sábado, 10 de dezembro de 2022

Pavlova com doce de Ovos e Nozes



Pavlova é mesmo dos meus doces, das minhas sobremesas preferidas. E quando chega o Inverno, o frio a nostalgia é enorme e fico com vontade de fazer esta lindas sobremesa. Branquinha como a neve...
E como é super versátil podemos decorá-la ,vesti -la com uma enorme variedade de ingredientes. É sempre uma surpresa deliciosa. Esta claro traz Noz a nossa rainha do mês. Com um luxuoso creme de ovos a contrastar com acidez de um iogurte grego. Uma sobremesa perfeita para 
um almoço de Inverno em todo seu esplendor.
Com neve e tudo, afinal estamos em Dezembro... Outono a terminar, Inverno a começar. E as pavlovas assim branquinhas, lembram neve. Pavlova rima com Inverno, a noz também é fruto de Inverno.  Casamento perfeito. O doce de ovos é divinal e faz ali a união perfeita, com  acidez do iogurte. Mas só testando vão perceber o que aqui tento explicar.  




Ingredientes
5 claras
1 pitada de flor de sal
220grde açúcar
1 colher de chá de vinagre branco
2 colheres de chá de amido de milho

Ingredientes Cobertura
Iogurte grego natural 
Doce de ovos
Miolo de noz grosseiramente triturado

Ingredientes para doce de ovos 
5 gemas
5 colheres de sopa de açúcar amarelo
5 colheres de sopa de leite

Preparação Método tradicional
Comece por aquecer o forno a 140Cº
Comece por pesar o açúcar e reserve o açúcar deve estar em pó (processo feito com ajuda de um robot de cozinha)
Bata as claras em castelo com pitada de flor de sal e vá juntando aos poucos o açúcar, o amido de milho e o vinagre  até claras estarem bem firmes. Virar a taça ao contrario e elas não caírem.
Coloque o merengue no tabuleiro do forno sobre papel vegetal em forma de pequenos círculos, com as laterais ligeiramente mais altas que o centro, baixe a temperatura para 110ºC e deixe cozer por 1 hora e 10 minutos. Mas poderá confirmar se as Pavlova estão cozidas, elas têm que apresentar pequenas rachadelas no final da cozedura. Deixe estar por mais 15 a 20 minutos dentro do forno já desligado.
Retire e deixe arrefecer por completo.
Rende 5 a 6 mini pavlovas.

Preparação Robot de Cozinha
Ligue o forno a 140ºC.
de seguida pese o açúcar e polvorize alguns segundos , retite e reserve.
Limpe muito bem o copo, para não ter qualquer tipo de gordura, importante para as claras subirem.
Coloque as claras no copo da bimby e pitada de flor de sal, com a borboleta em vel.3,5 e vá juntando o açúcar, o amido de milho e vinagre  bater durante 5 a 6 minutos até as claras ficarem bem firmes.
Coloque o merengue no tabuleiro do forno sobre papel vegetal em forma de pequenos círculos, com as laterais ligeiramente mais altas que o centro, baixe a temperatura para 110ºC e deixe cozer por 1 hora e 10 minutos. Mas poderá confirmar se as Pavlovas estão cozidas, ela têm que apresentar pequenas rachadelas no final da cozedura. Deixe estar por mais 15 a 20 minutos dentro do forno já desligado.
Retire e deixe arrefecer por completo.

Preparação do doce de ovos
Coloque todos os ingredientes num tacho, com um fue misture muito bem todos os ingredientes. 
leve ao lume medio brando até engrossar, esta pronto. 
O melhor  doce de ovos que já comi



 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!