Ameixas Rainha Cláudia em calda ou as conhecidas ameixas de Elvas.


 E já estamos no mês de Agosto, o tempo voa. Já estamos em tempo de ferias para a grande maioria das pessoas. E estamos também em tempos de abundancia, nestas deliciosas ameixas, Rainha Cláudia que são maravilhosas, super doces para se comer assim ao natural. Como para, as fazer em calda.

E hoje trago aqui como as costumo fazer, bem simples aguentam imenso tempo. ótimas para acompanhar a deliciosa sericaia, um cheesecake ou mesmo acompanhar uma robusta fatia de um queijo com personalidade. Vão por mim, não se arrependem.  
Este ano foi generoso em fruta, especial ameixas as arvores estavam carregadas. Algumas quase com mais fruta que folhas e deliciosas. É bom quando assim é fartura. E eu fui generosamente presenteada com estas pequenas maravilhas, alem das que comi no seu melhor estado. Fiz também uns bons frascos de ameixa em calda. Que se irão comer ao longo do ano com outras delicias.




Não acham lindas💚



Ingredientes
Ameixas  Rainha Cláudia q/b
Açúcar amarelo q/b

Preparação
Lave e seque as ameixas pode ou não tirar o pendulo (opcional)
Lave e esterilize frascos de vidro com tampa, que fechem muito bem. Não deixem verter nada.
Coloque as ameixas dentro do frasco o mais acondicionado possível e vá colocando colheradas de açúcar amarelo intercalado. o açúcar é a gosto. Eu neste frasco coloquei cerca de 6 colheres de sopa de açúcar em cada um deles. 
Feche muito bem, mas muito bem mesmo, bem apertados.
Numa panela grande e alta onde caibam os frascos, coloque um pano de cozinha no fundo. Os frascos lá dentro e encha de agua até a tampa dos frascos.
O pano serve de calço aos frascos, para quando começar a ferver não batam, no fundo da panela podendo estalar e partir. Se os frascos não forem ao fundo, ( boiar) coloque algo pesado em cima, para fixarem.
 Leve ao lume assim que começar a água a ferver baixe o lume e deixe cozer por cerca de 1 hora. Até as ameixas cozerem e o açúcar se transformar num calda com sumo da fruta. Desligue e deixe arrefecer por completo dentro da panela. Retire e guarde na despensa, só precisa de ir para o frio depois de abrir o frasco. Aguenta de um ano para o outro.
As ameixas depois de prontas reduzem  o tamanho ficando os  frascos +/-  pela metade.





💚💛




2 comentários:

  1. Adoro essas ameixas, quando compro não resisto e como todas.
    Em calda nunca tinha visto, tem um aspeto delicioso.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha. Fruta em calda para todo o ano. Bela dica.
    E as fotos lindas como sempre.
    Obrigada pela partilha.
    Beijocas
    Alexandra

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!