segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Pão de Deus!




E já estamos no fim de janeiro! O tempo passa tão rápido, alguém sabe como desacelerar o tempo?
Precisa-se urgentemente. Os dias passam num estalar de dedos, as semanas a voar e os meses ups, já terminou?! Verdade estamos em 2022 e o janeiro já esta fora. Fevereiro já é amanha!! Este inverno foi, não foi. Não sou adepta de frio não prefiro dias quentes de sol, sim é verdade. Mas o Inverno também tem seus encantos e este ano mal os percebi. Tarda nada temos ai a Primavera a porta com suas cores lindas e vivas. E o Inverno passou despercebido sem seu branco imaculado, dias cinzentos carregados de bancos de nevoeiro, o estalar do gelos nas folhas congeladas caídas pelo chão da montanha quando as piso. Sim gosto, gosto muito, este ano teve pouco muito pouco. Só só eu achar que algo está mal, que as coisas estão a mudar? já não temos estações como no meu tempo de criança. Que quase todos os anos tinha 1,2 ou 3 dias em que eramos brindados com um pequeno nevão. Em que brincávamos na neve fazíamos bonecos de neve, guerras de bolas de neve. Tenho saudades desse tempo. Onde praticamente só percebia o Inverno e o Verão. a Primavera e Outono passavam mais despercebidas. Agora o que se impõe é Primavera e Outono. Dias amenos sem frio excessivo e sem aqueles dias de calor doido que não deixava ninguém dormir. Que ficava na rua a brincar até altas horas da noite. E recolhia a casa, obrigada e chateaderrima com a minha mãe. Que depois da meia noite não facilitava nada. Esta bom quente e os amigos todos na rua a brincar, bolas.
Agora vejo-me a procurar sinais de Inverno que tarde nada vai-se embora e eu mal o percebi. Vai embora com o Janeiro... 
E leva consigo estes pequenos atos do frio, do gelo, do Inverno. Que sim é lindo tem seus encantos. Só temos que saber olhar, desfrutar de coisas assim pequenas mas deliciosamente belas. 
E assim agradeço, agradecemos eu e minha querida Marta as participações que durante o mês de Janeiro , nos foram chegando! Muito obrigada e contamos com vocês  agora no próximo ingrediente do mês, sai já amanha!  



E por falar em beleza, alinhem comigo. Depois de passeio pela serra a ver estes pequenos tesouros da Natureza. Chegar a casa e meter no forno um tabuleiro destes maravilhosos Pão de Deus que cozem no tempo de um banho e troca de roupa . Comer com um chávena de café, ainda morno. É muita beleza 😉
Desacelerar um pouco a ver se o tempo volta a um ritmo mais lento, ao ritmo de quando era uma criança ♡ ♡ 


 
Ingredientes para o brioche
330 ml de leite
90 gramas de açúcar amarelo
8 gramas de levedura
510 gramas de farinha de trigo
5 gramas de sal
85 gramas de manteiga
açúcar em pó q.b
Ingrediente para cobertura 
1 ovo
2 gemas
250 ml de leite
40 gramas de farinha
90 gramas de açúcar amarelo
250 gramas de coco ralado
Preparação método Tradicional                                                      Comece pela massa de brioche. Coloque todos os ingrediente exceto a manteiga e com a pá de amassar, amasse cerca  de 5 minutos. Durante este tempo de amassar comece lento e vá aumentando velocidade ate ao maximo no ultimo minuto. A manteiga também é acrescentada aos poucos nos últimos 4 minutos. Leve a massa ao frio durante uma hora. 
Passada essa hora retire do frio e divida a massa em bolinhas idênticas em peso, ente 60 a 80 gr cada. Coloque no tabuleiro que os vai levar ao forno, forrado com papel vegetal. E deixe alevedar a temperatura ambiente até dobrarem de tamanho. Entretanto trate da cobertura
Preparação Robot de cozinha                                                    Coloque no copo o leite, açúcar e a levedura, programe 3mint/37ºC/vel.2. Junte a farinha, sal e manteiga e programe 4mint/vel. espiga. Leve a massa ao frio durante uma hora.
Passada essa hora retire do frio e divida a massa em bolinhas idênticas em peso, ente 60 a 80 gr cada.
Coloque no tabuleiro que os vai levar ao forno, forrado com papel vegetal. E deixe alevedar a temperatura ambiente até dobrarem de tamanho.

