quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Geleia de Romã!





Geleia de Romã, uma receita simples que respira Outono. 
Uma fruta que gosto muito particularmente, então em época delas uso e abuso delas o mais que posso.
Uma geleia que já tinha provado, mas nunca a tinha feito, confesso. De uma cor vibrante é esta deliciosa geleia. E algumas semanas atrás a minha querida sócia Martinha a mentora do maravilhoso e delicioso blog A Intrusa na Cozinha. Colocou lá esta receita e uma vontade em mim adormecida (de fazer esta geleia) acordou. 
Eu não sei se com vocês acontece o mesmo, mas às vezes esbarro em receitas que logo ali, as decido fazer. 
Mas o tempo  ou mais exatamente a falta dele, me permite pôr em prática sempre e quando quero. Depois ou caem no esquecimento ou outras se sobrepõem.
A semana passada chegou-me às mãos uma generosa quantidade de romãs e logo a geleia me veio a ideia.  Pronto lá a fiz e ainda bem que a fiz. É deliciosa. 
Dá trabalho sim a debulhar as romãs mas justifica 💖




Ingredientes:
500ml de Sumo Natural de Romã (4 a 5 Romãs grandes) 
250g de Açúcar Gelificante (Açúcar com pectina) 
Sumo de 1 Limão 
2 c. sopa de Vinho do Porto

Preparação Tradicional 
Para obter o sumo das romãs, descasque-as, e depois triture os bagos num robô de cozinha ou um processador. Coe num passador de malha fina, espremendo bem as sementes para aproveitar bem todo o sumo.  
Num tachinho, junte o sumo de romã, o sumo de limão, o vinho do Porto e o açúcar gelificante e leve ao lume. Deixe fervilhar, em lume brando, até o líquido reduzir e atingir o ponto pérola (temperatura 107ºC).Guarde a Geleia em fraco esterilizado.
Preparação Robot de Cozinha
Para obter o sumo das romãs, descasque-as, e depois triture os bagos num robô de cozinha ou um processador. Coe num passador de malha fina, espremendo bem as sementes para aproveitar bem todo o sumo. 
Volte a colocar o sumo dentro do copo e o açúcar. Programe 40 min/ Varoma/vel2.
Guarde a geleia em frasco esterilizado. 

Notas:
Já se encontra açúcar gelificante com alguma facilidade. mas agora também já existe da marca Sidul à venda em quase todas as superfícies. Caso não encontrem açúcar gelificante, podem usar açúcar refinado normal, e juntar a pectina, nas quantidades sugeridas na embalagem.
Segui a receita na integra. 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!