segunda-feira, 4 de junho de 2018

Francesinha...




Francesinha...
Quem não gosta!? Um prato bem tradicional do Porto. Onde a vedeta é o molho, que tem muitas receitas por ai.
Este aqui ficou muito bom, assou a ser o molho oficial aqui de casa.
Meu filho adora Francesinha passa a vida a pedir e claro que prefiro fazer em casa do que comer fora ou comprar o molho fora, ingredientes mais cuidados zero de adição de sal e sempre fresco. Já basta ser a bomba que é uma francesinha. Esta receita foi quase quase seguida a risca só acrescentei uma coisita ou outra. Receita retirada do Blog BIMBEXPRESS da minha querida Alexandra Abrantes.

Que gentilmente me mandou  quando eu disse: Meu filho quer francesinha manda ai tua receita...  Mas cuidado com estas maravilhas são verdadeiras bombas há que desgastar a seguir...Com uma boa caminhada nada de ficar no sofá...

Ingredientes Para Molho

50 gr de azeite
2 cebolas medias
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 a 2 malaguetas
2 caldos de carne
250 gr de de tomate bem maduro (Ou polpa de tomate)
100 gr de bife
2 rodelas de chourição
2 rodelas de salame
2 fatias de fiambre
1/2 liguiça
20 gr de molho Ingles
50 gr de Whisk ou  Brandy ou Rum
50 gr de vinho do Porto 
330 gr de cerveja
150 gr de vinho branco de boa qualidade
100 gr de água
30 gr de Amido de milho

Ingredientes Para Francesinha  por pessoa

2 fatias de pão de forma
1 bife fininho
1 salsicha fresca
1 linguiça 
1 fatia de fiambre 
1 fatia de queijo +4 para cobrir 
1 ovo estrelado

Preparação do molho em Robot de cozinha // Bimby

Coloque no copo a cebola,o alho e o azeite e pique 6 segundos, velocidade 5. Programe 7 minutos, temperatura 100°, velocidade 1.
Adicione os restantes ingredientes, excepto o amido de milho e a água e programe 20
minutos, temperatura 100°, velocidade 1.
Quando terminar junte o amido de milho, dissolvido na agua e programe 5 minutos,\ temperatura 100°, velocidade 1.
Retire a folha de louro e triture 1  minuto progressivamente nas velocidades 5-7-9 

Preparação método Tradicional

Comece por refogar em azeite a cebola picada e o alho e a malagueta.  Quando alourar junte a folha de louro o tomate e as carnes e o vinho deixe refogar uns 10 minutos. junte por fim a cerveja e restantes vinhos assim com  o molho ingles.
Deixe levantar fervura.  À parte dissolva o amido de milho  num pouco de água. Junte ao molho aos poucos até este adquirir uma consistência a gosto.Retire o tacho do lume, retire a folha do louro e com uma varinha mágica triture tudo.

Preparação da Francesinha
Comece por grelhar os bifes a seguir as salsicha fresca reserve. Leve o pão a torrar ligeiramente. Coloque sobre uma fatia de pão  o bife, o fiambre, uma ftia de queijo, a linguiça e a salsicha fresca. Coloque a outra fatia de pão e cubra com queijo. Leve a gratinar. 
Coloque no prato onde vai servir coloque um ovo estrelado em cima e cubra com molho. Acompanhe com batata frita a gosto.
Nota: Não usei nenhum sal pois já tinha vários componente componentes com adição de sal (enchidos caldo de carne , molho ingles) Não precisou mas dá sempre para ajustar ao gosto pessoal.





Bom Apetite!




4 comentários:

  1. Também costumo fazer pois o meu filho adora. essa ficou uma maravilha.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga. Obrigada por teres referido o meu humilde blog e por me considerares tua querida. Sim, sou e serei sempre tua amiga para todos os momentos.
    E tu, tu minha amiga, és uma mulher com M grande. Mandaste fora um blog para recomeçares outro do zero. Mas não abandonaste o tema e sobrepores outros que não o suposto. Dedicaste a 1000% a ele e tens fotos lindas (não precisaste de recorrer a dicas de nenhum profissional para isso), por isso só tens que te orgulhar de um mérito que é só teu. Sei que tens orgulho no que fazes e no valor que te vão dando (e há quem dê e muito, acredita). Opiniões de que se julga maior (tu sabes do que falo) são só meras opiniões e se as dão é porque também se dão ao trabalho de ver o teu canto. Tens motivos de sobra para te sentires orgulhosa com esta maravilha. Continua e verás que pouco a pouco o teu esforço será compensado. Adoro.te minha Flor de Rosmaninho. Beijinhos e adorei as fotografias, como sempre aliás. Tens mesmo jeito pá e mereces todos os pequenos grandes mimos que que te queiram enviar. Para uns, mais altivos, não passam de esmolas mas para outros, mais humildes em valores, são grandes tesouros.

    ResponderEliminar
  3. Já apetecia uma francesinha!!

    Novo post: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/06/favourite-combo.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!