E para dar inicio ao mês de Outubro escolhi este delicioso Gambão selvagem, grelhado na brasa, com molho de manteiga. Que tiveram a deliciosa companhia de umas espigas de milho doce, batata doce de polpa laranja, biológicas e uma deliciosa maionese de alho.
Os dias ainda vão quentinhos, ainda apetece um churrasco ao final do dia.
Tarda nada estão aí as chuvas e os dias mais pequenos. Sim é verdade, só temos mais este mês com dias granditos. Depois muda a hora e o inverno já marca presença. Os dias ficam significativamente mais pequenos. Por isso mês de Outubro é tão especial. Tempo ainda ameno, dias grandes, cores fantásticas, cheiros maravilhosos. Época perfeita para caminhadas, para me embrenhar pela floresta adentro, nas maravilhosas cores do Outono, Caminhar sobre uma ruidosa almofada de folhas secas. Procurar os primeiros cogumelos. Ver os frutos da época amadurecer. Os primeiros nevoeiros cerrados. Sentir, ouvir o vento que puxa pelo frio. Que faz as folhas dançarem, até deixar a arvore completamente despida.
E tudo começa em Outubro!
Mas isso não é segredo, para ninguém. Que eu sou apaixonada pelo outono.
Por isso tinha que dar inicio aqui no Flor de Rosmaninho com algo que eu adoro também. Este delicioso Gambão, selvagem.
Gambão selvagem 4 por pessoa
2 massarocas de milho doce, previamente cozido
2 batatas doces, partidas aos patitos.
Sumo de 1 ou 2 limões
100 gr de manteiga
3 dentes de alho
1 colher de café deFlor de sal fumado a frio
1/2 colher de cafe de Flor de sal fumado a frio com pimentão picante ( cuidado muito picante)
Um bom punhado de Coentros frescos
1 malagueta sem sementes
Preparação
Comece pelo camarão, com uma faca afiada faça lhe um golpe a todo o cumprimento no lombo. E com cuidado, para não rebentar retire-lhe o intestino.
Aquele fio escuro que o gambão tem pelo lombo abaixo. vire de barriga para cima e abra-os ao meio ao cumprimento, sem separar o camarão em dois. A ficar escalado. Reserve.
Entretanto derreta a manteiga numa tigela, esmague para la os dentes de alho pique os coentros com os talos bem miudinho. Abra a malagueta e raspe bem as sementes, pique miudinho também ( aqui usei a malagueta só para lhe dar cor, pois Flor de sal fumado a frio com pimentão picante já tem o picante necessário)
Junte o sumo do limão e misture muito bem. Com ajuda de pincel encha a barriga do gambão com esta marinada. Deixe repousar por 20 a 30 minutos. Passe a mesma marinada nas maçarocas de milho, reserve também sumo .
Lave e parta a batata a gosto, e frite em óleo bem quente.
Grelhe o camarão de preferência na brasa assim como as massarocas de milho.
e acompanhe com uma deliciosa maionese de alho.
Obrigada pela Visita!
Bom Apetite!
Até deu fome e vontade de provar!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira
Que aspeto delicioso. Deixou-me os olhos em bico, mlol
ResponderEliminar.
Abraço