Hambúrguer de Feijão com Cebola Caramelizada!


Hambúrguer no pão tem alguém que não goste?
Háhh... duvido! 
E em casa é sempre mais saudável, e uma refeição mais descontraída com direito a toda a quantidade de molho que queremos, ponto. E os miúdos adoram estas refeições.
E graúdos também. Esta é o tipo de refeição que eu associo a uma bela caminhada e um bom par de quilómetros em plena comunhão com a Natureza. Subir, contornar uma montanha de mochila as costas e levar lá dentro uma sandes destas? Bem uma ou duas, até três  se comem bem, afinal caminhar abre o apetite. Ai por favor que chegue rápido hora de almoço! 
Mas as chuvas ainda por aqui andam e parecem que não se querem ir embora, para minha grande tristeza. 
Então com se costuma dizer se não tens cão caça com gato.
Ou seja, fazemos o hambúrguer para jantar em casa a mesa, até é melhor a batata é doce, feita em casa, em forma de Chips.
Perfeito não acham?
E estes meninos (hambúrguer de feijão) foram feitos em 2 versões com carne e sem carne, tem lá em casa um Piqueno ❤️ que podia não gostar mas gostou, lindo menino.
Não é que eu queira deixar a carne de vez porque eu até gosto, sim confesso gosto e muito.
Mas quero reduzir muito o seu consumo.
Então ontem foi o dia de começar com novas possibilidades.





Ingredientes para hambúrguer com e sem carne 
400gr de feijão vermelho já cozido
Alho em pó Q/B
Salsa seca Q/B
Flocos de aveia Q/B
1cebola 
Azeite Q/B
200gr de carne picada


Ingredientes para cebola caramelizada
3 cebolas
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Azeite Q/B
Pão de hambúrguer ou outro a escolha
Rúcula
Folhas de Azedas
Queijo fatiado
Batata doce
Maionese de alho e coentros


Preparação de Hambúrguer de feijão
Escorra a agua do feijão e coloque numa taça e com ajuda de um garfo esmague, não precisa de ficar muito bem, para ter um pouco de textura, reserve.

Numa sertã leve ao lume a cebola picada com azeite a saltear , assim que estiver macia retire e junte ao feijão tempere com alho em pó e salsa seca. Vá juntando os flocos de aveia até ter uma textura fácil de moldar pequenas bolas, depois achate e de forma de hambúrguer leve a grelhar a gosto.
Não adicione sal o feijão já contem.


Preparação  de Hambúrguer de feijão com carne
Escorra a agua do feijão e coloque numa taça e com ajuda de um garfo esmague, não precisa de ficar muito bem, para ter um pouco de textura, reserve.

Numa sertã leve ao lume a cebola picada com azeite a saltear , assim que estiver macia retire e junte ao feijão e a carne picada tempere com alho em pó e salsa seca. Vá juntando os flocos de aveia até ter uma textura fácil de moldar pequenas bolas, depois achate e de forma de hambúrguer leve a grelhar a gosto.
Não adicione sal o feijão já contem.

Preparação da cebola caramelizada
Com ajuda de uma mandolina corte as  cebolas em rodelas finas, leve a um tacho com um fio de azeite deixe cozinhar uns minutos junte o açúcar e o vinagre balsâmico deixe cozinhar até ficar bem macia, reserve.

Lave muito bem as batatas e com ajuda novamente da  mandolina corte as batatas em chips frite em óleo bem quente.
Monte o hambúrguer a gosto! 
Eu usei maionese de alho e coentros, rúcula e folhas de azedas. O hambúrguer com uma fatia de queijo por cima, esta que coloquei ainda na sertã para derreter um pouco cebola caramelizada por cima, em pão de alfarroba e quinoa, uma delicia!
Acompanhei com batatinha doce em chip e a maionese claro.

Nota importante: Aqui nesta receita apresento 2 tipos de hambúrguer um com carne, outro sem e sem adição de sal, usei feijão de compra já contem sal.






Bom Apetite!


2 comentários:

Obrigada pela visita!