quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Pernas de frango com pera, castanhas e romã!





♡🧡♡
E já estamos no Outono! De todas a minha estação. Sou apaixonada pelo Outono, pelas suas cores, aromas e sabores. Gosto de me perder na floresta, embrenhar na explosão de cores quentes, horas a fio sem ver ninguém. O tempo ainda vai bom, quente, perfeito para grandes caminhadas em contacto com a mãe Natureza e seus encantos.
E é também nesta estação do ano, que tem o despontar mais forte de  cogumelos...ai...os cogumelos outra das minhas grandes paixões. Fotografa-los a todos. 
São tão lindos...tantas formas diferentes, mas esses ficam lá, só fotografia. 
Os sons do outono, sim o outono tem som, pisar a caruma seca que cobrem os chão de um pinhal. O vento assobiar e a fazer as folhas dançarem até ao chão. O chilrear dos pássaros só tem que ficar atento e ouvir, sentir...o outono ♡🧡♡
Mas vamos a receita, que vos trago hoje. Não é minha, é replicada do Luís Miguel Costa, podem espreitar a recita original no perfil dele do Instagram Aqui .
Prometo que não se vão arrepender é delicioso, bonito, colorido e equilibrado. Bem do jeitinho que eu gosto. 
Vão por mim, não deixem de fazer esta deliciosa receita de: Perna de frango com pera, castanhas e romã. Uma delicia.
Um prato que fará um brilharete num jantar de amigos (as) 
Um prato perfeito para celebrar o Outono.
Como o luís diz na publicação dele: "É uma receita que toda ela GRITA Outono!"



Fiz 2 pequenas alterações mais a meu gosto, troquei alecrim por tomilho e acrescentei a frescura da romã. Porque na minha opinião combina na perfeição com os restantes sabores. 
Dá-lhe um pouco de acidez e claro a frescura. E depois tem a cor que é linda maravilhosa pequenos rubis vermelhos naqueles deliciosos tons dourados. 


Vamos a receita 😍
Ingredientes
4 pernas de frango inteiras
350 gr de castanhas sem pele
4 peras cortadas a meio com pele e caroço
1 dl. de vinho do porto branco
1 colher de sopa de açúcar amarelo bem cheia
2 colheres de sopa de azeite
1 dl. de caldo de galinha 
Flor de sal q/b
Pimenta moída na hora q/b
1 romã em bagos 

Preparação
Comece por por as pernas de frango a marinar uns 2o minutos com flor de sal, pimenta, vinho do porto e o açúcar . Esfregue bem a carne com esta marinada, deixe as pernas viradas para baixo, carne sem pele no molho. Para agarrar sabor.
Coloque o azeite numa frigideira e aloure as castanhas uns minutos, reserve.
Na mesma frigideira leve as pernas de frango a selar de todos os lados, ate a pele dourar ligeiramente.
Junte as peras com o corte virado para baixo, cozinhar um minuto, a selar também. Junte o caldo de galinha, o vinho do porto da marinada, as castanhas e por fim o tomilho, retifique os temperos e deixe levantar fervura.
Leve ao forno na frigideira se ela puder ir ao forno, se não troque para um tabuleiro e leve ao forno pré aquecido 200ºC por 30 minutos mais coisa menos coisa. Ate carne e peras estarem tenras, cozinhadas.
Depois de tirar do forno coloque os bagos de romã por cima e mais uns caninho de tomilho fresco, sirva de imediato.




Nesta receita contei com apoio e qualidade de Aromáticas Vivas


quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Tostas com Antepasto...



Eu sou uma apaixonada pela cozinha Italiana. Acho mesmo que é a minha preferida, mas sem certezas. É um assunto muito difícil e delicado escolher como predileta uma cozinha...
Mas a Italiana está ali sempre no topo, das preferências.
Então hoje andei um pouco por lá,  trago umas tostas com antepasto...
Antepasto significa "antes da refeição" é o conjunto de iguarias servidas antes da refeição. É tradicionalmente o primeiro prato na gastronomia italiana formal e inclui carnes curadas, azeitonas, alho assado, pepperoncini, cogumelos, anchovas, corações de alcachofra, queijos diferentes. 
Claro que não é uma receita original de antepasto, o que vos apresento hoje mas...
É uma ótima sugestão para uma refeição mais leve, um aproveitamento de algumas coisitas que andavam no frigorifico lá de casa.  Como e muito bem, vivemos uma época de desperdício zero.
Estas tostas são  uma ótima sugestão, para se gastar pequenas sobras de outras refeições. 
Podendo sempre acrescentar o que quisermos e gostar-mos.
2 tostas destas com uma salada ou uma sopa fazem uma refeição. 