 
Entretanto trate da Cobertura de coco
No copo limpo colocar todos os ingredientes exceto o coco. Programar 15 seg/vel.4 depois 10 mint/90ºC/vel.3.
E por fim o coco, envolver 15 seg./vel.3 colher inversa.
Deixe arrefecer um pouco.
Coloque a cobertura de coco por cima dos brioches, a tapar a base (seja generosa)😍

Leve ao forno pré aquecido a 180ºC 20 a 25 minutos, até ficarem cozidos, douradinhos. Deixe arrefecer um pouco e polvilhe com açúcar em pó.
Agora só degustar em frente a lareira de preferência.









terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Bounty' s Caseiros!


Bounty
Feito em casa, claro!
Pequenos chocolates com uma densidade generosa de coco. Perfeito para os amantes de coco. 
E como ainda de corre o mês do coco, pronto lá saíram uns deliciosos Bounty's.
Sempre foi um chocolate que gostei, mas raramente compro, não calha...
Então domingo passado foi dia de colocar as mão no (coco.) Tinha comprado um coco natural, com a deliciosa e refrescante água do  dito. Bem fresca é muito bom a, água de coco  super refrescante. Até me consigo imaginar a passear no calçadão  com um coco na mão a bebericar sua água deliciosa. Abri o coco com cuidado para aproveitar casca.  E assim ganhei 2 lindas tigelas. Depois comemos o coco assim fresco ao natural, sabor muito suave e um pouco borrachoso.  
Quer dizer eu comi  um pouco os garotos não acharam nade de interessante. Sobrou bastante, que eu ralei tostei ligeiramente a baixa temperatura no forno para não perder o seu branco imaculado. Um cheirinho pela casa, que só por isso já valeu o esforço. Rendeu cerca de 140 gramas, bem jeitoso, não acham?
Só tive que juntar mais 50 gramas para quantidade pedida na receita.  
Gostei muito de  fazer estes chocolates também conhecidos como bombom prestigio . É uma ótima sugestão para um presente por exemplo, no Natal, na Pascoa em épocas que é uso trocar doces, chocolates. 
Feito em casa tem outro sabor. E estes pequenos chocolates ficaram aprovadíssimos cá por casa. Fiz pequenos retângulos mas a massa de coco é tão fácil de moldar que se pode fazer outras formas. Arrisco mesmo a dizer que se pode cortar com um molde como se fosse bolachinhas. Depois cobertas com chocolate uma verdadeira delicia. 
Como quisermos.
Só não deixem de os fazer e eu prometo que não se vão arrepender!
Aqui em casa meus filhos nem gostam de coco. Mas tudo que sai com coco puf desaparece num abrir e fechar de olhos.


Janeiro é Mês de...
Coco




Ingredientes
300gr de chocolate de leite
100 gr de chocolate negro
300 gr de leite condensado
200gr de coco ralado ( eu usei coco fresco, retirei-o da casca, ralei torrei-o no forno a baixa temperatura)
Raspa de 1 lima
2 gotas de essência de baunilha

Preparação Robot de Cozinha
Coloque no copo  o leite condensado, o coco ralado, raspa da lima e a essência de baunilha. Programe 4 mint/60ºC/ vel. 4.
Com as mãos molde pequenos retângulos. Coloque sobre uma folha de papel vegetal. Leve ao congelador cerca de 1 hora. 
Entretanto com o copo limpo trate do chocolate, parta em pedaços e de uns toques de turbo. programe 5 mint/ 50ºC/ vel. 2.
Passe o chocolate para uma taça e com ajuda de dois garfos banhe, mergulhe os cubos de coco no chocolate até os cobrir completamente. Volte a por em cima da folha de vegetal. Como os cubos estarão muito frios será rápido a solidificar o chocolate. Mas leve um pouco mais ao frigorifico. 
E estão prontos a comer, mais simples... quase impossível.

Método Tradicional
Coloque num tacho o leite condensado, o coco ralado, raspa da lima e a essência de baunilha. Leve a lume brando uns minutos ate que esteja tudo muito bem encorpado.
Com as mãos molde pequenos retângulos. Coloque sobre uma folha de papel vegetal. Leve ao congelador cerca de 1 hora. 
Parta o chocolate em pequenos pedaços e derreta lentamente em banho Maria.
Com ajuda de dois garfos banhe, mergulhe os cubos de coco no chocolate até os cobrir completamente. Volte a por em cima da folha de vegetal. Como os cubos estarão muito frios será rápido a solidificar o chocolate. Mas leve um pouco mais ao frigorifico. 
E estão prontos a comer, mais simples... quase impossível.






quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Camarão ao molho de Coco, com puré de Manga, coentros e Lima!





