Delicia de Limão! Ou...Umas deliciosas queijadinhas de lemon Curd!!


Quando vi estas lindas, delicias de Limão. Fiquei logo com vontade de fazer.
Achei que ia gostar disto. E não me enganei, adoro.
Pois sou uma grande fã de limão. E depois a cor Amarelo, gosto muito! Uma cor viva, cor de primavera de pequenas flores do campo. Flores que encontro nos meus pequenos, passeio no campo nesta fase de quarentena. Passeio curtos e isolados. Eu sei, sou cuidadosa, não junto a pessoas.  São mesmo isolados. Mas eu preciso... Tenho sorte de viver muito perto de meio rural. E confesso que não queria outra coisa. Não sou de cidade nem de multidões ou shopings. Não mesmo. Gosto do campo da montanha e claro do mar. Gosto de ir a procura das primeiras flores, dos primeiros rebentos das árvores. Do chirriar dos pássaros. E as cores, vibrantes dos pequenos repteis, com que me vou cruzando. As cabras a saltitar em tudo que podem... O cheiro da terra molhada. 
E o amarelo?! Tão fácil de encontrar essa cor na natureza, no seu estado puro.
Claro que tinha que a colocar aqui. Não resisto ao facto de juntar um pouco de beleza natural aos meus Post sobre comida. Neste caso é a cor linda, viva luminosa. Amarelo é Sol. ❤️
Mas a frente... que atrás vem gente! 
Esta receita foi retirada do Blog da  Mariana Teixeira autora do blog Receitas para a felicidade! que por sua vez a foi buscar à Isabel autora de Cozinhar com os Anjos!
Fiz uma alteração pequenina mais ao encontro do meu palato, menos açúcar e uma pitada de sal aromatizado com hortelã, casa na perfeição!
São mesmo uma delicia! Mas assim que provei ... É lemon curd em queijada ... Oh delicia.
Para quem gostar de Limão, vai-se perder. 




Ingredientes
5 ovos grandes + 2 gemas
1  chávena de açúcar amarelo 
1 colher de sopa bem cheia de Açúcar de limão
1 pitada bem pequenina de sal de hortelã (Menos de metade de uma colher de café.)
Raspa de 3 limões grandes
1 cháv. de sumo de limão
1/2 chávena de farinha, mal cheia
Açúcar em pó, para polvilhar


Preparação tradicional
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Unte com manteiga e polvilhe com açúcar, forminhas para queques.
Bater bem todos os ingredientes, até conseguir uma mistura cremosa e homogénea.
Distribua pelas forminhas e leve ao forno a 180°C cerca de 12 a 15 minutos.
Deixe arrefecer, desenforme e polvilhe com açúcar em pó antes de servir.


Preparação Robot de cozinha termomix
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Unte com manteiga e polvilhe com açúcar, forminhas para queques.
Com afuda de descascador retire a parte vidrada do limão, junte ao açucar e polverize velc 7,. 9 e 10 alguns segundos. 
Junte os restantes ingredientes, coloque a borboleta e programe 4 minutos velc,3,5. Até perceber uma mistura bem homogénea.

Distribua pelas forminhas e leve ao forno a 180°C cerca de 12 a 15 minutos.
Deixe arrefecer, desenforme e polvilhe com açúcar em pó antes de servir.





Nesta receita contei com Apoio, qualidade de excelência  da 






Bom Apetite!



3 comentários:

  1. Ficaram lindas Elsa. Fiquei mesmo muito feliz por teres experimentado e gostado. Eu também fiquei fã desta receita da Isabel. Beijinho grande!!

    ResponderEliminar
  2. Lindas e com sabor a limão agradam-me e muito.

    ResponderEliminar
  3. Xiiii amiga. Que tentação.
    Tenho mesmo que experimentar. Fotos lindas como sempre.
    Beijinhos
    Alexandra
    www.bimbexpress.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!