Mousse de chocolate em ovo de chocolate com surpresa de morango!


Olá, têm passado bem? Espero que sim.
Hoje estou aqui com uma nova receita, algo bem simples, bonito e cheio de sabor.
Uma sobremesa perfeita para o almoço de domingo de Páscoa. Os mais novos e graúdos vão adorar, com toda a certeza.
O blog tem estado parado, esta é a segunda partilha que faço no ano que corre de 2021. Por vezes é preciso parar um pouco abrandar ritmos para colocar sentimentos e emoções no lugar certo. Alinhar novos rumos, nova cara, novos projetos...
A primeira partilha foi a apresentação do novo visual já elogiado💗
Adoro o novo look do Flor de Rosmaninho - mais fresco e suave, está lindo.
O meu muito, muito obrigada a todas as palavras de apoio e carinho recebidas. São estas pequenas coisas que me dão alento e motivação para continuar e seguir em frente com este meu doce projeto. E deixem-me dizer-vos, estou cheia de ideias e planos para o Flor de Rosmaninho. Para uma nova etapa bem doce doce e florida deste humilde blog. Só tenho a agradecer a todos desse lado pelo carinho. Obrigada de 💗

Mas vamos lá à receitinha... Então hoje trago uma deliciosa mousse de chocolate e requeijão. Acompanhada por uma deliciosa compota de morangos e vinho do Porto escondida no fundo de uma metade de um ovo de chocolate.
A mousse sendo de chocolate e requeijão não se torna demasiado enjoativa. Combina muito bem.




ingredientes para 4 unidades
2 ovos de chocolate de Pascoa (comprei prontos)
200 gr de chocolate a gosto, usei de leite.
4 ovos inteiros
1 requeijão 200a 250 gr
1 colher de sopa de mel

Ingredientes para compota de morango
400 gr de morangos
2 colheres se sopa de vinho do porto
1 colher de sopa de mel

Preparação: método Tradicional
Comece por fazer a compota de morangos. Lave e pique grosseiramente os morangos, leve ao lume com o mel e vinho do porto deixe cozinhar até ficarem macios, reserve a arrefecer.

Entretanto coloque o chocolate a derreter em banho maria. Assim que estiver derretido retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Separe as gemas das claras. Bater as claras em castelo bem firme, reserve. 
Desfaça o requeijão com ajuda de um garfo e  misture no chocolate mexendo muito bem para não ficar com grumes. juntes as gemas e uma colher de sopa de mel e misture muito bem, até obter um creme bem homogéneo. Por fim e com cuidado para não perder o ar as claras aos poucos, envolva bem. Esta pronta a mousse.

Divida os ovos de chocolate ao meio com cuidado para não partir. Será a caixinha onde vai servir a mousse. Coloque no fundo a compota de morango, cubra com a mousse e decore a gosto. Eu usei morangos frescos, lascas de chocolate branco e Hortelã fresca

 Leve ao frio no mínimo 3 a 5 horas de preferência de um dia para outro.
Sirva bem fresca esta mousse e faça as delicias dos que partilham a sua mesa. 


Preparação: método Robot de Cozinha
Coloque os morangos lavados e sem pé no copo com o mel e vinho do porto pique 5 seg/vel.4/velocidade inversa. Programe 6 mint./temp.90ºC /vel colher.

Retire e deixe arrefecer.

Sem lavar o copo mas bem raspado com rapa salazar pique o chocolate com uns toques de turbo. Programe 5mint/ vel.3/temp. 50ºC.  Junte o mel e requeijão misture alguns segundos vel. 5 para desfazer bem o requeijão e por fim as gemas.

Retire do copo lave e seque bem ou use outro se tiver. Para bater as claras em castelo. Com ajuda da borboleta envolva bem as claras com a mistura de chocolate numa velocidade baixa. Para não retirar muito ar. 
Esta pronta a mousse.

Divida os ovos de chocolate ao meio com cuidado para não partir. Será a caixinha onde vai servir a mousse. Coloque no fundo a compota de morango, cubra com a mousse e decore a gosto. Eu usei morangos frescos, lascas de chocolate branco e Hortelã fresca


Leve ao frio no mínimo 3 a 5 horas de preferência de um dia para outro.
Sirva bem fresca esta mousse e faça as delicias dos que partilham a sua mesa. 





Nesta receita contei com o apoio e qualidade de Aromaticas Vivas

6 comentários:

  1. Acredito que seja uma sobremesa lindíssima.
    .
    Cumprimentos poéticos.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Olá minha querida amiga. Ainda bem que voltaste da tua pausa. tens razão, por vezes é preciso abrandar o ritmo , parar um pouco e reorganizar as ideias.
    Mas deixa que te diga que voltaste em grande, primeiro com o novo look do blog, que está fantástico, e agora com esta sobremesa.
    Não é novidade nenhuma o meu amor pelo teu blog e fotografias (que até me atrevo a dizer que são mais bonitas do que as minhas).
    Bem vinda de volta e muito sucesso.
    Beijinhos
    Alexandra
    www.oretirodasuspiro.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Alexandra, tuas palavras deixam-me sem palavras. Muito obrigada pelo carinho e apoio que sempre me deste. Sei que tenho em ti uma grande amiga. Também gosto muito do teu trabalho. Obrigada de <3
      Beijo
      Elsa

      Eliminar
  3. Ficou lindérrimo. Sem dúvida que vou experimentar a fazer. Obrigada pela beleza e ideia de servir a mousse assim. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz sim, tenho certeza que ai tua tropa vai adorar <3
      Obrigada
      Elsa

      Eliminar
  4. ficram muito bonitos uma feliz pascoa bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!