quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Batata Hasselback em cama de Iogurte com Tahine e Pistachio

 





sábado, 24 de fevereiro de 2024

Batata Violeta, assada a Murro



Hoje tragos umas batatas assadas a murro, com uma cor linda, diferente a Batata Vitelote  ou a batata violeta, conhecem? São lindas e tem muitos benedicios para saude.

Batata Vitelote Ou Batata violeta

Batatas Vitilot são uma rica fonte de carboidratos, fibras, proteínas e Vitamina C Vitamina B, folato e riboflavina. Também contém minerais como ferro epotássio E fósforo e magnésio. Esses tipos de batatas roxas são uma fonte de fitoquímicos e antocianinas, que é um poderoso antioxidante. O fato de os filtotes de batata terem baixo teor de sódio e açúcar e não conterem glúten os torna uma parte importante de uma dieta saudável.

Benefícios do Fitlot

Vitilot tem muitos benefícios para a saúde devido à sua composição nutricional. E portanto. Vamos dar uma olhada nos benefícios discutidos em detalhes.

Propriedades antioxidantes

A rica cor roxa dessas batatas dá mais do que uma dica sobre suas propriedades antioxidantes. É uma rica fonte de antocianinas, que são flavonóides com efeitos antioxidantes. Vários estudos mostraram que as antocianinas ajudam a mantê-lo saudável e reduzem o risco de diabetes, artrite e câncer. [2] Embora a maioria das pessoas descarte a casca, as evidências mostram que a casca da batata contém compostos fenólicos e tem maior atividade antioxidante do que a polpa. Pode ler aritigo completo aqui


Mas deixem-me confessar que aqui o brilha mesmo é o molho que esta batata leva! 

Porque batata assada a murro não tem ciência nem segredo algum.

Se bem que tem quem coza a batata e depois só leve a alourar ao forno. Eu asso sempre de raiz. E deixem que vos diga que não tem nada a ver, com a batata cozida e depois ir ao forno. Também ficam muito bem, igual na Airfryer e em menos tempo.Mas o que faz esta batata brilhar é mesmo o molho com que a rego depois.

Estas ficaram especialmente lindas pela sua cor. Acompanharam uns filetes de peixe espada preto e uns grelos salteados. E assim tive uma refeição que para além de bonita , muito simples e cheia de sabor. Um prato perfeito para um dia frio de Fevereiro.


Ingredientes
1 quilo de batata violeta 

Ingredientes molho
200ml de Azeite
50 ml de vinagre
3 dentes de alho
Sal qb
Pimenta preta qb

Preparação
Lave as batatas muito bem com uma escova para tirar todas as impurezas que possam ter
Seque as bem. Leve a assar num tabuleiro no forno ou Airfryer.
Entretanto prepare o molho , coloque todos os ingredientes dentro de um  copo e com a varinha mágica, triture e misture tudo muito bem.
Quando as batatas estiverem assadas,ficam estaladiças por fora e cremosas por dentro esmague até ficarem bem achatadas (com ajuda do fundo de um copo) e as textura da batata se misturarem.
E regue generosamente com o molho.  


 



domingo, 18 de fevereiro de 2024

Sopa de Couve Galega


 Ola! Hoje trago algo bem simples . Uma sopa é das simples que podem existir, mas é nada mais nada menos que a minha preferida. Sopa com couve galega esfarrapada. Uma sopa que a minha avó materna fazia muitas vezes.  Com a couve do quintal, sim porque tinha sempre estas couves  no quintal .

E são maravilhosas, adoro simplesmente.
Esta sopa não é a mais recomendada para as dietas, decididamente, porque leva mesmo muito batata. E de momento a moda dita que a sopa é sem batata. Pronto não é a mais recomendada . Mas de sabor e textura, a cremosidade é inigualável. E honestamente, para mim sopa sem batata, NÃO.
Não sou radical a esse ponto, sim tenho cuidado com o que como e o que como, mas não entro nessas loucuras de cortar tudo e todo o verdadeiro sabor das coisas. Nããã...
Prefiro menos quantidade, mais qualidade e o sabor genuíno das coisas. E deixem que vos diga esta sopa é um consolo para o corpo e para a alma. Porque não tem vez que eu a como e não me lembre da minha avó, dos meus avós ♡ 
Sabem o que é um módinho? É a parte da sopa sem as couves só o puré da sopa, que eu comia sempre da tigela do meu avô.E não tem nada  com mais ternura que um gesto desses. Graças a Deus sou abençoada,  tive uns avós de ouro.
Decididamente,esta é a minha sopa.
A malga também é linda, sou uma apaixonada por louça assim antiga. E esta malga foi- me oferecida por uma pessoa que me é muito especial. Uma senhora muito pequenina, mas uma gigante, como ser humano. OBRIGADA  de  
Como já disse, sou mesmo uma abençoada, com as pessoas que me cruzam na vida. OBRIGADA 



Ingredientes
3 batatas médias 
1 cebola 
1 litro de agua
6 folhas de couve galega
Sal qb
Azeite qb


Preparação 
Comece por descascar as batatas, partir em pedaços assim como a cebola, azeite e sal, coloque numa panela ou num robot de cozinha. 
Leve a cozinhar.. Entretanto lave e esfarrape as couves. Com a varinha mágica ou no robot de cozinha triture a batata e a cebola até obter um creme, junte a couve  e deixe cozinhar uns minutos, gosto da couve ainda riginha. Coloque numa malga e sirva. Sim numa malga, para acontecer a magia, tem que ser em malga. Em prato não é tão mágico.

