Pão Rústico feito em casa!



Pão 
Estamos no mês de Janeiro, um mês frio e longo por natureza onde o Inverno se faz sentir em todo seu esplendor, frio e rude!
E eu por norma tenho sempre assim uns dias de meio gás, depois do torbilhão que é época de festas. E gosto, gosto mesmo muito todo mundo regressa ao trabalho, ás escolas ás  suas rotinas e eu... non fare niente ... ai tão bom!
Então num destes dias, foi dia de não sair de casa, todo dia de pijama roupa de conforto e conforto é sinonimo de pão feito em casa.
E assim saiu este maravilhoso pão, e estava tão bom.
Passar uma manteiga e acompanhar com uma bela chávena de café, com o conforto de um pijama e uma casa só para mim ... Oh paraíso...
Isto para não falar no cheirinho que fica na casa, é simplesmente fresco, maravilhoso, é conforto em aroma.
Esta receita foi adaptada do blog da Joana Claro. As receitas da mãe galinha que por sua vez a retirou do Simply by Cristina
Já a fiz varias vezes mas com com medidas delas, massa fica demasiado liquida impossível de trabalhar, parece massa de bolo, (a mim fica).
Tem que levar mais farinha, pelo menos meu levou e ficou muito bom super crocante por fora e fofo por dentro e nada maçudo.



Ingredientes
550ml de água
850g de Farinha T65
7g fermento seco em pó FERMIPAN
1 colher de chá de sal
1 colher de café de açúcar 
Preparação robot de Cozinha
1. Deitar no copo a água e a farinha. 
Misturar 20Seg./Vel.6.
Deixar hidratar cerca de 40Min.
2. Adicionar o fermento, açúcar e o sal.
Amassar 6Min./Vel.Espiga.
3. Retirar do copo e colocar o preparado num recipiente e deixar levedar até que dobre de volume.
4. Ligue o forno a 250ºC 

Após esse período de levedação, polvilhar a bancada com farinha amassar mais um pouco e se for preciso juntar mais farinha até obter uma massa bem macia e elástica que não se prenda as mãos e dedos. 
5..Coloque o pão num tabuleiro polvilhado com bastante farinha, faça um corte a meio com uma faca bem afiada.
Baixe a temperatura do forno para os 200ºC e coloque o pão no forno a cozer por 30 minutos ou até o pão ficar douradinho a gosto.
Nota: Deve colocar no forno um tabuleiro com água quando o pão estiver a coser para passar humidade ao pão, para que não fique seco e duro mais rapidamente. Esta massa deu para duas porções de pão conforme esta nas fotos apresentadas.
Podem também deixar no frigorífico até 24h. Se assim fizerem deverão retirar 30Min. antes da cozedura e deixar a massa a temperatura ambiente, antes da ida ao forno.


Preparação tradicional
1. Colocar dentro de uma bacia larga a água e a farinha, mexer bem com uma colher de pau e deixar hidratar por 40 minutos.
2. Adicionar o fermento, açúcar e o sal.
3. Amassar a mão sempre de fora para dentro durante uns bons 10 a 15 minutos (faz bem aos braços) 
4. Voltar a colocar na bacia e deixar levedar num sitio morno ate a massa dobrar de tamanho. 
5. Após esse período de levedação, polvilhar a bancada com farinha amassar mais um pouco e se for preciso juntar mais farinha até obter uma massa bem macia e elástica que não se prenda as mãos e dedos.
6. Ligue o forno a 250ºC 
7.Coloque o pão num tabuleiro polvilhado com bastante farinha, faça um corte a meio com uma faca bem afiada.
Baixe a temperatura do forno para os 200ºC e coloque o pão no forno a cozer por 30 minutos ou até o pão ficar douradinho a gosto.
Nota: Deve colocar no forno um tabuleiro com água quando o pão estiver a coser para passar humidade ao pão, para que não fique seco e duro mais rapidamente. Esta massa deu para duas porções de pão conforme esta nas fotos apresentadas.
Podem também deixar no frigorífico até 24h. Se assim fizerem deverão retirar 30Min. antes da cozedura e deixar a massa a temperatura ambiente, antes da ida ao forno.





Bom Apetite!


1 comentário:

  1. Que rico pão,....as fotos estão lindas!
    Feliz 2019,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!