Bacalhau Espiritual!



Bacalhau Espiritual. Uma das  mil e uma forma de cozinhar bacalhau.
E se forem amantes de bacalhau, então é de bradar aos Céus. A receita original é feita com a parte nobre do bacalhau o lombo, mais fácil e claro a qualidade  não se compara.
Eu usei partes mais finas o que tinha na arca congeladora.
Estou na parte de gastar o que tem em casa #euficoemcasa.
Sim dá um pouco mais de trabalho, mas vale a pena acreditem me.
E na minha opinião uma otima forma de gastar aqueles pedaços de bacalhau mais fininhos.
E depois também tinha que fazer uma receita de um Blogue muito querido. Na Cozinha da Leonor
 Foi-me imposto como castigo, Loll  que rico castigo. Porque Leonor e eu fazemos anos com 2 dias de diferença. A Leonor deu-me Parabéns, pois faço 1º. Eu também dei... passados os 2 dias  que nos separa. Só que mensagem ficou suspensa. 
UPS, Sory nônô!
E só passados uns outros 2 ou 3 dias é que percebi.
Eu bem lhe disse que até ao S. João é do coração. Mas ela não foi nessa... lolll
Mas é verdade. Ficou suspensa no messager, escrevi mas não enviei.
E então a Leonor aplicou-me um castigo.
Escolher e fazer uma receita do Blog dela. 
E pronto depois de andar lá a passear, escolhi este delicioso Bacalhau Espiritual.
Mais tarde soube que esta receita era da Bisavó  da Leonor. Lídia de Almeida Araújo.
Também fiz uma pequena pesquisa sobre esta receita e descobri este Site: Revista dos vinhos A essência do vinho Tem um texto maravilhoso sobre a história do Bacalhau Espiritual. E para minha grande e agradável surpresa Fala da pessoa que impulsionou esta maravilhosa receita em Portugal nos anos 40.

 Se a brandade acaba por ser o “pai” do bacalhau espiritual, foi a condessa Almeida Araújo (nos anos 40 à frente do restaurante Cozinha Velha, do Palácio de Queluz) que recriou e batizou a receita nacional, inspirada nas viagens a França, tendo por objetivo arrecadar ideias para os pratos do seu restaurante de luxo.

Exactamente a visa-avó da Leonor. Eu fiquei encantada com o texto que AQUI  tem. Não deixem de passar por lá e ler é muito bonito. E depois tem la a receita usada. também. Foi a que usei. Esta fantástica, perfeita.Adorei a descoberta, orgulhosa mesmo e a bisavó nem é minha. Mas é de uma querida Bloguer que eu conheço.❤️
Adorei o castigo Leonor. Espero ter feito bom trabalho, ansiosa por tua opinião.



Ingredientes
1 kg de bacalhau demolhado
750 gr de cenoura (usei 3 grandes)
350 gr de pão do dia anterior
2 cebolas grandes
250 gr de leite
Azeiteq/b
100 gr de queijo da ilha ralado (usei mistura de vários que tinha em casa.)

Bechamel 
500 gr de leite
50 gr de farinha
30 gr de manteiga
Sal de Pimentas q/b
Noz-Moscada q/b

Preparaçã
Comece por fazer o bechamel

Eu fiz robot de cozinha Thermomix
Junte todos os ingredientes Closed lid e programe 8min/90°/vel.4.

Se fizer no fogão:leve ao lume, numa caçarola, a manteiga.
Assim que esta derreter, adicione a farinha e misture bem, até obter uma pasta dourada.
Adicione o leite, aos poucos e sem parar de mexer, com a ajuda de uma vara de arames.
Assim que ferver e engrossar, tempere com  Sal de Pimentas e uma pitada de noz moscada. Reserve.

Coze-se o bacalhau limpa-se de peles e espinha, desfaz-se em lascas, reserve.
Reserve também a agua onde cozeu.
Com ajuda de Ralador vegetariano da Borner rale as cenouras reserve também.
Pique as cebolas  e os alhos para um tacho coloque um bom fio de azeite. 
Até a cebola ficar translucida, acrescente a cenoura e deixe cozinhar, uns minutos mexendo de quando em quando. Junte o bacalhau. 
Parta o pão em pedaços pequemos e demolhe em leite e água (q/b) onde cozeu bacalhau.
Junte ao tacho sem escorrer líquidos, mexendo de quando em quando. 
Junte por fim um pouco de bechamel e misture muito bem.
Rectifique os temperos. (só coloquei o Sal de Pimentas q/b) nesta fase.

Passe para uma assadeira  Cubra com restante bechamel e queijo ralado. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC, cerca de 20 minutos até gratinar.
Sirva com uma salada de rúcula.





Nesta receita contei com apoio de Borner e GourMarket com seus produtos e artigos de excelente qualidade. 
Bom Apetite!






2 comentários:

  1. Olá:- Gosto de bacalhau cozinhado de qualquer jeito e, até mesmo cru.
    Adoro bacalhau Espiritual. Este, o mostrado, tem um aspecto de deixar uma pessoa a salivar. Magistral
    .
    Saudaçõs poéticas

    ResponderEliminar
  2. Adorei a descrição. Ficou fantástico.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!