Pepino!
Adoro, tenho na memória de garota em casa dos meus pais, que sempre teve uma horta. Para os mimos como sempre lhe ouvi chamar.
Ou seja ter um pouquinho de tudo para uso domestico lá de casa. E o pepino sempre fez parte desses mimos.
Assim como os tomates e pimentos. Era sempre presença obrigatória na mesa ás refeições as maravilhosas saladas.
Isto para não falar que nesta mesma época, descia para a garagem o sal e o vinagre, era só passar por água ali mesmo ao lado, no tanque rachar a meio, sal e vinagre para cima e toca a comer assim mesmo. E acreditem nos que vos digo o sabor era tão mas melhor.
E são estes sabores, que andam de mãos dadas com esta maravilhosas memórias, que guardo em mim num sabor, num alimento, numa forma ou até num cheiro que tanto me fazem gostar deste mundo gastronómico.
Sim é verdade que o pepino e tudo o resto temos o ano inteiro, mas... sim mas o sabor nada tem a ver. Tudo é bem melhor na sua época. E se for biológico?! Ui ui então é perfeito. E pronto tenho tendência a querer armazenar ao maximo para restante ano.
E hoje trago aqui em forma de pickles ao estilo do Japão mais soft do que o pickle habitual...
Perfeitos para fazer umas sandes para levar na marmita por exemplo, para colocar numa salada, acompanhar uma assado, para tanta coisa... Ahhh num jantar de suchi, também fica perfeito. Bem onde nos apetecer. E além disso é super simples de fazer.
E assim com esta receita de picle de pepino, bem (verano) fecho o mês de Agosto de 2020.
Espero que gostem, tanto quanto eu.
Ingredientes
6 Pepinos
250 gr Vinagre de arroz
6 colheres de sopa de Açúcar amarelo q/b
Sementes de sesamo brancas e pretas q/b
Preparação
Comece pelo pepino lavar bem lavado, com ajuda de uma mandolina cortar as rodelas fininha. Com a mandolina fica perfeito todas exactamente iguais.
Colocar num escorredor polvilhadas com sal para largarem o excesso de liquido que pepino tem. Deixe repousar por 1 a 2 horas e vai constatar que pepino largou imenso liquido.
E encha frascos de vidro previamente esterilizados.
Torre as sementes de seamos numa sertã e reserve.
coloque o vinagre num tacho com o açúcar ao lume ate dissolver açúcar e começar a querer ferver , não precisa ficar ali tempos a ferver, basta levantar fervura.
Dividas as sementes pelos frascos em cima do pepino e encha com o vinagre ainda quente, até tapar as rodelas de pepino. Se por acaso não chegar pode acrescentar um pouco de água a ferver. E feche frasco imediatamente vire ao contrario para criar vácuo.
E pronto depois esta pronto a ser usado quando quiser pois aguenta imenso tempo, depois de aberto guarde no frigorífico.
Sendo ao estilo japonês onde está o lagarto ou a lagartixa dentro do frasco? lol
ResponderEliminar.
Bom fim de semana
Muita Saúde e Paz