Sim é super simples não tem segredo algum esta sopa. 
Mas é a minha sopa e eu quero partilhar com vocês o quanto eu sou abençoada com a simplicidade das coisas na vida.







quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Bacalhau com Tomate Cereja e Batatinha aos cubos na Airfryer

Hoje trago uma receita que faz em pouco mais de 30 minutos

 Rápida mas cheia de sabor!  Uma receita que vi num Reels no Instagram, não salvei falha minha depois tive que replicar de memória. 

E não consigo  identificar o autor. Mas fica muito boa muito fresca, esta receitinha é daquelas para ficar e fazer inúmeras vezes, aliás já é a 3º ou 4 vez que faço.  

Desta vez resolvi deixar aqui no Flor de Rosmaninho. E como acompanho com batatinha aos cubos na Airfryer está perfeita para o caderninho #ingredientedomes.
O acompanhamento perfeito batatinha frita sem culpas. 🧡



Ingredientes para 2 pessoas
1 lombo de bacalhau
2 batatas médias
1 alho francês
Azeite qb 
vinho branco qb
1 limão sumo e raspa
500 gr de tomate cereja
Coentros qb
Sal qb
Ervas aromáticas a gosto 

Preparação
Comece por lavar o alho francês e laminar , leve a uma sertã grande a refogar ligeiramente, refresque com um pouco de vinho branco.
Junte os tomates Corte alguns a meio , mas grande parte inteiros.
Deixe cozinhar lentamente até tomates ficarem macios esmague alguns para largar sucos e sabor ( os que foram partidos ao meio)

Parta o lombo do bacalhau em pequenos cubos e junte aos tomates, regue com sumo de limão e deixe cozinhar alguns minutos.

Entretanto na airfryer coloque as batatas em pequenos cubos com fio de azeite e ervas aromáticas secas a gosto., eu coloquei ( alho em pó, pimentão doce, coentros secos e uma pitada de sal)

Salpique  o bacalhau com coentros frescos picados e a raspa do limão.
Depois é só servir e degustar. 






terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Batata frita rendilhada

 



Batata frita! Terá alguém que não goste?!

Um acompanhamento Rei , aqui a nossa batata. E frita então o difícil é  resistir -lhe. 
E na grande maioria das refeições de restaurante faz sempre companhia ao arroz.
Aqui em casa nem sempre, nem nunca, porque batata frita é frita em óleo bem quente, porque assim é que elas ficam mesmo boas. Não, desfazendo da Airfryer onde também ficam muito boas com muito menos gordura mais saudáveis ok. Mas as minhas preferidas são mesmo a batatinha frita em óleo, ponto.
Assim como estas que batizei de rendilhadas, de tão lindas que ficam.
O mérito pertence à mandolina ondulada da Borner, fazendo uma rotação intercalada conseguimos este lindo efeito.
E faz um brilharete na mesa, como acompanhamento ou assim mesmo sozinhas.
Para os mais gulosos uma maionese, um Ketchup.  E pronto tão fácil de  fazer delícias  na refeição.



Isto é tão simples que nem se pode chamar receita! Apenas uma dica, mostrar uma forma com cortador claro , que se pode fazer coisas bonitas com o mais basico dos ingredientes. A batata.





quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Empadão de Atum

 




Empadão! Sabem, nunca tinha feito.
Sim, até gosto, já tinha comido claro, mas daquelas coisas que nunca tinha puxado para fazer. E como a batata é a rainha do mês, achei que seria  uma ótima oportunidade para fazer. Escolhi o de atum, uma versão econômica.Porque gosto muito de atum com molho de tomate, achei que ia ficar muito bom.
Aqui em casa sai muito a lasanha de atum, então achei que a mesma base no empadão iria correr bem. E sim foi um sucesso. Aprovado e para repetir, de atum e outras versões.
Até porque  o empadão é a receita perfeita para aproveitamentos de pequenas sobras de carne. Aqueles pedacinhos que vão sobrando e nós vamos congelando até encher o taparuere ?! Sim porque não se pode desperdiçar nada nos dias de hoje. Desperdício zero, sempre.
Mas vamos à receita deste menino com Atum, que acompanhou muito bem com uma saladinha verde.



