domingo, 9 de fevereiro de 2020

Boeuf Bourguignon!




O inverno ainda se impõe dias pequenos, chuvosos e frios. Onde o conforto de casa é minha melhor companhia. Adoro refeições de forno e esta carne é excelente.Com pouco trabalho e deliciosa. Grandes tempos sem ter que lhe mexer, ali apenas a cozinhar ao seu ritmo. Tempo de sobra para preguiçar num domingo de Inverno. Onde o pijama também faz parte  do contexto.
Digam lá que não gostam de um domingo assim? 
Descontraído sem compromissos com nada nem miguem. Pois eu adoro!
Este Boeuf Bourguignon é um verdadeiro prato  de comida de conforto. que nos deixa satisfeitos, aconchegados felizes mesmo. Uma comida para degostar com calma com preguiça no frio do meu querido Inverno. Que é tão bom ao fim de semana. Quando não se tem que levantar cedo para ir trabalhar, quando não temos que tirar o delicioso pijama e pronto confesso nem a cara lavar... 
Ver aquele filme, que queremos ver a semanas e falta tempo. Acreditem nos que vos digo este é um prato de conforto de preguiça com qualidade, com sabor.
Esta é a parte de inverno que eu gosto.




Ingredientes 
1 quilo de carne da alcatra bobino.
1 cenoura grande 
1 cebola 
1/2 alho francês 
6 dentes de alho
Flor de sal q/b
Azeite q/b
100 gr de bacon
200 gr de cogumelos paris pequenos
150 gr de cebolinha pérola (usei de conserva, pikle)
Vinho tinto de boa qualidade
1 malagueta 
50 gr de amido de milho 

Preparação
Parta a carne aos cubos, tente que fique mesmo tamanho. Coloque numa taça brande, parta a cenoura a gosto eu usei mandolina com lamina de ondas (fica mais bonito) e junte a carne os dentes de alho laminados, alho francês as rodelas aqui, voltei usar mandolina, a malagueta aberta a meio, a cebola picada, um pouco de flor de sal e cubra com vinho tinto. Reserve umas horas costumo deixar de um dia para outro. 
Pré aqueça o forno a 200ºC 
Numa frigideira leve o bacon as tirinhas a saltear, reserve.
Retirar a carne da marinada e selar a carne, em todos os lados na mesma  frigideira que usou para saltear o bacon.
Coloque a marinada num tacho que possa ir ao forno e junte a carne selada leve ao lume até levantar fervura. Assim que ferver passe para o forno com testo e deixe cozinhar por 1 hora a 1 hora e meia. Retire do forno rectifique tempero da carne e se esta bem cozinhada, junte os cogumelos, o bacon salteado e as cebolinhas pérola e peneire o amido de milho por cima de tudo, envolva bem com ajuda de colher de pau. Leve novamente ao forno por mais 30 minutos.
Os legumes vão-se desfazer o amido de milho vai engrossar o molho.
Sirva com um arroz de curcuma e claro acompanhe com um bom vinho.
Sobremesa fica a gosto! 





Bom Apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!