domingo, 16 de fevereiro de 2020

Panquecas japonesas... altas e super fofas!!!




Panquecas Japonesas... bem... são maravilhosas, fantásticas é só o que vos digo.
Isto é o resultado de um domingo de chuva. Aborrecido, chato. Saudade de um domingo solarengo... saudade muita saudade do meu Sol ❤️
Então temos que animar o dia triste e cinzento  e estas meninas já a muito que me desafiavam. Já tinha feito pesquisa sobre elas, estavam ali em lista de espera. E foi hoje o feliz dia, contemplado para me dedicar a estas maravilhas.
Só vos digo isto num pequeno almoço especial a dois. Alem de saborosas será bem romântico com framboesas e mirtilos, essas frutinhas tão lindas e delicadas, melhor impossível. 
E aproveito também para vos falar da flor de sal que usei também ela maravilhosa flor de sal natura com baunilha um produto de excelente qualidade.
Bem mais saudável que o sal normal, pela nossa saúde, se não nos cuidarmos... quem cuidará?..
E não deixem de experimentar estas deliciosas panquecas, não se vão arrepender assim como vão surpreender pela positiva quem as partilhar convosco.  





Ingredientes
4 ovos
40 gr de leite vegetal (usei leite de aveia)
80 gr de farinha tipo 65 (sem fermento)
60 gr de açúcar de coco
1/2 colher de café de extracto de baunilha 
1 pitada de  flor de sal natura com baunilha 
1 colher de café de fermento
120 gr de framboesas 
120 gr de mirtilos
Mel q/b



Preparação Método Tradicional
Separe as gemas das claras
Junte as gemas, o leite a  flor de sal natura com baunilha, o extracto de baunilha e com um fuet bata muito bem peneire a farinha com o fermento e  aos poucos junte as gemas e bata muito bem, até obter uma massa bem homogénea.
A parte bata as claras em castelo bem seguras, junte aqui o açúcar nas claras.
Com muito cuidado e sempre do fundo para cima misture as claras com a massa . Com cuidado para não retirar o ar. Tem que ficar uma massa super fofa bem arejada tipo soufle.

Para fazer as panquecas, aqueça o disco eléctrico para fazer crepes, no mínimo forre com papel vegetal um aro e coloque duas colheres de sopa dentro de cada aro. Não encha pois a massa vai crescer. deixe cozinhar por 5 a 6 minutos com tampa por cima. para condensar calor e cozer altura da panqueca.
Passado os 5 a 6 minutos vire a panqueca e deixe cozinhar mesmo tempo e sempre tapado. Repita o processo até terminar a massa. Rende cerca de 10 panquecas.
Pode fazer num tacho anti aderente mas importante tapar as panquecas, durante cozedura.
Sirva com mirtilo e framboesa generosamente regado com mel.

Preparação Método Robot de Cozinha
Comece por separar as gemas das claras.
Coloque as claras no copo com borboleta e programe 4 mint/vel.3,5, pelo bocal vá adicionando o açúcar lentamente. Retire para uma taça e reserve.
Passe as gemas para o copo com leite, a  flor de sal natura com baunilha, o extracto de baunilha, também com borboleta bater durante 4 mint/ vel. 3,5 e sem parar de bater mesma velocidade vá adicionando a farinha e o fermento peneirados pelo bocal, deixe bater por mais uns minutos. Até obter uma massa bem homogénea. A parte seguinte  faça a a mão: Com muito cuidado e sempre do fundo para cima misture as claras com a massa . Com cuidado para não retirar o ar. Tem que ficar uma massa super fofa bem arejada tipo soufle.

Para fazer as panquecas, aqueça o disco eléctrico para fazer crepes, no mínimo forre com papel vegetal um aro e coloque duas colheres de sopa dentro de cada aro. Não encha pois a massa vai crescer. deixe cozinhar por 5 a 6 minutos com tampa por cima. para condensar calor e cozer altura da panqueca.
Passado os 5 a 6 minutos vire a panqueca e deixe cozinhar mesmo tempo e sempre tapado. Repita o processo até terminar a massa. Rende cerca de 10 panquecas.
Pode fazer num tacho anti aderente mas importante tapar as panquecas, durante cozedura.
Sirva com mirtilo e framboesa generosamente regado com mel.








Notas: Deixo aqui foto de aros e placa eléctrica que usei para coser as panquecas e volto e referir que pode ser numa sertã anti aderente, mas sempre com texto por cima, tapadas.





4 comentários:

  1. Olá. Têm um aspeto fantástico. Tenho que experimentar mas tem mesmo de ser com leite vegetal e com açúcar de coco? Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola. Obrigada! Claro que podes usar leite normal e açúcar refiado também.
      Eu escolhi esses por gosto pessoal acho mais saudável. Apenas isso e farinha pode ser sem glutem por exemplo.
      Beijinho e obrigada pela visita.
      Elsa

      Eliminar
  2. Vou experimentar sem dúvida nenhuma. Obrigada pela partilha e lindas fotos... mesmo ao meu gosto pre primaveril. 😊😊😊😊🥰

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!