domingo, 10 de março de 2024

Tarte de Queijo Espanhola (Tarta de Queso Basca)


Uma tarte para anunciar a Primavera que está mesmo aí à porta. Sim, eu sei que a Primavera só começa no dia 20 de Março. E hoje ainda  é dia 10...
Mas este Inverno está a ser muito penoso, demasiado grande, frio, escuro e molhado. Já todos sentimos falta dos dias amenos solarengos, que Março e a Primavera nos costumam brindar.  Resolvi antecipar a Primavera, para hoje, aqui no Flor de Rosmaninho🪻com esta linda e deliciosa tarte, bem docinho❤️

Para celebrar,  chamar os dias grandes, mais quentinhos e mais coloridos também. Março é o mês de explosão de cor e vida .
Onde tudo recomeça, o ciclo da vida renova-se. E com esta tarte faço um tributo a Março  e a vida doce e colorida... Façam esta tarte, eu prometo que não se vão arrepender. 

Acompanha muito bem, com uma fruta fresca. Usei framboesa, pela sua cor vibrante e toque fresco, regada com um caramelo salgado de whisky...
A sobremesa perfeita para celebrar a Primavera, a Vida,  o Amor... 
Vai ser um sucesso na vossa mesa, vai brilhar com toda a certeza 🪻💓





Ingredientes para tarte
450 gr de queijo tipo Philadelphia 
200 gr de açúcar amarelo
1 pitada de sal
4 ovos
200ml de natas
1 colher de sopa de farinha (15 a 20 gr)

Ingredientes para caramelo
200gr de açúcar branco
200ml de natas 
Uma pitada de sal
Um shot de whisky

Guarnição 
Framboesas frescas

Preparação Método Tradicional
Pré aquecer o forno a 200ºC.
Forre uma forma com fundo amovível com papel vegetal, fundo e laterais deixando o papel na lateral mais alto que a forma.
Depois numa batedeira bater, em velocidade media baixo, o açúcar com o queijo ate obter um creme macio e homogéneo. Juntar o sal.
E com a batedeira a bater junte os ovos 1 de cada vez deixando bater um pouco entre cada adição de ovo. Juntar as natas sempre com batedeira a bater medio baixo. Por fim a farinha peneirada envolver delicadamente e passar para a forma. Levar ao forno a cozer entre 30 a 40 minutos, ate superfície ficar douradinha a gosto, poderá ter que tapar com um pouco de prata para não queimar demasiado.  O centro parece liquido mas depois de fria enqueija.
Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma. Só desenformar em frio.

Preparação robot de Cozinha (termomix)
Pré aquecer o forno a 200ºC.
Forre uma forma com fundo amovível com papel vegetal, fundo e laterais deixando o papel na lateral mais alto que a forma.
Coloque a borboleta no copo, junte o açúcar e o queijo a bater 3 mint/vel.3
Sem parar de bater, sempre com borboleta , junte o sal, os ovos um de cada vez pelo bocal deixando bater 30 segundos entre cada adição de ovo. Depois as natas sempre a bater com borboleta. E por fim a farinha peneirada envolvendo cuidadosamente a mão e passar para a forma.
Levar ao forno a cozer entre 30 a 40 minutos, ate superfície ficar douradinha a gosto, poderá ter que tapar com um pouco de prata para não queimar demasiado.  O centro parece liquido mas depois de fria enqueija.
Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma. Só desenformar em frio.

Preparação caramelo salgado
Coloque num tacho o açúcar assim que ganhar uma cor ambar escuro junte as natas, com cuidado para não se queimar, o sumo de laranja sempre a mexer e o shot de conhaque. sempre a mexer, por fim o sal a gosto. Deixe arrefecer por completo.

Empratar a nossa tarte
Coloque a tarte num prato de servir.
A tarte depois de fria baixa um pouco formando umas pequenas rugas e uma ligeira cavidade no topo, encha com framboesas e regue generosamente com Caramelo Salgado.



          E só porque eu estou anciosa pela Primavera a meio de Março, somos 
          brindados com este lindo Manto Branco            
          Para me lembrar que ainda é Inverno!     
           


       

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!