quinta-feira, 5 de maio de 2022

Favas com Bacon!


Favas?! Quem gosta  por ai? Eu pessoalmente gosto muito. E então estas com bacon, tirei o chouriço e coloquei bacon. Gosto mais... e porque a cozinha não tem limites e os gostos não se discutem. Ponto. Cada um faz e come com quer... E eu sou mais de bacon do que chouriço, que fazer... 😉
E também sou super fã de produtos sazonais e de preferência o mais caseiro possível, biológicos.  Produtos que vem diretamente da leira, do campo, do quintal. Aqueles  que trazem um  brinde, um caracol ou uma lesma. Verdade gosto muito, sinal que não tem pesticidas. Eu tiro os bichinhos, lavo muito bem com agua e vinagre.  E esta pronto a ser usado sem receios. Mas assim eu  sei que como, produtos de altíssima qualidade. Benefícios de aldeia.  
      💚 Biológicos 💚
Assim como estas lindonas, bem do coração da Aldeia. Que me foram oferecidas por uma senhora que gosto muito, um doce de senhora. Sempre que me visita traz-me sempre um miminho da horta. Alem das alfaces, cebolas e ervilhas de quebrar 💖Obrigada!
E ontem foi dia de me dedicar a estas fabulosas favas.


Ingredientes
Favas sem casaco 
200 gr de bacon 
1/2 cebola
2 dentes de alho
1 malagueta
Azeite q/b
1 colher de chá de tomate frito
2 tomates bem maduros em puré ou polpa de tomate
vinho branco q/b
Açúcar q/b
2 folhas de louro, verdes e jovens

Preparação Método Tradicional
Comece por picar o alho  a cebola e a malagueta. Leve numa certa com azeite  ao lume alourar um pouco, refresque com um pouco de vinho branco. Junte o tomate frito e tomate reduzido a puré . Deixe cozinhar um minuto ou dois, junte as favas, as folhas de louro e bacon partido em pequenos cubos ou tiras. Deixe cozinhar até as favas estarem bem macias. Retifique de sal e acidez do tomate com um pouco de açúcar 1 colher de café ou chá. Ajuste a gosto.
E sirva quente como acompanhamento ou como uma refeição principal. Não vai desiludir.

Preparação Robot de Cozinha
Coloque a cebola, alhos e malagueta, triture 7seg/vel.5,junte o azeite e cozinhe 5 minutos/vel.3. refresque com um pouco de vinho branco. Junte o tomate frito e tomates triture até obter um puré. Deixe cozinhar um minuto ou dois, junte as favas, as folhas de louro e bacon partido em pequenos cubos ou tiras. e programe 20 mint/100ºC/ vel colher inversa. Retifique de sal e acidez do tomate com um pouco de açúcar 1 colher de café ou chá. Ajuste a gosto.
E sirva quente como acompanhamento ou como uma refeição principal. Não vai desiludir.







1 comentário:

  1. Não sou muito fã de favas,....no entanto, tem um excelente aspecto!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita!