terça-feira, 10 de maio de 2022

Ervilha torta com Camarão ao estilo Asiático.

 









Rosmaninho! 

Gosto tanto...
Tanto que dei o nome de: Flor de Rosmaninho! aqui ao blog.  E estamos em época alta de Rosmaninho. É vê-lo todo florido, pelo pais fora, em grandes extensões a perfumar o ambiente com seu delicioso aroma. Estou a falar de rosmaninho selvagem.
E claro tendo eu acesso a ele, uso e abuso em jarras espalhadas casa, para sentir seu delicioso aroma.
E claro que tenho em vaso no terraço para que abelhas vizinhas me possam visitar. Todos deviam ter um pequeno vaso de rosmaninho, só ajudávamos o  ecossistema (fica a dica ;)
Leiam um pouco aqui este artigo e fiquem a conhecer um pouco mais sobre esta maravilhosa planta. 

O rosmaninho (Lavandula stoechas) é uma das várias espécies e variedades de alfazemas espontâneas no nosso território. Planta alegre e garrida, enche de aromas os assados e de tons de roxo o horizonte. Se tem um recanto soalheiro na varanda, ponha lá um vaso de rosmaninho, recomenda Luís Alves. “É a planta que dá menos trabalho a cuidar porque não precisa de rega, dá-se bem perto do mar, em altitude e aguenta condições extremas”, refere. Por essa razão, é uma planta popular nos chamados jardins de baixa manutenção ou “xerojardins”. Se já está a criar uma pequena horta na varanda, ou um jardim de aromáticas ou ainda o seu kit de primeiros socorros botânico, acrescente-lhe uma floreira de rosmaninho para ter o gosto de cultivar uma planta que pertence ao nosso património silvestre.

O que distingue o nosso rosmaninho das alfazemas dos campos do Sul de França é que ele “é um bocadinho como nós, portugueses”, brinca o agrónomo do Cantinho das Aromáticas. “As alfazemas francesas são mais elegantes, mais arrumadinhas. O rosmaninho é mais faroleiro”, refere. O seu penacho “despenteado” distingue-o de outras primas e dá-lhe uma graça singular. Use as flores para aromatizar o açúcar dos bolos e bolachas e temperar o assado.

FACTOS SOBRE AS ALFAZEMAS

Como cultivar, cuidar e colher

Alfazemas portuguesas
Existem inúmeras espécies e variedades de alfazemas, das quais algumas são espontâneas no nosso país, tais como os rosmaninhos, a alfazema de folha recortada e rosmaninho-verde.

Características
Arbusto perene, de folhas cinzentas e persistentes, muito resistente a condições climáticas extremas. A floração ocorre entre o fim da primavera e o verão. A cor das flores é normalmente lilás (ou azulada), podendo ser também branca ou rosa. É excelente como planta ornamental de exterior.

Como cultivar e cuidar
Gosta de solos pobres e bem drenados, com uma boa exposição solar. Plantar em compassos de 50 cm. Vive bem em altitude ou na proximidade do mar. Adapta-se bem em vasos e floreiras, mas o substrato deve ser mudado com regularidade. Cortar a planta regularmente, sobretudo após a floração. Nunca a deixar desprovida de folhas após a poda. Evitar plantar na bordadura dos relvados, porque não suporta a rega por aspersão. Depois de instalada e assim que assume o porte adulto, não necessitará de rega para sobreviver.

 texto completo aqui  ⇠




E usei também este lindo ramos de rosmaninho, para palco da minha receita. 
Umas deliciosas ervilhas tortas com camarão ao estilo asiático.  Uma delicia. 
Bem simples de fazer e rápido também.
Uma forma de vos vos trazer mais uma leguminosa fresca. Em época alta de ervilha há que as aproveitar. Pois passa bem rápido a época dela.
Estou a falar das do quintal, não de estufa, do quintal, da horta sempre a minha preferência. Sazonal sempre! 
Esta receita vai ao encontro do meu palato. Com ingrediente simples, mas que gosto muito. Sabores da Asia! 


Ingredientes
6 camarões por pessoa
Ervilha torta q/b
Meia cebola
2 dentes de alho 
Gengibre fresco ralado q/b
Azeite
1 malagueta
Noodles de arroz
1 colher de chá de molho de ostras
50 ml de molho de soja
sumo de 1 limão
Sal q/b
Cebolete picado q/b

Preparação 
Descasque o camarão e coloque em molho de soja, sumo de limão e raspa de gengibre, reserve por 20 a 30 minutos.
Numa sertã coloque a cebola , alho e malagueta, picado miudinho com azeite. 
Assim que começar a ferver salteie os camarões, assim que mudarem para rosa junte o molho de ostras.
Numa panela coloque agua a ferver com sal, para dar um entalão as ervilhar, a gosto mais ou menos cozidas. 
Passe as ervilhas para junto do camarão assim como a marinada do camarão. Na mesma agua das ervilhar cosa ou hidrate os noodles. Junte também a sertã com o camarão ajuste de sal (cuidado o molho de soja contem sal) polvilhe com cebolete  picado e sirva de imediato.











Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita!