segunda-feira, 25 de junho de 2018

Pão de espelta com Alfarroba, sementes de Chia e Azeitona Preta.


Pão feito em casa pode ter coisa melhor? Se calhar sim mas pãozinho fresco acabadinho de sair do nosso forno, da nossa cozinha... Ohh delicia.É das coisas que mais gosto de fazer amassar á mão, vê-lo crescer e depois o cheirinho que fica pela casa uma verdadeira delicia. Por mim fazia todos os dias mas sabendo, que não tinha como o escoar diariamente mas lá o vou congelando. E assim tem sempre pão na arca congeladora de casa.
Este receita veio directa da pagina CakeDiction Da querida Ana Rama uma pagina que vale a pena visitar, cheia de delicias.
Tem uma ou outra coisita a mais ou a menos para ir ao encontro de meu humilde palato.
E como já perceberam foi o pão a minha escolha, porque pão lembra me Pic Nic e num Pic Nic tem que ter sempre pão. Imaginem comigo uma serra coberta de flores e leve vegetação sem muito calor claro para não torrar loll.
Sem muita gente a volta... quem me conhece sabe que não sou adepta de multidões, faz me confusão muita gente junta. Mas adoro desfrutar da natureza com respeito por ela claro.
Lema deixar como encontramos. E este pãozinho só me leva para um Pic Nic  no campo, na serra onde quiser onde mais gostar.



Ingredientes
300 gr de água
1 colher de sopa de azeite
300 gr de farinha tipo (65)
200 gr de farinha de espelta
1 colher de sopa de farinha de alfarroba
1 colher de chá rasa de flor de sal
1 saqueta de fermento seco
1 colher de sopa de sementes de chia
100 gr de azeitona preta picada (sem caroço claro)

Preparação Bimby
Coloque a agua, azeite e flor de sal no copo da bimby programe 2 mint/37ºC/vel 2.
Coloque as farinhas o fermento , sementes e azeitona e programe 4 minu/vel Amassar. Retire para uma bacia tape com um pano e deixe levedar num sitio onde não tenha correntes de ar, por 30 a 40 minutos ou até dobrar de tamanho.
De a forma pretendida ao pão passe para um tabuleiro forrado com folha de papel vegetal de uns golpes por cima a gosto. leve ao forno pré aquecido a 200ºC leve também um pequeno tabuleiro com agua ao forno durante cozedura do pão para que a massa não fique demasiado seca.
Deixe cozer também 30 a 40 minutos ou até sentir aquele cheirinho delicioso a pão acabado de fazer pela casa, não tem como falhar ❤️

Preparação tradicional 
Tire a água já com um pouco de temperatura (morna) para uma bacia larga dissolva a flor de sal e junte azeite assim como as farinhas e fermento amasse com as as mão até obter uma massa bem elástica 10/ 15 minutos junte por fim as sementes e azeitona, volte amassar para incorporar tudo muito bem. Faça uma bola, tape com um pano e deixe levedar num sitio onde não tenha correntes de ar, por 30 a 40 minutos ou até dobrar de tamanho.
De a forma pretendida ao pão passe para um tabuleiro forrado com folha de papel vegetal de uns golpes por cima a gosto. leve ao forno pré aquecido a 200ºC leve também um pequeno tabuleiro com agua ao forno durante cozedura do pão para que a massa não fique demasiado seca.
Deixe cozer também 30 a 40 minutos ou até sentir aquele cheirinho delicioso a pão acabado de fazer pela casa, não tem como falhar ❤️






Sejam felizes façam mais Pic Nic desfrutem da Natureza
Aproveitem a vida, as pequenas coisas da vida ❤️



 Bom Apetite!



1 comentário:

Obrigada pela visita!