quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Camarão ao molho de Coco, com puré de Manga, coentros e Lima!





Olá como estão? Espero que bem. Hoje trago uma receita que é perfeita para um jantar romântico. Um jantar a dois. Em família. Com amigos. Ok, como quiserem. 
Só para si... porque não?
Eu como sou menina para fazer apena para mim, a minha melhor companhia.   💚 Eu 💚
Esta semana debati-me mais do que uma vez com este tema. Ah, só para mim eu não cozinho. Não sujo louça, não me dou ao trabalho. Passo com qualquer coisa, uma sandes, um chá com bolachas, etc. E eu penso assim. Então se faço para outros, família e  amigos. E não quero ficar mal, gosto de ser elogiada claro. Então e eu? Não mereço algo bom bonito? SIM, com toda a certeza. Fazer apenas para mim, sujar louça, ter trabalho...Claro que SIM. É para mim, a melhor companhia que posso ter, a minha. 
Mas por acaso não foi o que aconteceu aqui. Esta maravilhosa refeição foi em conceito de amizade. Com uma amiga, uma irmã de coração, aquela família que somos nós que escolhemos ter perto de nós de nossa vida. Aqueles  amigos 💛 
E como já andava com vontade de testar esta receita algum tempo, mas nunca se tinha proporcionado. E foi o "Ingrediente do Mês" que decidiu o momento.

O Coco 
Leva coco. É o Mês do coco, pronto decidido.
Um almoço fantástico numa companhia ainda mais fantástica. Onde se brindou a Amizade, Saúde, Serenidade e a Sonhos. Porque o Sonho comanda a vida.
Coisas simples mas de grande valor.  Mas é como vos digo uma receita para fazer muitas mais vezes, porque ficou ali em cima, no top das preferências. E como sabem eu adoro mariscos no seu geral. Este camarão, grandinho é sempre muito bem recebido pelo meu palato. Não é uma receita muito demorada, faz-se em cerca de 20 a 30 minutos, bem organizada claro.  Não deixem de a testar, se gostam de marisco. Eu prometo que não se vão arrepender. 
Façam para vocês, como se fossem uma visita super importante. Uma mesa bonita um vinho de vossa preferência. Um pouco de mimo e atenção para a nossa pessoa.  Porque nós também merecemos. E ninguém melhor que nós mesmo, para saber exatamente aquilo que mais gostamos.  Um brinde a nós, a nossa pessoa. 
E assim deixo aqui no  Flor de Rosmaninho esta deliciosa receita com Coco








Ingredientes para 2 pessoas
12 a 14 camarões grandes, selvagens de preferência
Manteiga q/b
5 cm de gengibre
1 dente de alho 
Azeite q/b
mel q/b
1 malagueta
Molho de soja q/b
Raspa e sumo de 1 lima
Leite de coco q/b
sal Q/B
Coentros picados Aromáticas Vivas

Ingredientes para o puré de Manga
1 manga madura mas firme
Sumo de 1 lima
coentros frescos picados

Preparação
Comece por tirar a casca do camarão mas deixando a cabeça e rabo tempere com uma pitada de sal e sumo de lima ou limão, reserve.
Numa sertã grande  coloque uma colher de chá de manteiga , um fio de azeite, o dente de alho picadinho bem miudinho, a malagueta tb bem picadinha e o gengibre ralado. Assim que a manteiga começar a derreter coloque os camarões a fritar. Assim que ficarem rosa vire-os de outro lado e junte raspa e sumo da lima, molho de soja mel e o leite de coco e deixe cozinha reduzir o molho em lume alto mais 5 minutos. Ajuste de sal a gosto, cuidado. Já estavam temperados e a soja salga um pouco. ( Eu aqui, não usei mais sal, estava no ponto) Coentros picados para cima... e desligue fogão.

Entretanto vamos ao puré de manga
Descasque uma manga parta em pedaços coloque dentro de um robot de cozinha sumo de lima e os coentros  triture tudo a gosto, mais ou menos cremoso eu deixei ainda com pedacinhos (textura)
Coloque os camarões numa travessa, molhinho que ficou na sertã e seja 
generosa (o) com  o puré de manga. E eu prometo que não se vão arrepender. 
E acompanhei estes deliciosos e refrescantes camarões, com um arroz cremoso    de coco e lima.

Arroz de coco e lima
Como faço, super simples
Escolha uma medida, uma chávena por exemplo
1 chávena de água
1 chávena de leite de coco
1 chávena de arroz agulha
1 lima com as pontas cortadas e dividida em 4
Sal q/b

Colocar a agua, o leite de coco e sal num tachinho ao lume, assim que começar a ferver junte o arroz a lima e tempere de sal deixe cozer por 15 a 20 minutos. Esta pronto. 
Usei a regra da medida 1 de arroz 2 de liquido. Mais simples impossível.

Arroz de coco e lima no Robot de cozinha
Colocar o arroz a lima partida  e sal no cesto  400gr de leite de coco e 400 gr de agua. Programar 20 mint/ vel4 100ºC. Pronto 

Notas: Esta receita foi inspirada aqui: Delicious Wholesome Family
A manga descasquei mas não tem necessidade disso bem lavada pode-se usar com a casca, fininha e perfeitamente comestível. Lembrem-se sustentabilidade & desperdício Zero
Nesta receita contei com apoio e qualidade de   Aromáticas Vivas







3 comentários:

  1. Deu vontade de provar!
    Passei para desejar uma excelente e feliz fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Opá... comigo estava em boa companhia e eu tinha provado essa delícia. Camarões,gosto taannto,de qualquer maneira,mas esses têm muito bom aspecto.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!