domingo, 21 de julho de 2019

Cataplana de peixe e marisco, do meu jeito!


Cataplana de peixe e marisco um prato tão típico das zonas marítimas de Portugal. Um prato que se come muito bem, em varias zonas do nosso pais.

Peixe com mariscos combinam muito bem e a cataplana é  um prato lindo para se receber visitas fica muito bem numa mesa. Que se  faz praticamente sozinha, basta preparar fechar e levar a lume brando tão simples quanto isso.
Então hoje a sugestão que vos trago é esta maravilhosa cataplana de peixe e marisco, com cheiro a mar e verão! Um prato que faz lembrar as ferias, quando passadas numa zona de mar. De preferência  numa vila piscatória com um mercado de peixe, onde todos os dias bem cedinho chegam os barcos, depois de uma madrugada de faina com o pescado. Adoro aquele frenesim da chegada dos barcos, as mulheres ali a conversa umas com as outras enquanto esperam os maridos chegarem com o barcos, as gaivotas também sabem que vai ter uma refeição grátis. Os turistas ali a volta atrapalhar com câmara fotográfica  e telemóveis em punho, prontos a registar tudo. É verdade que só atrapalham  o trabalho dos pescadores. As manobras dos  tractores que tem que entrar na praia para, que com seu mecanismo hidráulico puxem as redes carregadas de peixe, vi-vinhos a saltar ainda na rede, a variedade de peixes que aquelas redes trazem, só visto mesmo. Ali mesmo o peixe é separado por espécie e tamanho, colocado em tabuleiros, balseiros e dali vai directo para lota.  
Agora é mais difícil de ver, de se conseguir comprar ali mesmo na praia o peixe, mas de vez em quando lá se consegue.  
Eu sou uma privilegiada, pois já acompanho estas lides desde tenra idade e tenho ainda bem gravado na minha memoria, de as redes carregadas de peixe serem puxadas por  carros de Bois. Sim é verdade, em Espinho cheguei a ver isso pela mão do meu avô, adorava. Agora usam tractores, bem mais pratico. Mudam-se os tempos mudam-se os métodos.
Mas é sempre espectáculo que não me canso de ver, muito bonito.
Então pergunto eu agora tem coisa melhor que esperar os barcos chegarem, comprar ali peixes variados, passar ao lado no mercado comprar uns mariscos e fazer uma deliciosa Cataplana? Isto para não falar nas memórias que todo este processo me trás. Uma nostalgia, uma saudade boa, das pessoas que me  marcaram a vida. E ter vontade de passar, de contar como era antes, aos mais novos... ah é tão bom ter este Amor num prato que confeccionamos para aqueles que nos são queridos. Cozinhar com Amor!
Pronto já chega de nostalgia. Vamos a receita, simples, com sabor e muito...
                                       ♥️ Amor ♥️ 



Pesca por Arrasto!



Ingredientes 
200 a 300 gr de Tamboril
200 a 300 gr de Cação 
200 a 300 gr de Raia 
200 a 300 gr de Cherne
300gr de camarão 
400gr de ameijoas
1 pimento vermelho
1 pimento verde
2 tomates bem maduros
2 cebolas
1 malagueta
coentros q/b
4 dentes de alho
1 batata por pessoa 
Flor de sal q/b
1 folha de louro
50 gr de toucinho fumado
1 copo de vinho branco 

Preparação 
Comece por amanhar os peixes, partir as postas,tempere com um pouco de flor de sal e reserve.
Descasque as batatas e corte as rodelas com cerca de 1 cm de espessura, corte os pimentos as tiras, as cebolas as rodelas reserve também. Pique e esmague com as mão os tomates.
Agora montar a cataplana.
Coloque no fundo da cataplana o tomate esmagado 1 dente de alho esmagado tombem o toucinho partido aos cubinhos, a cebola as rodelas, um pouco doa pimentos dos pimentos, folha de louro, a malagueta e as batatas, flor de sal. Mais um pouco de pimentos e cebola, peixe, pimentos e os restantes dentes de alho as camadas, regue com o vinho branco e coloque o azeite também só no fim por cima assim ele percorrerá todas as camadas. Por fim uns ramos de coentros feche a cataplana e leve ao lume, brando cerca de 20 minutos. 
Terminado os 20 minuto abra cataplana com cuidado para não se queimar com o vapor. E coloque por cima o camarão e as ameijoas mais una raminhos de coentros rectifique o tempero, volte a fechar cataplana e deixe cozinhar mais 5 a 10 minutos o tempo necessário para ameijoas abrirem.
Sirva com um vinho branco bem geladinho, Verde para mim e desfrute de uma bela refeição com sabor a Mar e Ferias.





Bom Apetite!


2 comentários:

Obrigada pela visita!