Bolachas de Gengibre e Canela!




Bolachas de Gengibre! Bolachinhas típicas de Natal!
Já a muito tempo que não fazia bolachinhas, dês-de que miúdos eram pequenos. Acho...
Tardes inteiras a fazer bolachas, memórias tão boas!
É tão fácil de entreter uma ou mais  crianças. Elas adoram participar na cozinha, quando pequeninas. Porque depois de mais crescidos ahhh gostam é de comer, isso sim.
Bolacha de gengibre é típica de Natal, não é?
E sei que já passou o Natal mas ainda estamos em modo de partilha. Coisa que se tem perdido ao longo dos tempos o verdadeiro sentido da partilha. Onde não é o valor do que que se dá, mas sim o tempo que damos para alguém. Quando fazemos algo para dar, para mimar alguém, dar um pouquinho de nós. E para isso não precisamos e épocas especificas. Basta querer, fazer um bocadinho de diferença na vida de outro. Que cada vez fazemos menos, dedicar um pouco de nós aos outros...
E esta ou ou outra receita qualquer é perfeita.
Esta será ultima receita de 2019. Falta de tempo, (vêem do que falo) 
Trabalho não me deixa dedicar tanto quanto eu queria aqui ao Flor de Rosmaninho! Mas uma coisa eu garanto é com muito, Amor o tempo que aqui emprego. Aproveito para vos desejar um Feliz 2020! Que seja repleto de sonhos realizados, de coisas boas, muita saúde e tempo para dedicar aos outros da maneira que mais gostarem! O resto vem por acréscimo.
Queria fechar o ano aqui no blog com algo simples mas de valor. Por isso escolhi estas bolachas super simples de fazer para lembrar que as vezes, pouco é muito, mesmo muito. Basta querermos. Querer é poder... 

Ingredientes
120 gr açúcar mascavado
80 gr de mel
100 gr de manteiga 
1 col.de chá de bicarbonato de sódio
1 ovo
360 gr de farinha sem fermento
1 colh. de chá de canela em pó 
1 colh. de chá bem cheia de gengibre em pó


Preparação Robot de Cozinha Thermomix
Pré aqueça o forno a 180ºC
Coloque no copo o açúcar e pulverize 5 seg,/ vel. 9
Junte a manteiga e o ovo 10 seg./vel.4
Junte de uma só vez a farinha, a canela e o gengigre 15 seg/vel.4 e por fim o mel. misture mais 15 seg./vel.4. Entre folhas de papel vegetal estique a massa   com espessura que mais gostar. Com cortadores a gosto corte as bolachas.
Leve ao forno ente 10 a 15 minutos maximo, até ficarem douradinhas.

Preparação tradicional
Com ajuda de robot de cozinha reduza o açúcar a pó. 
Junte a manteiga a temperatura ambiente e o ovo e misture bem.
Acrescente a farinha, canela e gengibre e misture. Por fim o mel e amasse muito bem ate ter uma massa lisa e elástica.
Entre folhas de papel vegetal estique a massa   com espessura que mais gostar. Com cortadores a gosto corte as bolachas.
Leve ao forno ente 10 a 15 minutos maximo, até ficarem douradinhas.




E acredite, que vai colocar um sorriso no rosto de quem comer uma bolachas destas! Porque faz bem e precisamos de acreditar no próximo.
Um sorriso em alguém que Amamos, gostamos, simpatizamos é um sorriso no coração!

❤️ Feliz 2020!! ❤️




Bom Apetite!



Bacalhau confitado em cama de Puré de Grão de Bico com crumble de broa e couve Galega!


E eis que chegamos ao mês de Dezembro, mais um ano passado...
E para dar inicio ao mês de Dezembro aqui no blog, trago um bacalhau que pessoalmente gosto muito. Mas só o faço no Inverno dias frios. E é uma otima sugestão para a noite de Natal ou de Ano novo, claro se não tiverem uma mãe como a minha. Nesta noites tem que ser bem tradicional.(Bacalhau cozido com batata, penca, grelos e couve galega).
Mas vamos a este bacalhau em cama de grão com um crumble de couve galega, alho e broa. Uma delicia acreditem-me! E muito simples de fazer também. Vamos lá espreitar a receita?
Este confitado é um pouco aldrabado mas a vezes temos que ajustar tempos ao tempo! Verdade que confitar é cozinhar a baixa temperatura, só acelarei um pouquinho o processo mas não rouba qualidade ao prato em si, prometo.
Um prato perfeito para degustar, num dia frio e chuvoso de inverno ❤️



Ingredientes
4 lombo de bacalhau 
Azeite q/b
6 dentes de alho esmagados com casca
3 hastes de tomilho fresco

Ingredientes para Puré de Grão
1 fraco de grão de bico já cozido (420gr)
1 tira de pimento com 2cm de largura
Azeite q/b
1 dente de alho
sumo de meio limão
1 pitada de flor de sal
1 pitada de pimentão doce

Ingredientes para Crumble 
6 folhas de couve galega 
400gr de broa Azeite q/b
2 dentes de alho

Preparação do bacalhau
Comece pelo bacalhau, coloque numa assadeira onde fiquem bem acondicionados os lombos (espaço à justa assadeira, lombos) Para poupar no azeite. Cubra os lombos na totalidade com azeite esmague os alhos com a pele e disponha junto ao bacalhau assim como as hastes de tomilho. Leve ao forno, em baixo  a 250ºC assim que o azeite começar a ferver, baixe a temperatura par 180ºC de deixe cozinhar por 30 minutos. 
Preparação do Puré de Grão
Num robot de cozinha (usei thermomix) coloque o grão escorrido a tira de pimento, alho, sumo de limão, flor de sal e o pimentão doce, triture tudo alguns minutos vel. 3/5 e 7 até obter um puré bem homogéneo, Rectifique o tempero e reserve.

Preparação do Crumble
Limpe as folhas da couve, retire o tronco, sobreponha umas nas outras e enrole. Corte em juliana o mais fininho que conseguir. Tipo para caldo verde, reserve.
Parta a broa aos pedaços coloque dentro do copo da bimby e dê uns toques de turbo até estar triturada a gosto, reserve.
Numa sertã coloque azeite e os dentes de alho esmagados assim que começar a ferver coloque a couve e deixe cozinhar por uns 5 minutos sempre a mexer aos poucos vá juntando a broa picada e envolva bem no azeite e alho deixe cozinhar alguns minutos até ficar bem crocante, reserve.

Preparar o prato
Gosto de preparar os pratos de forma individual
Coloque uma porção de humus no prato o bacalhau em cima e cubra todo o topo do bacalhau com o crumble, sirva imediatamente com um bom vinho acompanhar e não se vai arrepender. Prometo...
Notas: O azeite que usou para confitar o bacalhau pode guardar e depois usar noutros pratos de peixe, claro. Não desperdice.