sábado, 6 de junho de 2020

Quadrados de Morangos e Mirtilos!





Junho, já cá esta! O tempo passa, voa mesmo. E os primeiros mirtilos chegam até nós. Adoro estas pequenas pérolas azuis. E são muito benéficas para nossa saúde.

Os principais benefícios do consumo de mirtilos para a saúde, são:

Tem ação antioxidante, principalmente por conter vitamina C e antocianinas que protegem o organismo dos danos causados pelos radicais livres;

Ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, a controlar os níveis de insulina e melhorar a sensibilidade à insulina, sendo por isso indicado para pessoas que sofrem com pré-diabetes ou diabetes;

Regula a pressão arterial, em pessoas que tenham risco cardiovascular;

Diminui a deterioração cognitiva e ajuda a manter a memória. Este benefício pode ser observado tanto em pessoas com demência, como em pessoas saudáveis

Ajuda a diminuir o colesterol ruim, LDL;

Protege o coração e ajuda a evitar o aparecimento de aterosclerose;

Ajuda a proteger o fígado, por diminuir o acúmulo de gordura no órgão;

Ajuda a manter o bem-estar e o bom humor;

Pode proteger contra a gripe, por ter propriedades antivirais e ser rico em vitamina C;

Ajuda a combater infecções urinárias, por possuir substâncias semelhantes às do arando, que evitam o desenvolvimento de E. coli no trato urinário.

Além disso, o consumo de mirtilo também parece reduzir a fadiga muscular após fazer algum tipo de atividade física, já que diminui o dano nas células das fibras musculares, podendo por isso ser utilizado no pós-treino, na preparação de shakes ou vitaminas, por exemplo.

Pode encontrar esta e mais informação: Aqui 

E recentemente encontrei uma recita que logo me despertou sentidos, com morangos. Mas achei que iria ficar perfeita se lhe junta se ou apenas com mirtilo. Receita que podem ver no Sugar-Bites.
Da querida Paula Guerreiro. Daquelas pessoas que mesmo não conhecendo pessoalmente, simpatizamos, muito. Passem lá no blog dela é uma delicia, acreditem, não se vão arrepender. Além de coisas maravilhosas é um blog lindissimo com uma apresentação em fotos fantásticas. E como se costuma dizer, os olhos também comem! Sugar- Bites By Paula Guerreiro.
Segui a recita na integra só lhe acrescentei uma boa mão cheia de mirtilos, não pesei. Foi mesmo, uma boa mão cheia.


Ingredientes Massa
140g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
110g de açúcar amarelo
60g de açúcar mascavado claro
1 pitada de sal
1 c. de chá de extrato de baunilha
260g de farinha 
1 c. de sopa de amêndoas laminadas

Ingredientes de Recheio
550g de morangos em cubinhos
3 c. de sopa de açúcar, e mais um pouco para polvilhar
1 c. de sopa de amido de milho 
sumo de limão fresco
½ fava de baunilha, só as sementes raspadas

Preparação
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma tarteira quadrada de 20cm com papel vegetal e borrife levemente com spray antiaderente.
Para preparar a massa, misture a manteiga, o açúcar, a flor de sal e a baunilha na tigela de uma batedeira. Em velocidade média, bata por 2 minutos até ficar leve e fofo. Pare e raspe a tigela. Adicione a farinha e misture até incorporar e a massa ficar com textura arenosa (cuidado para não misturar demais ou a massa ficará dura). Transfira um terço da massa para uma taça limpa e pressione-a em pequenos pedaços com os dedos. Coloque no frio para arrefecer.

Pressione a restante massa de forma uniforme sobre o fundo da tarteira preparada. Com um garfo, pique a massa por todo o lado (isso evitará que a massa cresça durante o cozimento). Coza a massa por 15 minutos ou até ficar dourada. Retire do forno e deixe arrefecer enquanto prepara o recheio de morango.

Numa taça grande, misture os morangos em cubinhos com os mirtilos, uns inteiro outros partidos a meio, o açúcar, o amido de milho, o sumo de limão e as sementes de baunilha. Espalhe o recheio de morango uniformemente sobre a massa cozida e distribua metade da amêndoa, torrada sobre os morangos. Depois esmigalhe a massa reservada sobre o recheio. Polvilhe o topo com um pouco de açúcar amarelo. 

Espalhe a restante amêndoa torrada por cima da massa e açúcar amarelo.
Coza por 45 minutos ou até que o recheio levemente dourado e de morango esteja a borbulhar. Retire do forno e coloque numa rede para arrefecer completamente. Transfira as barras para uma tábua e corte em quadrados. Com uma bola de gelado de baunilha fica para lá de delicioso, uma excelente sobremesa. 



Nesta receita contei com o apoio e qualidade dos seguintes produtos.




Bom Apetite!















 


 

3 comentários:

  1. Não conhecia os benefícios dos mirtilos. Gostei de ficar a saber. Os quadrados de morangos com os ditos, pelo aspecto, ficaram deliciosos. Deixou-me a salivar

    Um Sábado feliz

    ResponderEliminar
  2. Adorei a receita, mas adoro mais a flor roxa que tem na imagem, qual é o nome dela?
    bjinhos da Bela...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, bom dia! Antes de mais obrigada.
      também gostei mito das flores. Eu também não sabia como se chamavam, mas uma querida amiga assim que,viu uma foto disse:
      Campânulas!
      Espero ter ajudado, beijinho e bom domingo.
      Elsa

      Eliminar

Obrigada pela visita!