French Toast com Marmelo, Romã e Nozes !





E assim chegamos ai fim do mês de setembro, já saímos do Verão e entramos no Outono. o tempo voa. Os dias quentes e abafados começam a ficar para trás. 
As saladas frescas e leves ficam de lado. Penso em refeições mais quentes que me confortam atá a Alma. E assim é esta french Toast que encaixa na perfeição num pequeno almoço  de Domingo mais preguiçoso. Mais tardio, que empurra o almoço para mais tarde. Porque o pequeno almoço foi delicioso e saciável.
Mas também dá um excelente lanche. Não tem hora nem momento especifico para se deliciar com esta french toast com sabores bem nossos, portugueses e outonais como é o marmelo. 
E para reforçar um pouco mais o Outono fez-se acompanhar pelo brilho e glamour de pequenos bagos de cor vibrante que é a romã, assim como a crocancia das nozes. Diria que não tinha receita mais perfeita para fechar o mês de Setembro.
Com esta french toast com sabores e aromas bem Portugueses. Uma bela de uma rabanada, mais elaborada. Porque a cozinha é mesmo um laboratório, onde se transformam sabores simples em mais requintados. Onde ajustamos alimentos ao nosso palato pessoal. Espero que gostem tanto como eu desta French toast/ Rabanada.  




Ingredientes para (tosta francesa)
6 fatias de pão (usei com nozes e passas)
2 ovos
100 ml de leite
1 colher de sopa generosa de mel
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
1 pitada de flor de sal
Sumo de meio limão
50 ml de vinho do Porto branco
Manteiga de coco q/b

Ingredientes para marmelo 
1 marmelo laminado em fatias (usei com casca)
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
50 ml de vinho do porto tinto (opcional)
1 casca de limão (só a parte amarela vidrada)
Sumo de meio limão
1 pitada de sal
1 romã
Iogurte grego natural 
Mel q/b
Nozes q/b
Tomilho limão fresco

Preparação 
Corte o pão em fatias com cerca de 1,5cm de espessura. Coloque num tabuleiro, reserve.
Num copo alto coloque 2 ovos,100 ml de leite, 1 colher de sopa generosa de mel, 1 colher de chá de canela em pó, 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 pitada de flor de sal, sumo de meio limão e 50 ml de vinho do Porto branco. Com a varinha mágica, misture muito bem estes ingredientes. 
Com esta calda regue o pão cortado às fatias e reserve para que absorva.

Entretanto numa sertã  coloque os marmelos laminados, 2 colheres de sopa de açúcar amarelo, 50 ml de vinho do porto, 1 pitada de sal, 1 casca de limão (só a parte amarela vidrada) e o sumo de mais meio limão. 
E deixe cozinhar, com testo em lume brando até o marmelo ficar, tenro e macio, ficará também com uma calda um pouco expeça, tipo xarope. Reserve.
Entretanto o pão já absorveu a calda que precisava para ficar bem cremoso, por dentro. Numa outra sertã coloque uma colherada de manteiga de coco e assim que derreter frite as tosta lá. Até ficarem douradinhas a gosto. 
passe para um prato com papel absorvente, para retirar excesso de gordura.
Com todos os elementos prontos é só montar a nossa deliciosa tosta francesa a gosto.
Esta saiu assim. Num prato colocar uma fatia de pão, um pouco de iogurte, lâminas de marmelo, nozes e bagos de romã regado com xarope do marmelo. mais uma tosta em cima e repete o processo. Regue com um generoso fio de mel e tomilho limão fresco. Comer ainda morno. 

Notas: Usei um pão mais rustico com passas e nozes, para ter uma tosta firme e mais rustica. Mas pode usar o tipo de pão que mais gostar.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!