domingo, 1 de maio de 2022

Maio é mês de leguminosas!


Leguminosas é o (os) ingrediente escolhido para o mês de Maio, ou seja, temos aqui um grande leque de deliciosas opções. Muito versátil na cozinha e também muito importante na nossa saúde. Abaixo tem um pouco sobre a importância das leguminosas na nossa saúde  e o link direcionado para artigo completo sobre a importância das leguminosas.
Por isso desafio-te, junta-te a mim e á Martinha, nesta deliciosa viagem com leguminosas durante um mês inteirinho.


Artigo: A importância das leguminosas na alimentação, nutrição e promoção da saúde

O Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Ricardo Jorge avaliou a contribuição de diferentes tipos de leguminosas para suprir as recomendações nutricionais. Resultados mostram, por exemplo, que o consumo de 100 gramas de feijão manteiga, preto ou de ervilhas suprem mais de 30% da recomendação de ingestão diária em fibra.

Este trabalho indica também que mesma quantidade destas leguminosas garante 19% da ingestão proteica e no caso da soja 30% da ingestão em zinco, magnésio e fósforo. Os autores do estudo sublinham, ainda, que por serem isentas de glúten as leguminosas podem constituir, para os doentes celíacos, excelentes alternativas alimentares, nomeadamente na substituição de farinhas em produtos de panificação.

Estudos epidemiológicos comprovaram que o consumo de leguminosas pode diminuir em 22% o risco de doença coronária por diminuição dos fatores de risco, por melhoria do perfil lipídico, diminuição da pressão arterial, da atividade plaquetária e da inflamação. Pelas suas caraterísticas demostram possuir um importante papel, nomeadamente, na prevenção de diversas doenças crónicas como a diabetes mellitus, na doença celíaca e na redução do risco de obesidade e doença cardiovascular.
Se quiserem saber mais tem aqui o link com artigo na integra, muito interessante.

Por isso este mês podemos cozinhar com: feijão, grão, lentilha, soja, tremoço, amendoim, favas e ervilhas. Opções não vão faltar. 

 


E assim, deixo de novo o convite: juntem-se a este desafio e, até ao último dia do mês de Maio, inclusive, tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias… A única regra é que tenha uma leguminosa e a valorize enquanto ingrediente!

 

Como participar:
Deixem o link da publicação da vossa receita como comentário neste post. Se não tiverem blogue podem enviar-me um mail com a receita e uma foto e eu farei a sua publicação, com os devidos créditos.


Sugestões para as redes sociais:
No Facebook, sugiro que mencionem a rubrica identifiquem o anfitrião no post das vossas receitas; dessa forma estarão a divulgar o desafio e conseguimos melhor acompanhar as vossas participações.

No Instagram,sugiro que utilizem a hashtag #oingredientedomes e que marquem o anfitrião (neste caso em concreto, @florderosmaninho )

E deixo também aqui o selo para colocarem nas vossa publicações com, as meninas do mês:

 Leguminosas


 



 

4 comentários:

  1. passando para desejar uma optima semana bjs saude

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, querida Elsa! Esqueci de partilhar a minha primeira participação aqui, faço-o agora. Beijinhos https://www.tripeiranacozinha.net/2022/05/talharim-parisiense-do-jota.html

    ResponderEliminar
  3. Olá. Eis a minha participação no desfio deste mês (não estava fácil) http://www.oretirodasuspiro.pt/2022/05/ervilhas-com-ovos-escalfados.html
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Mais um participação na rubrica https://www.tripeiranacozinha.net/2022/05/a-minha-feijoada-transmontana.html

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!