Risotto! Um prato de conforto, pelo menos na minha opinião. Sou grande fã de risottos. E por isso hoje trago um dos meus preferidos. O Nero di Sépia com frutos do Mar. A tinta de choco não é fácil de se conseguir, a não ser que se compre o choco sem limpar com a tinta e retirar com os devidos cuidados. Mas recentemente o Lidl teve a semana de Itália e lá estava ele.
Umas caixinhas com arroz para risotto e um saquinho com tinta. Claro que trouxe , mais que uma sim, confesso. Degustar este risotto é uma viagem à praia,às férias. Fica incrível e pronto com camarão, fica difícil falhar, não é? Deixo aqui a receitinha e se forem fãs de risotto e mariscos, experimentem e eu prometo que não se vão arrepender.
Ingredientes
15 g de tinta de choco
2 dentes de alho
200 g de arroz carnaroli
Queijo parmesão ralado
1 colher de sopa manteiga sem sal
200 g de arroz carnaroli
Queijo parmesão ralado
1 colher de sopa manteiga sem sal
Cebola branca picada;
Sal qb
Vinho branco qb
Sal qb
Vinho branco qb
caldo de camarão qb
1 malagueta
500 ml de vinho branco (para o fumet)
800 gr de camarão
8 pontas de perna de polvo
Preparação
Comece por tirar a casca e cabeça do camarão, reserve para fazer o caldo.
Coloque as cascas e as cabeças com o vinho a cozinhar até começar a ferver , deixe alguns minutos e desligue, com a varinha mágica triture um pouco. Coar as cascas e reservar o caldo, junte a tinta de choco aqui no caldo.
De seguida tempere os camarões com sal, sumo de limão e um pouco de alho esmagado, reserve.
Leve o camarão a fritar em azeite e malagueta, no tacho onde vai fazer o risotto.
Quando estiverem cozinhados dos dois lados bem rosadinhos, retire e reserve.
No mesmo tacho coloque a cebola e o restante do alho para cozinhar, sempre com o cuidado de mexer, para não queimar. Refresque com um pouco de vinho branco e deixe o álcool evaporar. Acrescente o arroz e vá mexendo sempre, acrescente o caldo lentamente até o arroz estar cozinhado cerca de 20 minutos, mais coisa menos coisa. Ajuste de sal.
Por fim acrescente o camarão partido em pequenos pedaços, uma colher de sopa de manteiga e o queijo ralado de preferência ali na hora . Coloque as pontas do polvo e sirva com um pouco mais de parmesão ralado por cima.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita!