sábado, 12 de fevereiro de 2022

Tarte de Queijo Espanhola com caramelo salgado de laranja e conhaque!!






Tarte de Queijo Espanhola ou Tarte Basca!!
Bem só vos digo que é uma delicia. Confesso que já faço esta tarte algum tempo mas nunca aqui a  tinha colocado.
Nunca calhou e hoje foi o dia.   Uma tarte ou pudim onde  a base é de queijo tipo philadelfia, muito bom. De origem espanhola. Comi pela 1º vez em Espanha num período de ferias, claro que logo a fui pesquisar e faz parte das sobremesas de dias de festa, cá por casa. Esta é co laranja que lhe passa aquele acidez citrica maravilhosa.
Uma receita espanhola  que fez grande furor nas redes sociais.  o que não foi difícil de encontrar bastante conteúdo sobre esta deliciosa tarte, deixo aqui um pouco da  minha pesquisa: Tarta de Queso Basca 
Adaptei receita a minha medida. Só vos digo, não deixem de testar, vale mesmo a pena. Eu junto-lhe frutas e um caramelo salgado de laranja e conhaque . Que a eleva um pouco mais no palato. Acidez da laranja é perfeito com o doce da tarte.



 
Ingredientes para tarte
450 gr de queijo tipo Philadelphia 
200 gr de açúcar amarelo
1 pitada de sal
4 ovos
200ml de natas
1 colher de sopa de farinha (15 a 20 gr)

Ingredientes para caramelo
200gr de açúcar branco
sumo de meia laranja
200ml de natas 
Uma pitada de sal
Um shot de conhaque 

Guarnição 
Laranja natural

Preparação Método Tradicional
Pré aquecer o forno a 200ºC.
Forre uma forma com fundo amovível com papel vegetal, fundo e laterais deixando o papel na lateral mais alto que a forma.
Depois numa batedeira bater, em velocidade media baixo, o açúcar com o queijo ate obter um creme macio e homogéneo. Juntar o sal.
E com a batedeira a bater junte os ovos 1 de cada vez deixando bater um pouco entre cada adição de ovo. Juntar as natas sempre com batedeira a bater medio baixo. Por fim a farinha peneirada envolver delicadamente e passar para a forma. Levar ao forno a cozer entre 30 a 40 minutos, ate superfície ficar douradinha a gosto, poderá ter que tapar com um pouco de prata para não queimar demasiado.  O centro parece liquido mas depois de fria enqueija.
Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma. Só desenformar em frio.

Preparação robot de Cozinha (termomix)
Pré aquecer o forno a 200ºC.
Forre uma forma com fundo amovível com papel vegetal, fundo e laterais deixando o papel na lateral mais alto que a forma.
Coloque a borboleta no copo, junte o açúcar e o queijo a bater 3 mint/vel.3
Sem parar de bater, sempre com borboleta , junte o sal, os ovos um de cada vez pelo bocal deixando bater 30 segundos entre cada adição de ovo. Depois as natas sempre a bater com borboleta. E por fim a farinha peneirada envolvendo cuidadosamente a mão e passar para a forma.
Levar ao forno a cozer entre 30 a 40 minutos, ate superfície ficar douradinha a gosto, poderá ter que tapar com um pouco de prata para não queimar demasiado.  O centro parece liquido mas depois de fria enqueija.
Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma. Só desenformar em frio.

Preparação caramelo salgado
Coloque num tacho o açúcar assim que ganhar uma cor ambar escuro junte as natas, com cuidado para não se queimar, o sumo de laranja sempre a mexer e o shot de conhaque. sempre a mexer, por fim o sal a gosto. Deixe arrefecer por completo.

Empratar a nossa tarte
Coloque a tarte num prato de servir.
A tarte depois de fria baixa um pouco formando umas pequenas rugas e uma ligeira cavidade no topo, encha com caramelo salgado, coloque gomos de laranja de preferência sem pele e mais caramelo. E delicie-se com esta tarte que nos chega aqui dos nostros hermanos! 





Fevereiro é mês de...




1 comentário:

  1. Olá Elsa! Que linda e gulosa está essa tarte, não conhecia essa receita mas adorei.

    Bom fim de semana! Beijinhos

    https://www.tripeiranacozinha.net/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!