sábado, 4 de abril de 2020

Bobó de Camarão!




Abril... Damos inicio ao mês 4. Um mês de incerteza, medo, perdas...
Planos, sonhos, projectos  adiados. Confesso que estou um pouco assustada com todos estes acontecimentos recentes. Este vírus que nos tira tudo assim num estalar de dedos. Que nos vira a vida de pernas para ar, sem sequer termos tempo para reagir. Apenas temos que nos adaptar.  Paramos nos nossos empregos, nossas rotinas para fazer uma quarentena. Numa guerra onde o inimigo é invisível.  Onde não fazemos a menor ideia, onde ele possa estar a nossa espera... Vivemos tempos, com tempo vazio! 
Não podemos visitar família, amigos, passear no campo, no mar ou na montanha. Vivemos isolados, uns dos outros. É temporário. 
Eu sei que sim.
Mas a verdade é que só damos valor as coisas quando lhe perdemos acesso. 
Sinto a falta dos meus, familiares, dos amigos das pessoas no geral... Do burburinho do parque onde costumo caminhar e cruzar com outras pessoas, Mesmo não conhecendo, sinto falta. O mundo esta demasiado silencioso. Assustado, resguardado. Em quarentena! 
Sinto falta da montanha, o vento, cheiro, cores e texturas. 
E sinto falta do mar!
Sentir seu cheiro ouvir o som das ondas a rebentar na praia. A gaivotas a pairar no ar, os barcos de pesca a descansar na areia. 
Sinto falta do mar, confesso. Adoro o mar! 
E quis dar inicia a Abril com uma receita ligada ao mar e seus sabores. Por isso trago um delicioso BoBó de camarão. Uma delicia.
Uma receita fresca que me trás o verão e mar da maneira que me é possível de momento. 



  • Ingredientes
  • 1 Kg miolo de camarão grande
  • 3 dentes de alho
  • 1 limão (sumo)
  • 1 c. de chá de sal de pimentas
  • Pimenta rosa q/b usei 4 grãos 
  • 1 Kg mandioca
  •  Azeite q/b
  • 1 folha de louro
  • 3 cebolas
  • 2 latas de leite de coco 
  • 500 g polpa de tomate
  • Coentros frescos qb
  • 1 pimento verde
  • 2 c. de sopa óleo de palma

Preparação
Tempere o camarão com alho picado, sumo de limão, sal e pimenta, esmagada na hora. Reserve.
  • Descasque a mandioca e com ajuda da mandolina corte aos palitos grosso coloque numa panela,com agua  junte, duas colheres de sopa de azeite, o louro e uma cebola cortada em rodelas. Deixe cozinhar  durante cerca de 30 minutos.
  • Escoe a agua, tire o louro  e reduza a puré, reserve. 
  • Entretanto, refogue a restante cebola picada no restante azeite, em lume brando até que fique dourada. Junte o camarão e frite por 5 minutos. Retire o camarão para o lado. 
  • Adicione a polpa de tomate,  o leite de coco e os coentros, o pimento verde picado e deixe cozinhar por mais alguns minutos.
Junte o creme de mandioca, o óleo de palma. Deixe levantar fervura, volte a juntar o camarão dois minutos e está pronto.
Polvilhe com coentros picados e sirva com arroz de limão.

Preparação Robot de Cozinha Themomix
Tempere o camarão com alho picado, sumo de limão, sal e pimenta, esmagada na hora. Reserve.

Descasque a mandioca e com ajuda da mandolina corte aos palitos grosso coloque numa panela,com agua,q/b  junte, duas colheres de sopa de azeite, o louro e uma cebola cortada em rodelas.
Programe 20 min/vel,. colher/100ºC.
Retire o louro escoe a agua e reduza a puré na vel. 5, 7 e 9, reserve.

Limpe o copo coloque cebola e pique a cebola 30 seg/vel.5, junte o azeite e refogue 5 minu./vel.1. Junte o camarão junto com marinada. 5mint/velc.colher inverssa/Varoma. Retire camarão e reserve.
 
Por fim junte a polpa de tomate,  o leite de coco e os coentros, o pimento verde picado e deixe cozinhar 100ºC/ velcolher inverssa/8 minut.

Junte o creme de mandioca, o óleo de palma. Mias 5 mint./ vel. colher inversa/100ºC. Junte o camarão mais 2 minut./ 100ºCvel.colher inversa.
Polvilhe com coentros picados e sirva com arroz de limão.





O Arroz de limão,tradicional
Coloque o azeite e os alhos picados no tacho assim que começar a estalar, junte o arroz e deixe fritar um pouco.
Parta o meio limão a meio (em quartos) coloque dentro do tacho assim como a água 2 medidas de agua para uma de arroz tempere de flor de sal e deixe cozinhar 20 minutos.

O arroz de Limão,thermomix
No copo da Bimby colocar o dente de alho e o azeite.
Programar 5 min/ temp/ 100º vel. 1.
Juntar o limão cortado em quartos, junte a água.
Coloque o arroz no cesto com flor de sal.
Programe 20 mint/ vel. 2 (esta velocidade é suficiente, pois como tem lá o meio limão cortado em 1/4 é suficiente para dar impulso a água. Para que esta passe pelo arroz e complete a cozedura.
Terminado o tempo desligue o robot, abra a tampa e coloque um pano de cozinha limpo por cima, ajuda a secar o arroz, fica mais soltinho.


Nesta receita contei com Apoio, qualidade de excelência  da Borner
        




Bom Apetite!



1 comentário:

  1. Olá:- O afastamento social e a quarentena, pelo menos, puxa pela imaginação. Quem gosta de bricolage refina o gosto. Quem gosta de cozinha refina o imaginário. Este prato que nos oferece à vista tem um aspecto divino. Se calhar nem consigo imaginar o quanto devia estar saboroso. Maravilha culinária
    .
    Saudações amigas
    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!