Dióspiro!
Fruta de Outono por excelência.
Sou decididamente uma pessoa de Outono. Adoro os frutos de Outono e considero-me uma pessoa abençoada porque vivo numa pequena cidade mas confesso que não a vejo como tal. Para mim ainda é uma vila / aldeia. E mais sorte ainda por trabalhar numa aldeia ainda muito rural.
E isso é tão bom. Há uma partilha tão grande de produtos sazonais e não tem nada melhor que isso.
E no meu meio século de vida , pela 1º vez eu tive que comprar dióspiros. Fui resiliente, confesso. Mas tive que ceder se os queria comer este ano. Aqui na zona foram mesmo muito poucos, até a minha vizinha que todos os anos me deixa um tabuleiro deles no muro, este ano não teve. Acho que os diospireiro fizeram greve este ano.
Em outros anos ficam sem folhas e carregados de diospiros, este ano tem um ou dois , que são, o regalos dos pardais. É justo. 💚
Então pela primeira vez, que eu tenha memória, comprei dióspiros no supermercado, dos molinhos e o caqui conhecido como o diospiro maçã.
Esse que também desidratei. . E deixem- me dizer-vos que fica mesmo muito bom, adorei!
Tudo que precisa
Dióspiro, uma mandolina e uma máquina de desidratar.
É só laminar os dióspiros com ajuda da mandolina, fica um corte certo e perfeito, espalhar sobre os tabuleiro e deixar desidratar por cerca de 7 a 8 horas, guardar um frasco de preferência hermético.
Pronto! Só tem um problema: come-se demasiado rápido.
Cuidado vicia!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita!