sexta-feira, 10 de setembro de 2021

Tagliatelle com ameijoas à bolhão Pato.


Um prato de pasta é sempre um conforto para o estômago.
E se lhe juntarmos sabores preferidos, ficam ainda melhor.
Sim estou a falar das ameijoas, adoro e se forem a bulhão pato então fica perfeito para mim claro.
São sabores simples bem nossos, sabores que fazem parte do meu palato desde tenra idade.
Confesso aqui que ainda nos dias de hoje deixo pessoas chocadas pelo facto de eu comer bivalves crus. Sim como e adoro. O sabor intenso a mar que uma conchinha destas nos trás, não tem palavras para descrever. Então para começar a fechar o capitulo do Verão deixo aqui hoje este tagliatelle negro, com (tinta de choco)  com umas maravilhosas ameijoas à Bulhão pato. Super rápido de fazer, perfeito para um jantar por exemplo. Aproveitar ainda os sabores de verão. Porque os aromas, sabores, cores  de Outono estão a chegar, mas isso é outra historia, o outono.

                                        Hoje o assunto é massa e ameijoa. 




Ingredientes
Tagliatelle nero
1 quilograma de ameijoa branca fresca
1 limão
1 malagueta
Azeite q/b
4 dentes de alho 
Vinho branco q/b
Coentros ou salsa frescos 
Flor de sal q/b

Preparação 
Comece por colocar as ameijoas em agua e um bom punhado de sal, deixe ficar 30 a 60 minutos. Para elas abrirem e libertarem areias.
Passe-as  por agua limpa e reserve.
Numa sertã  coloque os dentes de alho esmagados, a malagueta laminada fininho e deixe cozinhar, sem queimar o alho. Refresque com o vinho branco. Assim que evaporar o álcool, junte as ameijoas e deixe cozinhar em lume brando.
Ao lado num tacho largo coza o tagliatelle  em água abundante e sal até ficar al dente .
Assim que a pasta estiver cozida passe para a sertã onde estão as ameijoas. Pode adicionar um pouco da agua onde pasta cozer, ajuda engrossar molho. Controlar quantidade de molho ao gosto pessoal.
Envolva bem as ameijoas e a pasta, esprema sumo de um limão por cima e sirva de imediato com quartos de limão, para intensificar  sabores.







1 comentário:

Obrigada pela visita!