sábado, 21 de maio de 2022

Hummus.

 




Hummus adoro este puré de grão. Como snack, acompanhamento, num prato principal até numa sandes com vegetais fica ótima.
E claro que não podia deixar de aqui a colocar. Na rubrica do #ingredientedomes com as leguminosas.

Super simples de fazer.  Carregado de benefícios para nossa saúde. 
Baixo valor energético (cerca de 164 kcal por 100g), podendo desempenhar um papel importante no controlo do apetite devido à sua composição com valores elevados de proteína, fibra e hidratos de carbono de absorção lenta.

Elevado teor em fibra (8g por cada 100g de grão cozido). As diversas substâncias presentes na fibra, mais ou menos indigeríveis, são importantes na manutenção de um adequado funcionamento intestinal na redução dos níveis plasmáticos de colesterol e na modulação da glicémia (níveis de açúcar no sangue);
Grande valor vitamínico, em particular de vitaminas do complexo B, com particular destaque para o ácido fólico uma vitamina cujas necessidades estão aumentadas na gravidez, permitindo, quando consumida em doses adequadas, reduzir o risco de defeitos no tubo neural.

Grande valor mineral, principalmente em ferro, magnésio, potássio, zinco, cobre manganésio, entre outro.

Presença elevada de substâncias químicas bioativas como os compostos fenólicos, oligossacáridos e inibidores enzimáticos que podem ter um papel importante na prevenção de doenças crónicas. Entre estas substâncias, podemos encontrar, no grão, carotenoides como β-carotenos, luteína, xantinas e licopenos. Pensa-se que estas substâncias, quando consumidas em quantidades adequadas e de forma regular, podem neutralizar os radicais livres e combater o processo de envelhecimento das células.

Valor elevado de proteína vegetal. Apesar de a proteína do grão não ser completa, ao ser combinada com cereais, como o arroz, o seu aproveitamento pelo organismo aumenta. 
Se quiser saber um pouco mais tem aqui o: Artigo completo






























Ingredientes
400 gr de gão já cozido (usei de frasco)
2 dentes de alho
Sumo de meio limão
Azeite q/b
Pimentão doce q/b
1 colher de sopa de tahini

Preparação
Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha, liquidificadora.
E triture tudo muito bem até obter uma pasta bem homogénea.
Ajuste o sabor ao seu palato mais ao menos sumo de limão, tahini ou alho.
Coloque numa taça regue com um fio de azeite e polvilhe generosamente com pimentão doce. Sirva com vegetais frescos á escolha, partidos  em palitos.












1 comentário:

  1. Excelente sugestão!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!