Ingredientes
Azeite q/b
1/2 copo de vinho branco
Polpa de tomate q/b
1 malagueta
1 cebola
4 dentes de alho 
1 pimento vermelho 
1 beringela 
6 cogumelos
Azeitona preta sem caroço
1 lata de milho 
Queijo a gosto (usei mozarela)
1 ovo por pessoa

Preparação 
Com ajuda de uma mandolina pique um pequenos cubos a cebola, pimento, beringela e os cogumelos reserve.
Coloque a beringela num tabuleiro de rede polvilhado com sal para libertar agua amarga que contem, deixe repousar uns 20 minutos assim.
Numa sertã coloque o azeite com o alho esmagado e a malagueta picada fininho, assim que começar a dourar junte a cebola e o pimento deixe cozinhar até ficar translucido.
Refresque com o vinho branco, deixe evaporar o álcool e junte 1 colher de sopa de polpa de tomate. Junte a beringela, os cogumelos e o pimento  deixe cozinhar ate ficarem bem macios.
Por fim o milho e a azeitona picada, mais uns minutos apenas... Reserve.
Corte o pão em fatias a gosto, salpique com um pouco de azeite e alho em pó, leve ao forno a 180ºC. Ainda no tabuleiro coloque o preparado de legumes sobre o pão. Um pouco de queijo mozarela em cima. Coloque de novo dentro do forno, mas com forno desligado e porta entreaberta só para manter quente.
Entretanto escalfe os ovos em agua a ferver e vinagre.
Eu coloco agua a ferver. Assim que ferve junto um esguicho de vinagre, deixar ferver novamente. Fazer um remoinho na agua e colocar lá o ovo no centro do remoinho. Com cuidado e ajuda de uma colher empurrar a clara para cima da gema. Deixar um minutos ou dois, até gema estar a gosto.
Coloque por cima da tosta e sirva de imediato.




Na elaboração e apresentação desta receita contei com o apoio e qualidade de:




sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Tagliatelle com ameijoas à bolhão Pato.


Um prato de pasta é sempre um conforto para o estômago.
E se lhe juntarmos sabores preferidos, ficam ainda melhor.
Sim estou a falar das ameijoas, adoro e se forem a bulhão pato então fica perfeito para mim claro.
São sabores simples bem nossos, sabores que fazem parte do meu palato desde tenra idade.
Confesso aqui que ainda nos dias de hoje deixo pessoas chocadas pelo facto de eu comer bivalves crus. Sim como e adoro. O sabor intenso a mar que uma conchinha destas nos trás, não tem palavras para descrever. Então para começar a fechar o capitulo do Verão deixo aqui hoje este tagliatelle negro, com (tinta de choco)  com umas maravilhosas ameijoas à Bulhão pato. Super rápido de fazer, perfeito para um jantar por exemplo. Aproveitar ainda os sabores de verão. Porque os aromas, sabores, cores  de Outono estão a chegar, mas isso é outra historia, o outono.

                                        Hoje o assunto é massa e ameijoa. 




Ingredientes
Tagliatelle nero
1 quilograma de ameijoa branca fresca
1 limão
1 malagueta
Azeite q/b
4 dentes de alho 
Vinho branco q/b
Coentros ou salsa frescos 
Flor de sal q/b

Preparação 
Comece por colocar as ameijoas em agua e um bom punhado de sal, deixe ficar 30 a 60 minutos. Para elas abrirem e libertarem areias.
Passe-as  por agua limpa e reserve.
Numa sertã  coloque os dentes de alho esmagados, a malagueta laminada fininho e deixe cozinhar, sem queimar o alho. Refresque com o vinho branco. Assim que evaporar o álcool, junte as ameijoas e deixe cozinhar em lume brando.
Ao lado num tacho largo coza o tagliatelle  em água abundante e sal até ficar al dente .
Assim que a pasta estiver cozida passe para a sertã onde estão as ameijoas. Pode adicionar um pouco da agua onde pasta cozer, ajuda engrossar molho. Controlar quantidade de molho ao gosto pessoal.
Envolva bem as ameijoas e a pasta, esprema sumo de um limão por cima e sirva de imediato com quartos de limão, para intensificar  sabores.