sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Pithivier



"Pithivier este clássico francês do sec. XVII, de seu nome Pithivier, originário da povoação com o mesmo nome na região de Valle del Loira" um doce, uma tarte a base de massa folhada, confesso não sou apreciadora de massas em especial a folhada.
Mas não podemos todos gostar do mesmo, não é?
Mas foi um doce muito gabado todos gostaram muito graças a seu recheio, este já é o segundo que faço assim no espaço de 1 semana.
Gostaram mesmo.
Não conhecia este iguaria da cozinha francesa, por isso segui a risca a receita da querida Susana. E tambem retirei de lá a pequena apresentação do Pithivier.
E é assim com este Pithivier,  o desafio Sweet World de 2019, que dou inicio ao mês de Fevereiro.
Um mês por norma dedicado as chuvas ao frio, vento, nevoeiro e neve ♡ por isso nada melhor para ligar o forno. E acompanhar uma generosa fatia de Pithivier com uma reconfortante chávena de café. Coisas tão simples que nos passam ao lado a grande maior parte das vezes. Pequenos prazeres...



Ingredientes
500 gr de massa folhada (2 placas redondas frescas)
1 ovo batido
140 gr de manteiga amolecida
140 gr de açúcar
2 ovos médios
3 colheres (sopa) de vinho do Porto
Raspa de 1 tangerina

Raspa de 1 lima
140 gr de amêndoa e avelã ralada  grosseiramente
15 gr de farinha


Preparação Tradicional
Comece por torrar a amêndoa e avelã, numa sertã com ajuda de um robot de cozinha triture grosseiramente, ou coloque dentro de um saco plástico e com o rolo da massa triture grosseiramente.
Bater a manteiga com o açúcar até obter um preparado cremoso. Acrescentar os ovos, a raspa de tangerina e o vinho do Porto e misturar bem. De seguida acrescentar a amêndoa ralada e as farinhas e envolver até resultar num preparado homogéneo.
Abrir uma placa de massa folhada e cortar um circulo com cerca de 28 cm de diâmetro, usando um prato como molde. Colocar a placa sobre papel vegetal previamente untado com manteiga e espalhar o recheio por cima, deixando uma margem de cerca de 2 cm sem creme a toda a volta. Pincelar essa margem com um pouco de ovo batido. Colocar a segunda placa de massa folhada por cima e pressionar as extremidades. Com uma faca bem afiada fazer cortes curvados ligeiros na massa, sem cortar completamente. Levar ao frigorífico por 1 hora.
Entretanto colocar o forno a pré-aquecer a 220ºC.
Retirar o doce do frio, pincelar toda a massa da superfície com o ovo batido.
Baixar a temperatura do forno para 180ºC e colocar o doce por 25-30 minutos, até a massa estar douradinha.
Retirar do forno e deixar arrefecer.

Preparação Robot de Cozinha

Comece por torrar a amendoa e avelã numa serta e tritutr na vel5 alguns segundo, reserve.
Colocar no copo com a borboleta a manteiga e o açúcar 5 mint/ vel.3, pelo bocal junte os ovos um de cada vez no ultimo minuto sempre a bater. Por fim junte a amêndoa e avelã e a farinha mais 2 mint./vel.2. Até obter num preparado homogéneo.
Abrir uma placa de massa folhada aproveitar o papel vegetal, que vem a embrulhar a massa para servir de base no tabuleiro, onde a vai coser.
Espalhe o recheio por cima, deixando uma margem de cerca de 2 cm sem creme a toda a volta. Pincelar essa margem com um pouco de ovo batido. Colocar a segunda placa de massa folhada por cima e pressionar as extremidades. Com uma faca bem afiada fazer cortes curvados ligeiros na massa, sem cortar completamente. Levar ao frigorífico por 1 hora.
Entretanto colocar o forno a pré-aquecer a 220ºC.
Retirar o doce do frio, pincelar toda a massa da superfície com o ovo batido.
Baixar a temperatura do forno para 180ºC e colocar o doce por 25-30 minutos, até a massa estar douradinha.
Retirar do forno e deixar arrefecer.







Bom Apetite!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!