quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Néctar de Pêra!


Néctar de Pêra ou o famoso compal de pêra, mas caseiro sem corantes nem conservantes. O Bimbal.
Porque sou adepta de uma alimentação o mais saudável possível.Sempre que posso e tudo que posso faço eu em casa. Hoje trago aqui o néctar de  pêra para o blog, porque é o meu preferido. Pronto também gosto muito do de manga laranja. 
Mas o de pêra é o eleito. Esta partilha não tem ciência nenhuma mas a ideia e alertar para a simplicidade desta receita e o saudável que pode ser.  
Caseirinho! E se as pêras forem biológicas, ui isso ai é prefeito!
Quanto a vocês não sei, mas confesso que a mim me assusta um pouco a forma, o jeito como as coisas avançam tão rapidamente o padrão que se impõe... aquela medida, forma e peso. A fruta mais pequena e deformada fica para trás vai para os animais ou lixo. Compra se tudo em grandes superfícies, fruta sem sabor... Bonita com a forma perfeita mas insípida. Então tento sempre adquirir minha fruta legumes e vegetais em mercados pequenos e feiras. Adoro ir a feira. Comprar às senhoras lavradeiras. Eu sei que agora é época de citrinos laranjas, tangerinas e afins mas para cortar um pouco excesso de citrinos sai a entrecalar este néctar de pêra.  
Façam, não se vão arrepender de tão bom que é. E bem mais saudável que aquele sumo de pacote do super mercado. 
Eu sou uma preveligiada porque tenho acesso a muita fruta e produtos  hortícolas bem biológicos.



Ingredientes
700 gr de pêra sem caroço com casca
70 gr de açúcar mascavado, amarelo ou coco
1 limão sem casca e sem pevides 
1 litro de água

Preparação tradicional 

Comece por lavar as pêras e retirar os caroços
Coloque uma panela ao lume com 1 litro de água o açúcar e as pêras em pedaços. Coloque a cozer por 30 minutos, nos últimos 5 minutos, junte o limão sem casca e sem pevides. 
Terminado esse tempo triture tudo muito bem com varinha magica ou num robot de cozinha. Costumo dividir quantidade total a meio mais fácil para triturar tudo muito bem. 
Coloque em frascos esterilizados deixe arrefecer e guarde no frigorífico.


Preparação Robot de CozinhaTermomix 
Comece por lavar as pêras e retirar os caroços
Coloque no copo as pêras, agua e o açúcar, programe 30 mint/100ºC/vel.1
Nos últimos 5  minutos, junte o limão sem casca e sem pevides. 
Triture 2 mint/ progressivamente vel. 5/7/9
Costumo dividir quantidade total a meio mais fácil para triturar tudo muito bem.
Coloque em frascos esterilizados deixe arrefecer e guarde no frigorífico.






Bom Apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!