terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Lombinho de Porco com molho de Pera e Queijo azul

Ora aqui está uma receita que me preenche as medidas no palato. Adoro a junção de fruta em pratos salgados. Adoro queijo. E quando se junta a bela carne de porco com a doçura e textura da pera e claro a cremosidade e sabor forte do queijo Azul. Temos uma combinação bombástica, para um prato delicioso, uma refeição para um almoço de domingo. Porque não pode ter pressa tanto a fazer como a comer. É um prato para degustar, na companhia de um bom vinho.

 Do Douro de preferência. Este lombinho de porco com  molho de pera e queijo azul, Receita do Luís Miguel costa. Uma delicia, acreditem um prato simples mas que reúne tudo para ser um sucesso na mesa. Uma refeição de grande conforto agora no Inverno. Um prato a repetir mais vezes na minha cozinha, isso é garantido. 

Ajustei a receita um pouco ao meu palato e gosto pessoal.
Mas a inspiração vem daqui↠ Luis Miguel Costa



Ingredientes
1 pera por pessoa 
1 lombinho de porco
200 ml de natas
Azeite q/b
80 gr de queijo Azul (usei Roquefort)
1 cebola 
2 dentes de alho
1 malagueta
Agua q/b 
Vinho branco q/b
Sal q/b

Preparação 
Pique a cebola, o alho e a malagueta bem miudinho, leve ao lume com azeite até ficar macio sempre a mexer. Refresque com vinho branco. 
Corte a carne às fatias e coloque na sertã a cozinhar, corte  as peras a meio (não retirei caroço) junte as natas e o queijo e deixe cozinhar em lume brando. Pode juntar um pouco de agua ou vinho branco, cozinhar com mais molho. Para carne não secar tanto. Ajuste o sal, mas lembre que queijo já é um pouco salgado.
Retire a carne e as peras para uma travessa e passe a varinha mágica no molho, até ficar bem cremoso regue a carne e sirva. Acompanhei com arroz branco de amêndoa.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!