Pão Caseiro Broa de Milho




Adoro o cheiro de pão acabado de fazer deixa a casa mesmo perfumada...
Este fiz especial para acompanhar uma parrilhada de peixe na brasa. E ficou muito bom apesar de o fermento que usei não ter sido uma boa escolha e não cresceu o pretendido. Mas no seu pior deu uma excelente broa.
Porque não tem coisa melhor que um pãozinho ainda ligeiramente morno super crocante, para acompanhar uma refeição mais ligeira.


Ingredientes
Massa de levedura
100 gr de água
20gr de fermento de padeiro fresco ou  (seco 1/2 saqueta)
50 gr de farinha de trigo
1. colh.chá de açúcar 

Broa 
300gr de água
250 gr de farinha de milho
30 gr de azeite
1.colh.chá de flor de sal
100 gr de farinha de trigo 

Preparação Robot de Cozinha (Bimby)
    Massa de levedura
  1. Coloque no copo a água, o fermento, a farinha, e o açúcar e misture 10 seg/vel Retire e espere que dobre de volume.
Broa 
  1. Coloque no copo a água e aqueça 3 min/100°C/vel 1. Adicione a farinha de milho e envolva 1 min/vel 3. Retire o copo da base e deixe arrefecer.
  2. Quando a massa estiver morna, adicione a massa de levedura, o azeite, o sal, a farinha de trigo e amasse 4 min/veDough mode 
  3. Retire a massa, polvilhe com farinha de trigo, faça uma bola e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha, deixe que dobre de volume. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C cerca de 50 a 60 Minutos.
Preparação tradicional
Massa de Levedura
Coloque num  copo alto  a água, o fermento, a farinha, e o açúcar e misture muito bem, reserve até dobrar de tamanho.

Broa 
Aqueça a água  (não precisa ferver) junte a farinha de milho e misture muito bem deixe repousar um pouco ate ficar bem morninha.
Depois junte a massa da levedura, o azeite, o sal, a farinha de trigo e amasse muito bem ate massa ficar bem homogénea e elástica.
Polvilhe com um pouco de farinha de trigo faça uma bola de o formato pretendido ao pão e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha, deixe que dobre de volume. Leve ao forno pré-aquecido a 200°C cerca de 50 a 60 Minutos.
Retire do forno deixe arrefecer e depois é só degustar.




Bom Apetite!


2 comentários:

Obrigada pela visita!