quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Marmelada & Geleia

 



E estamos em época alta do Marmelo e de fazer a tão famosa Marmelada.
Na verdade não sou muito fã deste doce, não ligo confesso. 
Mas a Carla do sweetmoodinspirations deixou na rubrica do mês uma Marmelada que me despertou uma memória adormecida e também muito curiosa. Claro que decidi replicar a Receita da Carla. 
E os marmelos que estavam reservados para assar com carne, a minha forma preferida de comer marmelos. Viraram marmelada. E que rica marmelada. Ficou muito boa com uma consistência  perfeita. Esta receita leva uns borrifos de bagaço, sim leram bem exatamente, borrifos de bagaço. E deixem que vos diga passou a ser a minha receita de eleição para a marmelada. Para alem das memórias que me despertou. A minha mãe também usava bagaço, mas de uma forma diferente que também apliquei aqui. 
A receita essa vou-vos dar direitinho, a da Carla.



Ingredientes
Para 1.400 quilogramas  de marmelos 
1 quilo  de  açúcar
1/2 copo de sumo de limão 

Preparação
Lavar muito bem os marmelos
Cortar em pedaços e retirar os caroços
Num tacho de ferro alternar camadas de marmelos e açúcar.
Deitar o sumo de limão
Deixar levantar fervura e depois reduzir e cozinhar bem os marmelos em lume brando durante, aproximadamente, uma hora.
A cinco minutos de terminar de cozinhar junto uma borrifadela de aguardente, o que é opcional, claro está.
Virar para dentro de escorredor para retirar o maximo possível de liquido.
Com ajuda da varinha magica ou um robot de cozinha, reduza o marmelo a um puré. Fica espesso. Passa para pequenas taças, deixe arrefecer um pouco. 
Corte umas tampas de papel vegetal a medida das ditas taças. e por fim pincele a marmelada com bagaço e tape com a tampa de papel vegetal. Era assim que minha avó e mãe faziam. O bagaço no topo da marmela servia para ajudar, a não ganhar bolor. 
Colocar em uma janela apanhar sol para secar um pouco.





      Geleia




 
 Lembram-se que escorri os marmelos antes de os triturar?                         Sobrou um pouco de néctar espesso de delicioso. Foi só juntar um pouco mais   de água e açúcar, deixar ferver em lume baixo até obter o ponto   desejado. E assim de um modo bem preguiçoso, mas eficiente faço também um   pouco de geleia. 
Aqui a agua e o açúcar que juntei foi um pouco a olho, a gosto. Até obter espessura desejada e não deixar perder sabor do marmelo. Nunca pode ser muita quantidade.

Geleia essa, que uso depois pincelar tartes de fruta por exemplo, noutras receitas. Ou mesmo para comer no pão, numa tosta. Podem confiar o sabor esta todo lá.  
Em mais 20 minutos, tenho a geleia. 
Rende o fraco que esta na imagem. 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!