Olá como estão? Espero que bem. Hoje trago uma receita que é perfeita para um jantar romântico. Um jantar a dois. Em família. Com amigos. Ok, como quiserem. 
Só para si... porque não?
Eu como sou menina para fazer apena para mim, a minha melhor companhia.   💚 Eu 💚
Esta semana debati-me mais do que uma vez com este tema. Ah, só para mim eu não cozinho. Não sujo louça, não me dou ao trabalho. Passo com qualquer coisa, uma sandes, um chá com bolachas, etc. E eu penso assim. Então se faço para outros, família e  amigos. E não quero ficar mal, gosto de ser elogiada claro. Então e eu? Não mereço algo bom bonito? SIM, com toda a certeza. Fazer apenas para mim, sujar louça, ter trabalho...Claro que SIM. É para mim, a melhor companhia que posso ter, a minha. 
Mas por acaso não foi o que aconteceu aqui. Esta maravilhosa refeição foi em conceito de amizade. Com uma amiga, uma irmã de coração, aquela família que somos nós que escolhemos ter perto de nós de nossa vida. Aqueles  amigos 💛 
E como já andava com vontade de testar esta receita algum tempo, mas nunca se tinha proporcionado. E foi o "Ingrediente do Mês" que decidiu o momento.

O Coco 
Leva coco. É o Mês do coco, pronto decidido.
Um almoço fantástico numa companhia ainda mais fantástica. Onde se brindou a Amizade, Saúde, Serenidade e a Sonhos. Porque o Sonho comanda a vida.
Coisas simples mas de grande valor.  Mas é como vos digo uma receita para fazer muitas mais vezes, porque ficou ali em cima, no top das preferências. E como sabem eu adoro mariscos no seu geral. Este camarão, grandinho é sempre muito bem recebido pelo meu palato. Não é uma receita muito demorada, faz-se em cerca de 20 a 30 minutos, bem organizada claro.  Não deixem de a testar, se gostam de marisco. Eu prometo que não se vão arrepender. 
Façam para vocês, como se fossem uma visita super importante. Uma mesa bonita um vinho de vossa preferência. Um pouco de mimo e atenção para a nossa pessoa.  Porque nós também merecemos. E ninguém melhor que nós mesmo, para saber exatamente aquilo que mais gostamos.  Um brinde a nós, a nossa pessoa. 
E assim deixo aqui no  Flor de Rosmaninho esta deliciosa receita com Coco








Ingredientes para 2 pessoas
12 a 14 camarões grandes, selvagens de preferência
Manteiga q/b
5 cm de gengibre
1 dente de alho 
Azeite q/b
mel q/b
1 malagueta
Molho de soja q/b
Raspa e sumo de 1 lima
Leite de coco q/b
sal Q/B
Coentros picados Aromáticas Vivas

Ingredientes para o puré de Manga
1 manga madura mas firme
Sumo de 1 lima
coentros frescos picados

Preparação
Comece por tirar a casca do camarão mas deixando a cabeça e rabo tempere com uma pitada de sal e sumo de lima ou limão, reserve.
Numa sertã grande  coloque uma colher de chá de manteiga , um fio de azeite, o dente de alho picadinho bem miudinho, a malagueta tb bem picadinha e o gengibre ralado. Assim que a manteiga começar a derreter coloque os camarões a fritar. Assim que ficarem rosa vire-os de outro lado e junte raspa e sumo da lima, molho de soja mel e o leite de coco e deixe cozinha reduzir o molho em lume alto mais 5 minutos. Ajuste de sal a gosto, cuidado. Já estavam temperados e a soja salga um pouco. ( Eu aqui, não usei mais sal, estava no ponto) Coentros picados para cima... e desligue fogão.

Entretanto vamos ao puré de manga
Descasque uma manga parta em pedaços coloque dentro de um robot de cozinha sumo de lima e os coentros  triture tudo a gosto, mais ou menos cremoso eu deixei ainda com pedacinhos (textura)
Coloque os camarões numa travessa, molhinho que ficou na sertã e seja 
generosa (o) com  o puré de manga. E eu prometo que não se vão arrepender. 
E acompanhei estes deliciosos e refrescantes camarões, com um arroz cremoso    de coco e lima.

