Ostras, uns adoram outros ... nem por isso.
Eu pertenço ao clube dos que adoram. Quando as vejo na peixaria dificilmente resisto a tentação e lá venho com uma caixa delas para meu deleite.
E por aí também tem fãs de ostras?
Além do sabor delicioso, as ostras oferecem uma riqueza de vantagens nutricionais e podem ser uma parte valiosa de uma dieta equilibrada. Com mais de 94% das necessidades diárias recomendadas de zinco em uma porção de três gramas, as ostras suportam mais de 300 enzimas, auxiliando no crescimento, cicatrização de feridas e função imunológica. Seu teor de zinco também contribui para sua reputação como afrodisíaco, apoiando a produção de testosterona.
Elas fornecem mais que o dobro das necessidades diárias recomendadas de vitamina B-12 em uma porção de três gramas, crucial para a função nervosa, cerebral, produção de DNA e células vermelhas do sangue, ajudando a combater a fadiga e manter a saúde cognitiva.
Frequentemente ofuscadas pelo salmão, elas são uma fonte notável de ácidos graxos ômega-3. Esses ácidos desempenham um papel crucial na função cerebral, saúde mental e no tratamento da depressão. Ostras selvagens, em particular, têm níveis mais elevados de ômega-3, oferecendo cerca de 629 miligramas em uma porção.
As ostras contribuem para níveis de energia estáveis por meio do ferro, importante para o transporte de oxigênio no sangue. Além disso, fornecem magnésio e potássio para a saúde muscular e nervosa, apoiando a saúde cardíaca ao manter a pressão sanguínea. O teor de selênio, atuando como um poderoso antioxidante, cobre 93% das necessidades diárias.
Mais informação sobre beneficios: Aqui
Isto para não falar que são as ostras que nos dão as pérolas. Por acaso adoro, mas não tive a sorte de encontrar uma que fosse.
Melhor mesmo é continuar a tentar!
Ostras frescas
Ingredientes
1 caixa e ostras
gelo qb
1 limão cortado em gomos
Preparação
Abra as ostras de preferência com uma faca específica ou então com uma faca normal, com cuidado para não se magoar. Segure a ostra envolta num pano de cozinha, mais seguro assim.
Descole a ostra da concha e deixe na parte mais funda. Coloque num prato sobre gelo , lembre-se que é um marisco muito sensível.
Regue com sumo de limão e coma de seguida.
Terminam rápido, acreditem-me.
Ostras Gratinadas
Ingredientes
Ostras
1 chalota roxa pequena
sumo de limão
Azeite q/b
Coentros picados q/b
Pimenta q/b
Pão ralado q/b
Maionese q/b
Preparação
Numa tigela coloque o azeite, sumo do limão , a chalota muito bem picadinha e os coentros. Mexer tudo muito bem e colocar por cima das ostras, de seguida polvilhar com pão ralado e por fim uma colher de café de maionese. Levar ao forno pré aquecido a 180ªC a gratinar.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita!