quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Dezembro... O ingrediente do mês é a Noz!



E pronto, já é Dezembro! 

Mais um ano a fechar...Um novo Inverno a chegar.
Um ano se passou...bem rápido. O tempo voa ainda  parece que foi semana passada que este projeto começou #oingredientedomes. E já estamos no 12º ingrediente. Foi, está a ser, uma deliciosa aventura.
Um caminho cheio de sabor muitas partilhas,  com crescimento neste mundo da blogosfera. Mundo esse onde ainda dou pequenos passos. E a minha querida sócia com sua paciência me vai ajudando e orientando. Obrigada Martinha 💛
Um convite 💛
Uma dupla que iniciou com  em Janeiro e já estamos em Dezembro, foi mesmo um fosforo este ano...Mas o balanço é muito positivo, foi um ano delicioso em todos os aspetos. Em especial na amizade e carinho, que foi crescendo entre mim e a minha querida socia Marta Dionísio a mentora do delicioso blog Intrusa na cozinha  
E no meio desta conversa toda ainda não referi a noz. A eleita para fechar o ano de 2022. Uma excelente escolha, não concordam? Isto para não falar que a usamos muito neste mês em especial claro. O mês das festas, onde a noz entre muitos outros frutos secos fazem as delicias nas nossas mesas.

Por isso, lançamos de novo o convite: juntem-se a nós, e até ao último dia do mês de dezembro, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… 
As regras vocês já sabem, é única ..A receita tem que ter noz!


 A noz é o fruto seco mais rico em gorduras ómega-3: uma dose de 30 g contém 2,6 g de ácido gordo ómega-3, fornecendo 200% da dose diária recomendada.

A ingestão de ómega-3 ajuda a reduzir os valores dos triglicéridos e do colesterol mau, o LDL, favorecendo o aumento do colesterol bom, o HDL, reduzindo o risco de doença coronária.

Na sua composição química estão presentes vitaminas do complexo B, especialmente tiamina, B6, ácido fólico e minerais como o fósforo, o magnésio e o cobre. Este fruto de casca rija contém elagitaninos, um tipo de polifenol com propriedades antioxidantes e anti carcinogénicas.

 São uma boa fonte de gama-tocoferol, um tipo de vitamina E, conhecida por ajudar no combate contra o cancro da mama, da próstata e do cólon.

A melatonina, um antioxidante presente nas nozes, faz deste fruto um alimento excelente para os nervos e para uma boa noite de sono.

Cruas ou torradas, as nozes são um snack saciante e nutritivo. Picadas dão um toque crocante e saboroso a tartes, saladas, iogurtes e sobremesas. Podem ser misturadas com sucesso na massa de pães e bolos. A combinação com chocolate é simplesmente infalível. Também pode ser usada em pratos salgados, como pratos de arroz ou massa. “Da noz o figo é bom amigo”, diz o ditado popular e podemos comprová-lo provando doce de figo com nozes ou os figos secos recheados com nozes, tão típicos do Natal. Outra combinação perfeita é com queijo Brie ou Camembert!

 

1 comentário:

  1. Olá.Quase em cima da hora mas não podia deixar de participar. Sugiro um gnocchi com molho de queijo e noses. Beijinhos e espero que gostem. http://www.oretirodasuspiro.pt/2022/12/ola.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!