Tiramisú com licor de Sabugueiro!



Hoje trago uma sobremesa de colher o "Tiramisú"
Um doce que segundo reza a historia, chega-nos da Itália.  Sou uma apaixonada pela cozinha Italiana, confesso. E este doce não é exceção, adoro. Dei-lhe um toque bem português, usei  Licor de Sabugueiro
Sim este mesmo e deixem que vos diga, ficou maravilhoso. 
Podem fazer o Tiramisú em formato familiar ou em doses individuais. Eu fiz ambas, pois não apetecia esperar a a hora de sobremesa para abrir formato familiar. Queria, estava ansiosa por provar esta versão com licor de Sabugueiro. 
Deixo aqui uma das historias sobre origem de tiramisú ...



Historias a volta do Tiramisú

Segundo uma delas, o Tiramisù foi criado nos finais do século XVI para homenagear o Duque da Toscana, Cosme III de Médicis, aquando da sua chegada a Siena, para que guardasse uma boa recordação da cidade. Os pasteleiros de Siena prepararam para a ocasião uma sobremesa com os ingredientes mais nobres, ou seja: o queijo mascarpone, o chocolate e o café.

Outra lenda conta que durante o Renascimento se considerava o Tiramisù como um afrodisíaco potente, motivo pelo qual as venezianas o preparavam para os seus amantes ao cair da noite, para lhes proporcionar mais energia. Esta sobremesa imprescindível, que goza de grande popularidade em Itália, não deixa de nos surpreender com versões derivadas da receita original, que leva café, tanto doces, como salgadas. Atualmente, o Tiramisù continua a ser um dos símbolos da autenticidade e da simpatia italianas.



Ingredientes

500 gr de queijo mascarpone
6 ovos
200gr de açúcar amarelo
Palitos la reine q/b
 250 ml café expresso bem forte sem açúcar 
50 ml de licor de sabugueiro 
Cacau em pó

Preparação método Tradicional
Separe as gemas das claras. Bata as gemas com o açúcar até a mistura ficar esbranquiçada. Adicione o queijo Mascarpone e misture bem.                                                                              Bata as claras em castelo e junte-as lentamente ao preparado anterior. Misture o café frio com o licor de sabugueiro numa taça e embeba os palitos de La Reine.                                    Na taça onde vai montar o tiramisú forre o fundo todo com com palitos de la reine já embebidos no café e licor. Cubra com o preparado de creme, novamente os palitos la reine e preparado de creme. Até terminar os ingredientes. Seno sempre por cima o preparado de creme. Leve ao frio no mínimo 3 a 4 horas . Se bem que ideal é sempre de um dia para o outro. Na altura de servir polvilhe com cacau em pó e decore a gosto.

Preparação Método Robot de cozinha
No copo limpo e com borboleta coloque as claras e bata em castelo 6mint/ vel.3,5, reserve.
Sem limpar o copo coloque as gemas com o açúcar4 mint/ vel 4 junte o queijo mascarpone e bater vel.4/ mais 3 mint. 
Volte a colocar a borboleta, junte as claras aos poucos pelo bocal em vel. 3 durante 3 a 4 minutos.
 Misture o café frio com o licor de sabugueiro numa taça e embeba os palitos de La Reine.      Na taça onde vai montar o tiramisú forre o fundo todo com com palitos de la reine já embebidos no café e licor. Cubra com o preparado de creme, novamente os palitos la reine e preparado de creme. Até terminar os ingredientes. Seno sempre por cima o preparado de creme. Leve ao frio no mínimo 3 a 4 horas . Se bem que ideal é sempre de um dia para o outro. Na altura de servir polvilhe com cacau em pó e decore a gosto.



3 comentários:

  1. Parece me muito bem, que outro licor poderei usar??????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola bom dia! Pode usar um licor a gosto. Ou não usar licor algu. É uma sobremesa que fica bem com e sem( licor)
      Obrigada Beijinho
      Elsa

      Eliminar

Obrigada pela visita!