Arroz de coco e lima
Como faço, super simples
Escolha uma medida, uma chávena por exemplo
1 chávena de água
1 chávena de leite de coco
1 chávena de arroz agulha
1 lima com as pontas cortadas e dividida em 4
Sal q/b

Colocar a agua, o leite de coco e sal num tachinho ao lume, assim que começar a ferver junte o arroz a lima e tempere de sal deixe cozer por 15 a 20 minutos. Esta pronto. 
Usei a regra da medida 1 de arroz 2 de liquido. Mais simples impossível.

Arroz de coco e lima no Robot de cozinha
Colocar o arroz a lima partida  e sal no cesto  400gr de leite de coco e 400 gr de agua. Programar 20 mint/ vel4 100ºC. Pronto 

Notas: Esta receita foi inspirada aqui: Delicious Wholesome Family
A manga descasquei mas não tem necessidade disso bem lavada pode-se usar com a casca, fininha e perfeitamente comestível. Lembrem-se sustentabilidade & desperdício Zero
Nesta receita contei com apoio e qualidade de   Aromáticas Vivas







quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Creme de Cenoura, Espinafres e COCO!





 Sopas!

De inverno sou grande fã, faço quase todos os dias e sempre fresca. De Verão confesso, nem tanto. Vou mais para as saladas e vegetais crus.
Mas no Inverno, dias frios sabe tão bem. E gosto muito de brincar com cores e sabores na sopa. Nunca faço repetida nem mais que para 1 dias. 
Sim é verdade que tenho um robot de cozinha e é uma grande ajuda no meu dia a dia. Poupa-me imenso trabalho. Faz uns cremes deliciosos. Rápido e sem preocupação alguma. Todas as cozinhas deviam ter um brinquedo destes. Esta que vos trago hoje é uma creme de cenoura, um creme de espinafres com um delicioso e refrescante toque de coco. Uma delicia, alem de muito bonita. Porque os olhos também comem.  Vá quem consegue resistir a uma sopinha assim? Impossível. Então as crianças ainda se divertem pois podem faze desenhos na sopa. E a brincar comem sem fazer a birra habitual. 
E uma sopa por dia nem sabem o bem que vos fazia.
Depois das épocas festivas, nada como voltar a hábitos saudáveis. 
E tentar recuperar dos excesso gastronómicos!




Ingredientes
1 batata medio
2 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
1/4 de couve branca
150 gr de folhas de espinafres
Creme de coco q/b
1 litro de água 
Azeite q/b
Sal q/b

Preparação Robot de Cozinha
Descasque a batata, cenouras e cebola, parta em pedaços pequenos, lave e coloque dentro do copo. Junte os dentes de alho e a couve também partida em juliana grosseiramente. 
Junte a agua, sal e azeite. Programe 20mint/vel. colher/100ºC.
No fim do tempo triture tudo um minuto ou dois nas velocidades 5 e 7. Até obter um creme bem macio.
Retire para um recipiente cerca de metade do creme de cenoura. E junte por fim as folhas de espinafre a outra metade que ficou no copo. e programe mais 3 minutos/vel. colher/100ºC. Volte a triturar agora com as folhas de espinafre. Vai ficar com um creme de espinafres bem verdinho. 
E pronto temos cerca de meio litro de sopa amarela e mais meio litro verde.
Agora é só colocar uma de cada vez ou ambas ao mesmo tempo, mas de forma em que se visualize as duas cores. E por fim uma boa colherada de creme de coco e com um palito arraste as cores para dentro e para fora do creme de coco.  Sirva de imediato. 

Método de Preparação Tradicional
Descasque a batata, cenouras e cebola, parta em pedaços pequenos, lave e coloque dentro do copo. Junte os dentes de alho e a couve também partida em juliana grosseiramente. 
Junte a agua, sal e azeite. Leve ao lume a coser cerca de 30 minutos depois de começar a ferver.
Triture muito bem com a varinha magica, até obter um creme.
Retire para um recipiente cerca de metade do creme de cenoura. E junte por fim as folhas de espinafre a outra metade que ficou na panela não precisa volta a cozinhar o calor é suficiente para cozinhar as folhas de espinafres. Deixe lá dentro 2 a 3 minutos e triture novamente com a varinha magica, desta vez ganhará um lindo creme verde. 
E pronto temos cerca de meio litro de sopa amarela e mais meio litro verde.
Agora é só colocar uma de cada vez ou ambas ao mesmo tempo, mas de forma em que se visualize as duas cores. E por fim uma boa colherada de creme de coco e com um palito arraste as cores para dentro e para fora do creme de coco.  Sirva de imediato. 




