domingo, 29 de novembro de 2020

Gyozas de Porco e legumes!



 Gyozas!
Já andava a muito tempo para testar estas pequenas maravilhas.
já tinha comido, claro em restaurantes. E gosto muito. 
Fazer em casa é sempre uma boa alternativa. 
Sabores e texturas que mais gostamos, uma infindável fonte de opções.
Quando decidi fazer as Gyozas, a unica coisa que comprei foi carne de porco. O resto ajustei com o que tinha em casa. E como estamos em tempo de confinamento, não tinha qualquer forma de conseguir comprar algo mais. Tudo fechado. Há que adaptar. E saíram perfeitas.
Para uma 1º vez.
Deixo aqui em baixo um pouco sobre as Gyozas. Pois acho sempre interessante conhecer um pouco da historia do que comemos.  


Gyoza, os tradicionais pasteizinhos japoneses. Embora o Gyoza [ギョーザ] seja originalmente uma iguaria da culinária chinesa, ele tornou-se muito popular em todo o Japão. 
Enquanto que na China, o Gyoza, cujo nome chinês é Jiaozi, pode ter vários tipos de recheio, no Japão, basicamente seu recheio é de carne de porco picada, repolho, cebolinha, alho e gengibre.

Uma breve história do Gyoza no Japão
O registro mais antigo do gyoza no Japão, remonta ao período Edo, quando o daimyo e entusiasta de alimentos Tokugawa Mitsukuni, popularmente conhecido como Mito Koumon, experimentou o gyoza feito por Zhu Shun Shui, um estudioso chinês que estava em visita ao Japão. Ele simplesmente adorou, no entanto, este gyoza era bem ao estilo chinês: Apenas cozido no vapor e feito com a massa mais grossa. O gyoza que temos na atualidade, na verdade, vem do período pós-guerra, quando muitos japoneses que trabalhavam na China retornaram para o Japão e, para sobreviver, começaram a fazer e a vender o gyoza em barracas. Com a escassez de alimentos nesse período, o jeito era fazer o gyoza com uma massa mais fina.  O gyoza começou a atrair muitos consumidores e matou a fome de muitas pessoas no período pós guerra, um período muito difícil para os japoneses. Era considerado um alimento proteico e nutritivo e a sua preparação era fácil e rápida. Hoje em dia, o gyoza se tornou uma das principais entradas nos restaurantes japoneses, sendo consumido com um molho especial feito de uma mistura de vinagre de arroz (mirin), molho de soja (shoyu) e óleo de gergelim (goma abura).



Ingredientes para massa 
150 gr de farinha de trigo T55
90gr de água a ferver

Ingredientes para recheio
300 gr de carne de porco picada 1 vez.
1/2 courgette laminada bem fininho em palitos.
1/4 de couve branca laminada bem fininho.
5 dentes de alho, esmagados 
2cm de de gengibre
1 malagueta
Azeite Q/B
15 a 20 ml de molho de soja
Molho tariyaki Q/B

Preparação
Comece pela massa, coloque a farinha numa taça e junte a água a ferver. Mexa com uma colher de pau. Amasse com as mãos até obter uma massa bem lisa e elástica. Faça uma bola, envolva em pelicula aderente e leve ao frigorifico durante meia hora.
Passe para o recheio.
Esmague com ajuda do esmagador os alhos, raspe o gengibre e pique a malagueta bem fininho. Tudo para dentro de uma sertã, assim que o azeite começar a crepitar e o alho a dourar refresque com um pouco de vinho branco. Junte a carne, o molho de soja e tariyaky quando o álcool evaporar e deixe cozinhar uns 10 minutos.  Enquanto cozinha a carne, lamine a courgette e a couve. Junte á carne e deixe cozinhar mais 10 minutos. Ajuste os temperos com os molhos. Não usei sal, molho de soja acerta nesse ponto.
Retire para uma travessa espalhe para arrefecer.

Passe para a massa, divida a bola em quatro. 
Numa base polvilhada com farinha.
Comece a esticar uma parte de cada vez, bem fininha na espessura. Arranje um molde com 8 a 10 cm de diâmetro e corte círculos. Passe por farinha e vá sobrepondo, uns nos outros desencontrados para que não se colem entre si e seja fácil de os separar.
Rende a volta de 20 a 25 discos.

Montar as Gyozas.
Coloque uma pequena porção do recheio no centro do disco. Molhe o dedo indicador em agua passe a toda a volta na borda do disco. Feche como se fosse um rissol, mas estique ligeiramente um dos lados e faça pequenas pregas, que unem a outro lado liso. Até fechar a Gyoza.
Repita processo ate terminar recheio e discos.
Numa sertã anti aderente coloque um fio de azeite e coloque as Gyozas lá ate caramelizar ligeiramente o fundo, reserve.
Passe para tabuleiro da varoma e leve  a cozer ao vapor. 20 minutos/ Varoma/vel. 1.
Sirva com molhos que mais gostar. 
Molho de soja.
Molho Tariyaki
molho Agridoce
Cebolinho picado nos molhos



Nesta receita contei com o Apoio e Qualidade de:



2 comentários:

  1. Aspeto sublime. Imagino o quanto devem ser saborosos.
    .
    Votos de um domingo feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Deve ter ficado uma delícia!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!