Pão de Deus!




E já estamos no fim de janeiro! O tempo passa tão rápido, alguém sabe como desacelerar o tempo?
Precisa-se urgentemente. Os dias passam num estalar de dedos, as semanas a voar e os meses ups, já terminou?! Verdade estamos em 2022 e o janeiro já esta fora. Fevereiro já é amanha!! Este inverno foi, não foi. Não sou adepta de frio não prefiro dias quentes de sol, sim é verdade. Mas o Inverno também tem seus encantos e este ano mal os percebi. Tarda nada temos ai a Primavera a porta com suas cores lindas e vivas. E o Inverno passou despercebido sem seu branco imaculado, dias cinzentos carregados de bancos de nevoeiro, o estalar do gelos nas folhas congeladas caídas pelo chão da montanha quando as piso. Sim gosto, gosto muito, este ano teve pouco muito pouco. Só só eu achar que algo está mal, que as coisas estão a mudar? já não temos estações como no meu tempo de criança. Que quase todos os anos tinha 1,2 ou 3 dias em que eramos brindados com um pequeno nevão. Em que brincávamos na neve fazíamos bonecos de neve, guerras de bolas de neve. Tenho saudades desse tempo. Onde praticamente só percebia o Inverno e o Verão. a Primavera e Outono passavam mais despercebidas. Agora o que se impõe é Primavera e Outono. Dias amenos sem frio excessivo e sem aqueles dias de calor doido que não deixava ninguém dormir. Que ficava na rua a brincar até altas horas da noite. E recolhia a casa, obrigada e chateaderrima com a minha mãe. Que depois da meia noite não facilitava nada. Esta bom quente e os amigos todos na rua a brincar, bolas.
Agora vejo-me a procurar sinais de Inverno que tarde nada vai-se embora e eu mal o percebi. Vai embora com o Janeiro... 
E leva consigo estes pequenos atos do frio, do gelo, do Inverno. Que sim é lindo tem seus encantos. Só temos que saber olhar, desfrutar de coisas assim pequenas mas deliciosamente belas. 
E assim agradeço, agradecemos eu e minha querida Marta as participações que durante o mês de Janeiro , nos foram chegando! Muito obrigada e contamos com vocês  agora no próximo ingrediente do mês, sai já amanha!  



E por falar em beleza, alinhem comigo. Depois de passeio pela serra a ver estes pequenos tesouros da Natureza. Chegar a casa e meter no forno um tabuleiro destes maravilhosos Pão de Deus que cozem no tempo de um banho e troca de roupa . Comer com um chávena de café, ainda morno. É muita beleza 😉
Desacelerar um pouco a ver se o tempo volta a um ritmo mais lento, ao ritmo de quando era uma criança ♡ ♡ 


 
Ingredientes para o brioche
330 ml de leite
90 gramas de açúcar amarelo
8 gramas de levedura
510 gramas de farinha de trigo
5 gramas de sal
85 gramas de manteiga
açúcar em pó q.b
Ingrediente para cobertura 
1 ovo
2 gemas
250 ml de leite
40 gramas de farinha
90 gramas de açúcar amarelo
250 gramas de coco ralado
Preparação método Tradicional                                                      Comece pela massa de brioche. Coloque todos os ingrediente exceto a manteiga e com a pá de amassar, amasse cerca  de 5 minutos. Durante este tempo de amassar comece lento e vá aumentando velocidade ate ao maximo no ultimo minuto. A manteiga também é acrescentada aos poucos nos últimos 4 minutos. Leve a massa ao frio durante uma hora. 
Passada essa hora retire do frio e divida a massa em bolinhas idênticas em peso, ente 60 a 80 gr cada. Coloque no tabuleiro que os vai levar ao forno, forrado com papel vegetal. E deixe alevedar a temperatura ambiente até dobrarem de tamanho. Entretanto trate da cobertura
Preparação Robot de cozinha                                                    Coloque no copo o leite, açúcar e a levedura, programe 3mint/37ºC/vel.2. Junte a farinha, sal e manteiga e programe 4mint/vel. espiga. Leve a massa ao frio durante uma hora.
Passada essa hora retire do frio e divida a massa em bolinhas idênticas em peso, ente 60 a 80 gr cada.
Coloque no tabuleiro que os vai levar ao forno, forrado com papel vegetal. E deixe alevedar a temperatura ambiente até dobrarem de tamanho.

 
Entretanto trate da Cobertura de coco
No copo limpo colocar todos os ingredientes exceto o coco. Programar 15 seg/vel.4 depois 10 mint/90ºC/vel.3.
E por fim o coco, envolver 15 seg./vel.3 colher inversa.
Deixe arrefecer um pouco.
Coloque a cobertura de coco por cima dos brioches, a tapar a base (seja generosa)😍

Leve ao forno pré aquecido a 180ºC 20 a 25 minutos, até ficarem cozidos, douradinhos. Deixe arrefecer um pouco e polvilhe com açúcar em pó.
Agora só degustar em frente a lareira de preferência.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!