sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Patanisca de Bacalhau

 


Pataniscas de Bacalhau! 
Pode servir como um petisco e que delicioso petisco, ou numa refeição principal com um belo de um arrozinho de tomate, feijão, legumes e enchidos, a gosto do freguês.
Sim eu sei não das coisas mais saudáveis, não . Mas também não é refeição que se faça todos os dias. 
E qual era o lanche, festa ou picnic que não tinha sempre a jeitosa da patanisca com o pezinho de salsa em cima, hââ...
Quem não tinha lanche na praia com tios e primos… e tinha sempre um tupperware com a Patanisca. Vá confessem, não era só a minha família que tinha esses maravilhosos convívios.  Mas confesso que nessa altura eu não era grande fã da Patanisca. Agora até lhe acho uma certa piada. Crescemos e começamos a gostar de comidas antigas
 E a culpa é da minha Comadre Alice. A madrinha da minha filha, pois ela faz umas pataniscas que são mesmo muito boas, ninguém lhes resiste e ficam na memória de quem as come, acreditem. Claro que tinha que lhe pedir receitinha que ela gentilmente cedeu.
Bem simples sem medidas, tudo no olhômetro, bem do jeitinho que eu gosto. E como eu disse pode ser em petisco… Ou uma refeição completa. 
É só escolher. 
Ah deixem-me só acrescentar que estas pataniscas vão muito bem, mas muito bem mesmo com um vinho verde tinto aqui da região Norte. Felgueiras, Ponte de Lima, Monção, por ai... Minho coração do Minho.



Ingredientes
400 gr de bacalhau cru e esfiado
1 cebola pequena picada
3 ovos
Agua q/b
Leite q/b
Farinha  q/b
Salsa picada 
Sal e pimenta q/b 


Preparação
Esfie o bacalhau, cru em lascas bem fininhas
pique a cebola, a salsa miudinho e junte. Bater os vos muito bem e juntar também ao preparado, agua e leite nas mesmas quantidades q/b e aos poucos a farinha até obter o ponto de massa desejado. Temperar coma sal e pimenta.
Fritar em olé vegetal bem quente.
Aqui as medidas são um pouco a olho, pois depende sempre do gosto pessoal de cada um, da consistência da massa.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!