quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Mousse de Chocolate com Chips de laranja!


Mouse de chocolate! É aquela sobremesa clássica que nunca sai de moda, nunca sai da mesa seja em casa ou restaurante. Tem sempre! Ora mais caseira, mais saudável ou até mesmo aquela instantânea de pacote. 
Aquela sobremesa que tem sempre em restaurante. Aquela sobremesa que nos salta logo quando temos visitas para almoço ou jantar, não é?
Quase impossível de falhar.
E esta mousse, é...  A mousse! Com ovos, manteiga, açúcar, glutem tudo a que tem direito e que todos tentam manter longe. Mas um dia não são dias. E depois não precisamos comer um balde, reduzimos na quantidade mas ganhamos em sabor. 
Aquela mousse que comíamos em miúdos, quando não tínhamos conhecimento sobre,  todo o tipo de intolerâncias que nos foram chegando ao longo dos anos. 
A mousse que nos trás lembranças no paladar, quando a colher entra na boca e faz magia no palato. A mousse que cortou o raciocínio da Laurinha, que estava a falar e quando meteu a colher na boca murmurou... "hummm"
E não tem nada melhor que saber que provocamos esta sensação em alguém que gostamos. Não concordam comigo?
Esta mousse básica,  receita antiguerrima foi a sobremesa de um almoço de amiga de longa data. Aquelas amigas que são irmãs do coração. Aquelas amizades que podemos estar meses sem estarmos juntas. Mas não notamos diferença alguma parece que foi ontem que tomamos um cafezinho. Amizade sem cobranças, estamos ali sempre que é preciso. Para apoiar, para rir, para chorar, para confortar, para estender uma maquina de roupa, para abraçar sem perguntar por que ou para quê, para (insultar, muito carinhosamente) para tudo que for preciso. Amizade de verdade💗
Obrigada! Por estarem ai. Vocês sabem quem são! 💗💗💗💗

💗💗Um brinde a nós!💗💗



Ingredientes
200 gr de chocolate 70% cacau
6 ovos
130 gr de açúcar
150 gr de manteiga com sal

Preparação Método Tradicional
Separe as gemas dos ovos. Bata as claras em castelo e aos poucos adicione o açúcar, assim que estiver bem firme, reserve. 
Derreta o chocolate em banho maria, junte a manteiga aos pouco e mexa muito bem para que fique um creme homogéneo. Retire do lume e uma a uma incorpore as gemas mexendo com uma vara de arames muito bem entre cada adição de gema. Por fim envolva delicadamente com as claras em castelo.
Passe para taças onde vai servir e leve ao frigorifico no mínimo por 2 horas.
Decore com uns chips de laranja e sirva!

Preparação Robot de cozinha (Thermomix)
Pese e pulverize o açúcar, reserve.
Coloque a borboleta, as claras e bata-as em castelo vel.4/ assim que começarem a ficar firmes, pelo bocal vá juntando o açúcar. Estando bem firmes retire do copo e reserve. 
Sem lavar o copo coloque lá o chocolate em pedaços, de uns toques de turbo. 
Com ajuda da espátula desça o chocolate que esta nas paredes do copo.
Junte a manteiga, programe 4 min/vel.2/80ºC.
Verifique se a manteiga e o chocolate estão bem emulsionados. Programe vel.3/ agora sem temperatura, só a residente no copo,  vá juntando as gemas uma a uma. Sempre com a maquina em movimento. 
Por fim junte o creme do chocolate com as claras reservadas, com ajuda da espátula envolva cuidadosamente, ate obter a mousse bem homogénea. Passe para taças onde vai servir e leve ao frigorifico no mínimo por 2 horas.
Decore com Chips de laranja e sirva!




Receita para os Chips: Chips de Laranja!

E como laranja combina na perfeição com chocolate. Aproveito para fazer mais uma homenagem á nossa Rainha 




1 comentário:

  1. Deve ser uma delícia!
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!