quinta-feira, 25 de junho de 2020

Clafoutis de Mirtilos




E por aqui ainda continuo em modo mirtilos, são maravilhosos. Prefiro sempre a fruta no seu estado natural.Mas os docinhos com elas também ficam fantásticos.
E hoje saiu esta Clafoutis de mirtilo, aprovada. Que teve por companhia uma bola de gelado. Sim eu sei muito difícil esta vida. Viciada nestas pequenas perolas azuis. Sim porque isto não fica por aqui, ainda tenho mais umas receitinhas na manga com estes rapazitos (mirtilos).
Deixo aqui em baixo a receita, não deixem de experimentar. É bem simples de se fazer. Uma receita de origem francesa, penso eu...
Uma sobremesa, muito agradável.





Ingredientes
400 gr. de mirtilos
400 gr. de leite meio gordo
5 ovos
100 gr. de farinha
150 de açúcar amarelo
1 vagem de baunilha
1 c. (sopa) de açúcar em pó

Método Tradicional
Abra e raspe a vagem de baunilha, adicionando-a ao leite e leve o leite a ferver. Quando começar a ferver, retire e reserve.
Pré aqueça o forno a 180ºC
Lave e seque os mirtilos.
Forre uma tarteira de aro amovível com papel vegetal.

Bata os ovos com o açúcar com a flor de sal até obter um creme esbranquiçado. Vá adicionando aos poucos a farinha, continuando a bater. Retire a vagem de baunilha do leite e adicione aos poucos, o leite à massa, enquanto continua a bater. Junte os mirtilos e mexa com cuidado para não rebentar os mirtilos.

Verta a massa na tarteira , leve ao forno e deixe cozer durante 30 a 40 minutos.
Retire e deixe arrefecer. Polvilhe com açúcar em pó e sirva como mais gostar quente ou fria. Aqui foi servida ainda quentinha com uma bola de gelado, ao lado!

Método Robot de cozinha Thermomix
Abra e raspe a vagem de baunilha, colocando-a no copo. Adicione o leite e aqueça (2min/70ºC/ vel1). Retire e reserve.
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Lave e seque os mirtilos.
Forre uma tarteira de aro amovível com papel vegetal.

Coloque os ovos no copo, juntamente com flor de sal e o açúcar e bata (15seg/vel3). Programe novamente (30seg/vel3) e pelo bocal do copo vá adicionando aos poucos a farinha. Por último programe (30seg/vel3) e adicione através do bocal o leite, tendo o cuidado de retirar antes a vagem de baunilha. Junte os mirtilos e misture com a espátula, com cuidado para não rebentar os mirtilos.

Verta a massa na tarteira, leve ao forno e deixe cozer durante 30 a 40 minutos.
Retire e deixe arrefecer.Polvilhe com açúcar em pó e sirva como mais gostar quente ou fria. Aqui foi servida ainda quentinha com uma bola de gelado, ao lado! 




Nesta receita contei com o apoio dos excelentes produtos.

Bom Apetite!





2 comentários:

  1. Mham, mham, mham... tem um aspecto delicioso. Deixou-me a salivar.
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga. Isso não se faz. É um verdadeiro atentado à gulodice pública. Tem um ótimo aspeto e as fotos lindas como sempre. Tenho que experimentar.
    Beijocas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!