quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Viagem de Comboio Histórico no Douro!





Olá!
Hoje o assunto é outro! Não é comida. É passeio. 
Também me alimenta, a vocês não?
Alimenta a alma, o coração, faz-nos sonhar...
No fim de semana passado fui convidada para um maravilhoso passeio no comboio Histórico. Uma viagem mágica de 30 quilómetros à velocidade de 50 Km/h. Da Régua até ao Tua. Sempre a par do majestoso rio Douro.
Em pleno Outono a paisagem é de cortar a respiração. 
Os tons amarelos, laranjas, vermelhos e castanhos tomaram conta dos socalcos vinhateiros. Com o rio logo em baixo, com seus tons verdes azulados e reflexos prateados. O apito da locomotiva a vapor faz-nos viajar até ao século passado. 
As quintas de vinho da região espalhadas pelas encostas do Douro, fazem-nos perceber a grande imponência do Alto Douro Vinhateiro.
Património mundial da Unesco desde 2001 onde se vê representado a integração e união do Homem com a Natureza. 




 

E a máquina, a locomotiva...bem, nem sei como descrever. Antiga, muito antiga -  do século passado. Faz lembrar filmes antigos de cowboys.
O apitar, o fumo, a caldeira a arder a uma temperatura abismal. Alavancas em vários sítios. Acreditem quando vos digo, faz-nos viajar até século passado.
É um privilégio ter acesso a uma locomotiva assim. E não podia deixar de partilhar com vocês. 






 

Locomotiva a Vapor 0186 contruída em 1925 na Alemanha, pela mão de Henschel & Sohn.
É maravilhoso ver uma coisa destas a funcionar.  Engenharia muito complexa mesmo. 


Depois as carruagens, lindas e super românticas. Aquele verde água não podia   encaixar melhor no interior da carruagem. As janelas com fitas de couro, bancos   em ripes de madeira. O bengaleiro por cima dos bancos e as portas que separam as carruagens. Só tenho uma palavra: lindíssimo. De uma harmonia majestosa. 



Os varandins que tinha entre carruagens, lindos, super românticos! Uma delícia de viagem ali, mesmo com o vento gelado que se fazia sentir!
 





Tinha também uma carruagem, penso eu que seria 1ª classe pois tinha bancos estofados em pele, mais fofinhos!!


E assim se fez uma viagem da Régua até ao Tua, sempre ao lado do majestoso rio Douro. 







A linha do Douro reconhecida como uma das obras-primas da engenharia ferroviária portuguesa, é uma ligação regional que serve os distritos do Porto, Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda. Começa em Ermesinde, concelho de Valongo e até 1988, terminava em Barca de Alva, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, junto à fronteira de Espanha.





A chegada do comboio e com ele o progresso da região, permitiu estabelecer o transporte regular de pessoas e mercadorias, nomeadamente o vinho. Quebrando assim as dificuldades de contacto entre regiões - estradas em muito mau estado e a arriscada navegação pelo Douro. 
Em 1875 inicia-se a construção da linha do Douro e quatro anos mais tarde a chegada do primeiro comboio à Régua.
Com a chegada do comboio ao Pinhão em 1880, ficava consumado o grande objetivo de ligar o Porto ao grande Douro Vinhateiro.


O ano de  1883 marca a inauguração do troço até ao Tua. E a ligação até Barca de Alva ficou operacional em 1887. Ligação esta pressionada pela burguesia portuense e pela D. Antónia Ferreira, empresária e figura marcante do Douro que dedicou sua vida à produção de vinho do Porto. Ficou também operacional uma das primeiras ligações ferroviárias internacionais ligando diretamente a Salamanca e Madrid. Atualmente desativada.  A linha tinha quase 200 quilómetros de extensão.


Atualmente a linha do Douro liga o Porto ao Pocinho ao longo de 172 quilómetros. Servidos por 37 estações e apeadeiros bem pitorescos sempre ao lado do majestoso Rio Douro.


Os bravos da locomotiva!


OBRIGADA!




1 comentário:

  1. Estiveste aqui tão perto,.....a viagem é mesmo incrível não é?
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

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Obrigada pela visita!