E pronto assim deixo mais uma deliciosa sugestão com coco. 
Simples, saborosa e muito bonita! 

Têm que concordar comigo.

O ingrediente do mês...




sábado, 8 de janeiro de 2022

Mousse de Coco com Ganache de Chocolate!






E já estamos em Janeiro de 2022! Mais um ano fora, mais um ano a iniciar... 
E cá estou eu com a primeira receita do ano aqui no blog. E claro que não podia ser outra coisa, que não com o coco.  Verdade.
Tinha que ser com coco a 1º do ano, a 1º de Janeiro. 
A Marta Dionísio mentora do Blog   Intrusa na Cozinha  
fez-me uma deliciosa proposta, fazer parte da dinâmica de uma Rubrica que ela já teve ativa em tempos. O ingrediente do mês!! Rubrica essa que participei sempre, depois que a descobrir e adorava. 
Rubrica que me deixou com muitas saudades, confesso.
E á Marta, também. E numa troca de mensagens mencionamos isso. 
Falamos sobre isso. E ela fez-me o convite, que aceitei com enorme satisfação! 
E pronto é assim, cá estamos de nós com. "O ingrediente do mês."   
Se quiserem saber mais um pouco sobre esta deliciosa Rubrica espreitem ai em baixo, no link está tudo muito bem explicado. E venham dai connosco nesta deliciosa viagem com sabor a coco .

                                          O Link➡➡  Janeiro é mês de...

E a minha 1º escolha caiu sobre esta deliciosa mousse de coco com ganache de chocolate que já andava algum tempo para a fazer.  Sugerida por alguém que  comeu e me disse: "Tens que fazer é maravilhosa!" 
E cá está ela, deliciosa e muito simples de fazer.
Perfeita para mês de janeiro, branquinha, fria faz-me lembrar o Inverno a neve...
Pessoalmente gosto muito de sobremesas, bolos assim branquinhos, em especial no Inverno. Acho que sou uma pessoa sazonal. Ando ao sabor e cor da estação em curso...
      Janeiro... Frio...Neve... Branco  



Ingredientes
1 lata de leite condensado
200ml de leite de coco
1 medida de leite, na lata de leite condensado
200ml de natas
5 folhas de gelatina incolor
50 gr de coco ralado

Ingredientes Ganache de chocolate
200gr de chocolate amargo
100ml de natas

Preparação Método Tradicional
Comece por por as folhas de gelatina a hidratar em água fria.
Depois coloque os restantes ingredientes numa liquidificadora, deixando um pouco de leite, para aquecer  e derreter as folhas de gelatinas e juntar ao preparado .
Bater um minuto ou dois para que todos os ingredientes fiquem bem misturados.
Passe para taças individuais e leve ao frigorifico 2 ou 3 horas  para solidificar.
Passado esse tempo faça a ganache, derreta o chocolate com as natas em lume baixinho, para não queimar  e amargar o chocolate. Deixe arrefecer um pouco.
Coloque com cuidado por cima da mousse e leve de novo ao frigorifico até hora de servir, decore a gosto com coco ralado, ou não...

Preparação Robot de Cozinha 
Comece por por as folhas de gelatina a hidratar em água fria.
Depois coloque os restantes ingredientes, dentro do copo. Deixando um pouco de leite para aquecer e nele derreter as folhas de gelatina e juntar ao restante preparado.
Misturar tudo 1min/ vel.4.
Passe para taças individuais e leve ao frigorífico 2 ou 3 horas, para solidificar.
Passado esse tempo faça a ganache de chocolate . 
Triture alguns segundo em turbo o chocolate, junte as natas e programe 5 min/50ºC/vel.2 
 Deixe arrefecer um pouco.
Coloque com cuidado por cima da mousse e leve de novo ao frigorifico até hora de servir, decore a gosto com coco ralado, ou não...