6 colheres de sopa de açúcar amarelo
6 colheres de sopa de mel
5 caninhos de fiolho (flor de funcho)
1 pitada de sal

Preparação 
Comece por descascar as peras deixando o pendulo. Coloque numa panela e junte 1 cálice de vinho do Porto, 4 paus de canela, 6 colheres de sopa de açúcar amarelo, 6 colheres de sopa de mel, 5 caninhos de fiolho (flor de funcho) e 1 pitada de sal. Por fim junte o vinho maduro tinto, quase até cobrir as peras.
Leve a cozinha em lume medio até as peras ficarem bem macias. Sempre sem testo para a calda reduzir.
Deixar reduzir ate obter densidade da calda a gosto mais ou menos espessa.
E pode servir simples ou guarnecer outras sobremesas. Ficam uma delicia e bem simples de fazer.



























































segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

Hambúrguer caseiro com Pera

 



Ontem estava aquele dia...
Um domingo de chuva, aqueles dias em que sair de casa?! Ahhh nem pensar, aquele dia para ficar o dia todo de pijama, no conforto do pijama. Um dia de Ronha!
E por falar em conforto, também apeteceu aquele conforto do Fast Food.
Um Hambúrguer assim bem guloso mas o mais saudável possível. Sim eu sei são coisas contraditórias, Fast Food e Saudável. Mas com um pouco de vontade, dedicação e imaginação tudo se consegue. E o resultada esta aqui neste delicioso Hambúrguer com pera grelhada, que transferiu um pouco mais de doçura e humidade. Ajudando a dispensar os molhos normalmente usados. 
Resultado foi um sucesso. Aproveito para dizer que a pera também fica muito bem numa tosta mista, testem e vão ver que não se arrependem. 
Ontem foi assim um dia inteiramente dedicado a preguiça e gula, dois pecados capitais. Mas a culpa foi, é da chuva que insiste em não nos largar.  

Ingredientes
1 pão de hambúrguer (usei de brioche) por pessoa
1 Hambúrguer por pessoa (fiz os meus)
1 pera abacate com sal e limão em puré
Pera laminada e grelhada q/b
Rúcula q/b
Queijo a gosto
Ketchup (opcional)
Cebola caramelizada

Preparação
Os Hambúrgueres: Uso carne picada 1 vez apenas, gosto de ter textura. 1 ovo inteiro, flocos de aveia, queijo ralado a gosto ervas aromáticas, sal, alho em pó. Junto tudo até obter uma liga, moldo os hambúrgueres e coloco a grelhar.

Numa frigideira coloco 2 cebolas grandes laminadas bem dinas com ajuda de uma mandolina. Com um fio de azeite em lume brando sempre a mexer para não queimar ate amolecer um pouco regar com um generoso fio de vinagre balsâmico e 2 colheres de sopa rasa de açúcar amarelo, deixar cozinhar ate cebola ficar cozinhada, mais 10 minutos... temperar com uma pitada de sal, reserve. 

Faça o puré de abacate com sal e sumo de limão reserve.
Com uma mandolina lamine as peras e leve a grelhar também, reserve.

Leve o pão de  brioche  a torrar e aquecer um pouco e é só começar a montar os hambúrgueres a gosto. 
Base do pão, puré de abacate, pera, cebola caramelizada, hambúrguer, queijo, mais cebola, rúcula e fechar com tampa do pão.

E bom Apetite!!







quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Dezembro ♡...



E assim foi o mês de Dezembro! Foi um mês intenso cheio, com muitas tarefas a cumprir afinal é o mês das festas. Duas e bem importantes. Onde a noz se encaixou na perfeição e a prova esta aqui no desfile que vos deixo, já aqui em baixo.
Estamos muito felizes de coração cheio com vossa atividade, na rubrica.
Foi um ano maravilhoso com  ótimos ingredientes, que nos proporcionaram receitas fantásticas.
Obrigada de coração a todas (os) participantes é um prazer tê-los aqui junto a nós 💗💗  nesta nossa aventura pelos ingredientes. #oingredientedomes
A palavra que resume meus nosso sentimento é...
💗💗 Gratidão 💗💗
Feliz 2023
 

Flor de Rosmaninho
────────♡♡────────


Da Horta para  a Cozinha
────────♡♡────────


Sugar Bite 
────────♡♡────────


ChezMarta
────────♡♡────────


Intrusa  na Cozinha
────────♡♡────────


Flor de Rosmaninho
────────♡♡────────


 Sweetmoodinspirations 
────────♡♡────────

Intrusa na Cozinha 
────────♡♡────────


Elisa Patisse
Garash Cake
────────♡♡────────


Flor de Rosmaninho
────────♡♡────────


Intrusa na Cozinha
────────♡♡────────

Sugar Bites
────────♡♡────────

Intrusa na Cozinha
────────♡♡────────

O Retiro da Suspiro
────────♡♡────────


Flor de Rosmaninho
────────♡♡────────

Carla do @sweetmoodinspirationshttps
────────♡♡────────

Da Horta para a Cozinha
Bolachas de Tamaras e nozes
────────♡♡────────


Flor de Rosmaninho
────────♡♡────────

Intrusa na Cozinha
────────♡♡────────