Ingredientes
4 latas de atum 
1 cebola média
2 tomates médios 
3 dentes de alho
1 malagueta
Vinho branco q/b
1 folha de louro
Coentros ou salsa
Azeitona preta sem caroço (daquelas já cortadas as rodelinhas) q/b
Sal q/b

Ingredientes purê
1 quilo de batata 
Pimenta preta
Noz moscada 
1 colher de chá de manteiga 
Leite q/b

Preparação 
Descasque e leve a cozer as batatas partidas em pedaços pequenos.
Entretanto a parte pique a cebola os alhos , a malagueta e leve a refogar, aqui pode usar o azeite do atum (desperdício zero)

Refresque com um pouco de vinho brancoJunte o tomate ralado em puré e a folha de louro deixe cozinhar , junte o atum, as azeitonas e os coentros picados e deixe apurar, ajuste de tempero e deixe apurar uns minutos. 
Faça o purê, passar a batata no passe vite ou um esmagador de batata, juntar um pouco de leite,,pimenta, noz moscada e manteiga, até obter consistência desejada 
Numa assadeira de ir ao forno coloque uma camada de puré a tapar todo o fundo da assadeira, coloque o recheio de atum e voltar a tapar com uma fina camada de puré .
Cobri com queijo mozarela ralado. Levar ao forno pré aquecido a 180ºC até gratinar a gosto. Polvilhe com Coentros secos e sirva com uma salada verde.

Preparação Robot de Cozinha
Descasque e leve a cozer as batatas partidas em pedaços pequenos.
Coloque a cebola, a malagueta e os alhos no copo , pique vel4/ 6 segundos. Junte um pouco de azeite do atum e refogue 5 minut/vel 1/100ºC
Junte o tomate e os coentros e pique vel 4/ 5 segun. Cozinhar mais 5 minutos 100ºC 
Refresque com vinho branco e mais 5 min/100ºC/vel1.
Por fim junte a folha de louro, o atum e azeitonas  ajuste os temperos e deixe cozinhar 10 miut/ vel. colher/100ºC
Faça o purê, passar a batata no passe vite ou um esmagador de batata, juntar um pouco de leite,,pimenta, noz moscada e manteiga, até obter consistência desejada 
Numa assadeira de ir ao forno coloque uma camada de puré a tapar todo o fundo da assadeira, coloque o recheio de atum e voltar a tapar com uma fina camada de puré .
Cobri com queijo mozarela ralado. Levar ao forno pré aquecido a 180ºC até gratinar a gosto. Polvilhe com Coentros secos e sirva com uma salada verde.








sábado, 3 de fevereiro de 2024

Janeiro foi Mês de... Maçã

 


O primeiro mês do ano já está fora. Incrível como o tempo passa rápido, não concordam comigo? Ou sou só eu que acho que este mês passou num abrir e fechar de olhos! 
Já estamos em Fevereiro.
 Mas o assunto aqui é Janeiro, o mês da Maçã. E foi um mês cheio, cheio de receitas tão boas e bonitas. Fotos lindas , muito apelativas. Para engordar o nosso caderninho de receitas #oingredientedomes. 
É muito bom chegar ao fim de um mês com tantas receitas como foi em Janeiro. Obrigada de coração . Gratidão é o que sentimos com vossas partilhas. Eu e Martinha. Janeiro foi um mês maravilhoso, um início de ano perfeito .Obrigada 💓🍏💓

 

Fogão quente
 ────────♡♡────────


Flor de Rosmaninho
────────♡♡────────


Ana Rita Rainho
 ────────♡♡────────

Claudia_Costa
 ────────♡♡────────


Ana Rita Rainho
────────♡♡────────


Line Lisbone 
────────♡♡────────


Intrusa na Cozinha
────────♡♡────────


Flor de Rosmaninho
────────♡♡────────


cookinglikeamom
────────♡♡────────


Flor de Rosmaninho
────────♡♡────────


Sabores da Suzi
────────♡♡────────


Intrusa na Cozinha
────────♡♡────────


Flor de Rosmaninho
────────♡♡────────


cozinhar.nunca.foi.tao.facil
Tarte de Maçã Rustica
────────♡♡────────


Da Horta para a Cozinha
Bolo de Maçã com Ricotta
────────♡♡────────


Flor de Rosmaninho
Bochechas de Porco com puré de Cenoura e Maçã Bebada
────────♡♡────────


Receitas da Belinha Gulosa
Tartes folhadas de maçã
────────♡♡────────


tu.ti.fruit
────────♡♡────────


Flor de Rosmaninho
────────♡♡────────


o,livemariavinhasdebarro
────────♡♡────────


7 grama de Ternura
────────♡♡────────


ana.spoonfulofph
────────♡♡────────


o.libe.mariavinhasdebarros
────────♡♡────────


Rosarinho.allen
────────♡♡────────


Cookinglikeamom
────────♡♡────────


sweetmoodinspirations
────────♡♡────────


A pimenta Rosa 
Bolo de Maçã e crumble
────────♡♡────────


Anaritarainho
────────♡♡────────


aquihagatofood
Tarte Tatin
────────♡♡────────


Terra e Sabor
Bolo Vegan de Maçã 
────────♡♡────────


Sweet Gula 
────────♡♡────────


Elisa Patisse
Bolo Invisivel de maçã
────────♡♡────────


Intrusa na Cozinha


Flor de Rosdmaninho
────────♡♡────────